segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os cães podem ver espíritos?

Fonte: CVDEE

O fato narrado é absolutamente natural e até muito comum. Os Espíritos ensinam que nos animais há uma inteligência, porém, limitada (questão 593). Comentando a questão, Kardec afirma que "há neles uma espécie de inteligência, mas cujo exercício quase que se circunscreve à utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas e de proverem à conservação própria". Mais adiante, na questão 597, ensinam os Espíritos que há nos animais uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo. "É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus". 

Na questão 606, afirmam os Espíritos que o princípio inteligente dos animais é tirado do elemento inteligente universal, assim como o do homem, sendo que no homem passou por uma elaboração que o coloca acima da que existe no animal. É uma fase de preparação para alçar vôos mais altos. Uma espécie de germinação, que vai propiciar a esse princípio espiritual evoluir até sofrer uma transformação e se tornar espírito (questão 607). O reino animal, desse modo, é uma espécie de germinação, que vai propiciar ao princípio espiritual evoluir até sofrer uma transformação e se tornar espírito, entrando, então, a partir daí, no período de humanização. Há nos animais aptidões diversas, comuns aos seres humanos, tais como certos sentimentos, certas paixões e faculdades espirituais outras que estão em desenvolvimento. 

Allan Kardec, no Livro dos Médiuns, transcreve uma mensagem de Erasto, em que ele explica que "é certo que os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis aos animais e, muitas vezes, o terror súbito que eles denotam, sem que lhe percebais a causa, é determinado pela visão de um ou de muitos Espíritos, mal-intencionados com relação aos indivíduos presentes, ou com relação aos donos dos animais. Ainda com mais freqüência vedes cavalos que se negam a avançar ou a recuar, ou que empinam diante de um obstáculo imaginário. Pois bem! tende como certo que o obstáculo imaginário é quase sempre um Espírito ou um grupo de Espíritos que se comprazem em impedi-los de mover-se. Lembrai-vos da mula de Balaão que, vendo um anjo diante de si e temendo-lhe a, espada flamejante, se obstinava em não dar um passo. E que, antes de se manifestar visivelmente a Balaão, o anjo quisera tornar-se visível somente para o animal." 

Portanto, o que pode estar ocorrendo com seu cachorro é que ele está tendo a visão de algum espírito que lhe está aparecendo, causando-lhe susto e, em conseqüência, latidos. Os animais, como vimos da explicação do espírito Erasto, têm capacidade para perceberem o plano espiritual, embora, evidentemente, não possam servir como médiuns, pois sua inteligência não está o suficiente desenvolvida para tanto. Procure melhorar a ambiência espiritual de sua residência, para evitar que espíritos perturbadores encontrem as vibrações de que necessitam para se aproximarem. Continue orando e, se ainda não o faz, comece a fazer a Reunião do Evangelho no Lar, para que, não somente você, mas todos da família e auxiliares possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O orgulho do ser humano frente aos outros animais



A Gênese (Cap. VII - questão 32): "O orgulho levou o homem a dizer que todos os animais foram criados por sua causa e para satisfação de suas necessidades. Mas, qual o número dos que lhe servem diretamente, dos que lhe foi possível submeter, comparado ao número incalculável daqueles com os quais nunca teve ele, nem nunca terá, quaisquer relações? Como se pode sustentar semelhante tese, em face das inumeráveis espécies que exclusivamente povoaram a Terra por milhares e milhares de séculos, antes que ele aí surgisse, e que afinal desapareceram? Poder-se-á afirmar que elas foram criadas em seu proveito? Entretanto, tinham todas a sua razão de ser, a sua utilidade."

O trecho abaixo foi transcrito do livro Os Animais Conforme o Espiritismo, Marcel Benedeti, Mundo Maior Editora, como comentário ao trecho acima e nos traz muitas lições, reflitamos:

                                    "(...) os animais e o vegetais chegaram bem antes no planeta. Como pensar que os animais somente existem para nos servir se eles já estavam aqui muito antes de nós? Como pensar que os animais existem somente por nossa causa se há animais que não tem qualquer utilidade a nós diretamente? Somente há o orgulho para explicar, pois está bastante claro que os animais não existem para nós, mas para alguma causa maior que nós: A evolução do espírito."

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resultado do Sorteio - A Desencarnação dos Animais - novembro/2011





Queridos amigos!


Temos o resultado do sorteio do livro A Desencarnação dos Animais, Janete Marie Monteiro Figueiredo (Editora do Conhecimento).


O sorteio foi realizado através do site Random.org (sorteio de número aleatório).



A presenteada é:Juliana Garcia de Aguiar - São Paulo/SP
(inscrição 752 realizada em 15/11/2011)

Segundo as regras do sorteio, o sorteado terá até dia 23/11/2011 para responder o e-mail que será enviado por janelaespirita@yahoo.com.br, informando endereço completo no Brasil para envio do livro, caso contrário, será realizado novo sorteio, dando chance a outro amigo.

Agradecemos a participação de todos! Aguardem mais sorteios!

Grande abraço a todos!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lista de inscritos - livro "A Desencarnação dos Animais"

Para conferir seu nome (ordem alfabética) e número de inscrição para o sorteio do livro A Desencarnação dos Animais no dia 17/11, basta clicar <<aqui>> !!!

Boa sorte!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prudência e respeito aos animais não-humanos - relato

Amigos, gostaria de relatar o que presenciei em uma viagem há poucos dias. Muito me abalou, mas muito me fez refletir e acredito ser importante compartilhar essa experiência afim de divulgar a causa de respeito aos animais não-humanos.

As leis existem para que os instintos animalescos humanos sejam controlados - explico.

Passava, certa vez, em frente a um terreno a avistei a seguinte frase escrita em uma placa: "Proibido jogar lixo no terreno." "Quem jogaria lixo neste terreno?", pensei. Infelizmente, relembrei que muitos poderiam fazê-lo.

Quando pensamos na Lei Mosaica, claramente percebemos que foi criada para inibir os instintos primitivos dos seres humanos. Matar, trair, roubar, mentir etc. A maioria dos humanos carrega consigo estes mesmos instintos do homem do passado, por isso as leis ainda são necessárias. Afinal, se pensássemos em um mundo mais evoluído, certamente não se faria necessário o lembrete de que jogar lixo na rua é algo ilegal e passível de punição.
---
Dirigia a pouco mais de 100 km/h -  a rodovia permitia 120 km/h. Penso que se a velocidade mínima e máxima foi estipulada, quer dizer que os valores entre limite inferior e superior são considerados seguros, e, em uma situação de risco, você terá tempo para tomar a atitude mais correta. E foi isto que aconteceu comigo.

Lá vinha ele, um lindo cãozinho - muito parecido com um da raça fox paulistinha -, poderia dizer que ele corria mais do que os próprios carros na estrada, tamanho era o desespero.

Minha velocidade - considerada segura - permitiu que eu desviasse dele, reduzisse a velocidade e ligasse o pisca alerta para avisar o motorista atrás de mim. Infelizmente, o mesmo não estava em velocidade segura, certamente seu velocímetro passava os 120 km/h e sua atenção não estava integralmente voltada para a direção, o que não o permitiu decifrar meu sinal.

O que mais temia aconteceu. Não gostaria de lembrar o final desta história. Muito me entristeceu, chorei como criança e aos prantos liguei para a polícia e para a instituição responsável pela estrada pedindo ajuda.

A imprudência do ser humano está longe do fim, mas precisamos, dentro de nossas possibilidades, fazer o melhor para que os seres humanos respeitem os animais não-humanos como seu próximo. 

Infelizmente, muitos homens ainda não possuem o "dom" de amar os animais não-humanos como irmãos, ok, sem problemas. Agora, respeito é um direito de todos os seres vivos.

Os animais não-humanos são como nós humanos, sentem alegrias e tristezas, certamente não podemos dizer qual é a intensidade, mas podemos afirmar que eles dividem conosco estas sensações.

Se aquele ser humano (que poderia ser qualquer um de nós), dirigindo seu carro a mais de 120 km/h, fosse prudente, poderia ter poupado um ser indefeso do sofrimento, poupado uma vida.

Pensemos nisto.

Um grande abraço!
Fernanda

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entrevista com Celso Martins sobre a espiritualidade dos animais não-humanos

Fonte: O Mensageiro


Celso Martins é militante espírita, escritor e palestrante espírita.

P: - Como os animais vivem no mundo espiritual? 
R: - No mundo espiritual, conforme li em André Luiz, os animais vivem com os espíritos (humanos desencarnados) do mesmo modo que aqui nós vivemos com os bichos (aves, animais domésticos, etc.). 

P: - Sabemos que os animais tem alma e no livro "A Próxima Dimensão" quando a personagem está andando na cidade Nosso Lar com André Luiz observa um casal de passarinho no ninho com ovinhos, assim indaga para André se é possível os animais reproduzirem no meio espiritual? André não quis comentar a questão dizendo ser complexo. O senhor acha isto possível? 
R: - Não conheço o livro “A Próxima Dimensão”. Assim, não posso dizer nada mas posso afirmar que nascimento de um pássaro a partir de um ovo só mesmo aqui no mundo material. 

P: - Um animal doméstico pode reencarnar em um lar em que já viveu? 
R: - Por quê não? Pode, sim! 

P: - Os animais entram no processo evolutivo? Ou seja, todos os espíritos que hoje são humanos, já foram animais um dia? 
R: - Sim, todos os espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante, animaram animais, onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. Nisto é que consiste a evolução anímica. 

P: - Como e onde se dá a transição do reino animal para o hominal? 
R: - Como se dá eu não sei. Porém, ocorre no mundo espiritual com o burilamento do seu perispírito. 

P: - Partindo do pressuposto que animais não têm carma, qual a necessidade de seu sofrimento? 
R: - A dor é uma circunstância a que se submete o animal para que, mais tarde, habitando o corpo humano e aí ao errar acabe sofrendo para reequilibrar-se diante de sua consciência moral, não tenha um impacto muito intenso diante do contato com a dor. Eu penso assim. Emmanuel tem uma mensagem que ensina que o sofrimento do animal serve para despertar a sua consciência. Mas o assunto, a meu ver, continua em aberto, comportando outras ponderações. 

P: - Sabemos que no mundo espiritual a alimentação seria bem mais "leve", totalmente despojada de carne. Não seria bom se começássemos a nos exercitar no vegetarianismo? 
R: - Sim, seria bom, desde que o vegetariano ingira verduras, cereais, frutas, mel, derivados do leite a fim de não vir a ter doenças carenciais por falta da ingestão de proteínas da carne, do ferro, do fígado do boi, etc., etc. Todavia – nunca esquecer a frase de Jesus – não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, porém tudo aquilo que dela sai – palavras que expressam sentimentos da alma. 

P: - Os animais são médiuns? 
R: - Não. Os animais podem ter uma percepção extra-sensorial mas isto não chega a ser mediunidade, não. Kardec tem no Livro dos Médiuns uma explicação bem clara sobre este assunto. 

P: - Após o desencarne de um animal de estimação, nunca mais teremos notícias dele, ou seja, não saberemos se está bem ou não na sua caminhada evolutiva, se já passou para o reino hominal? E poderemos reencontrá-lo após o nosso desencarne? 
R: - Nada posso afirmar. Uma coisa é mais do que certa – debaixo da proteção de Deus este animalzinho estará sempre bem em sua marcha evolutiva. Deus é amor e Justiça. 

P: - Na questão 600 do Livro dos Espíritos, os Espíritos esclarecem que o princípio inteligente ainda vinculado à fase animal da evolução, após a desencarnação, é classificado pelos dirigentes espirituais e aproveitado quase imediatamente, sem entrar em relação com outras criaturas. Não é um espírito errante. No entanto, dentre outros autores espirituais, André Luiz nos dá notícia da existência de animais no mundo espiritual. Como explicar esse fato? Seriam esses animais plasmados pelos espíritos, como as plantas o são, segundo descrição de alguns autores daquele plano? 
R: - Kardec não podia dizer tudo de uma só vez. Até porque o mundo não entenderia, como não entende até hoje temas mais simples. A meu ver, André Luiz apenas ampliou e aprofundou os assuntos quando a humanidade teve mais elementos na psicologia animal para entender a matéria. 

P: - As almas de animais nos mundos superiores são tão evoluídos quanto os homens, aqui, da terra? 
R: - Tão evoluídos como os homens na Terra creio que não. Kardec diz que os animais de lá são mais evoluídos dos que os animais daqui. 

P: - Os ditos elementais são almas de animais ou homens? 
R: - A meu ver, os elementais (citados por Kardec quando se refere à ação dos espíritos sobre a natureza, como os ventos, os temporais, etc.) são entidades que estão passando gradativamente do reino animal para a espécie humana. Assim penso eu. Assim se explica por que Jesus acalmou a tempestade. 

P: - Como devemos interpretar o item 283, do capítulo XXV do Livro dos Médiuns - Das evocações - em que diz que não existem almas de animais no mundo espiritual? Devemos interpretá-lo, ou entendê-lo, como se estivessem falando dos níveis espirituais superiores ou que eles, os espíritos superiores não queriam falar sobre este assunto naquele momento, deixando para André Luiz revelar depois, optando pela negativa das almas de animais na espiritualidade, evitando, assim, polêmicas descabidas naquele tempo? 
R: - Volto a dizer, Kardec não pôde à sua época dizer tudo... Por outro lado, mesmo hoje, o princípio inteligente dos animais não pode dar comunicações mediúnicas pois que não há um entrosamento fluídico entre o espírito humano e o espírito (vamos dizer assim!) dos animais. 

P: - A evolução dos animais é só corporal, biológica ou ocorre evolução no relacionamento que eles têm entre si? Em um número da revista Superinteressante, infelizmente não me lembro qual, diz que os macacos tiveram uma pequena evolução no seu relacionamento com os da mesma espécie, como nós espíritas devemos ver isto? 
R: - Não li a Revista citada, mas entendo que pequena ou grande a evolução sempre se dá, tanto dentro dos indivíduos da mesma espécie (veja o nosso caso, somos todos da mesma espécie) como dentro dos relacionamentos com outras espécies (decorrência mais ampla da Lei da Sociedade e também da Destruição, lá de O Livro dos Espíritos. 

P: - Os instintos nos animais são originários do seu corpo ou da sua alma? 
R: - Os instintos (nossos também) nunca nascem da parte material. Todos eles partem da natureza espiritual dos animais e também dos seres humanos. 

P: - Existem casos em que animais (cães e, até, escorpiões) teriam cometido suicídio, isto realmente ocorre? Se sim, o que isto revela, na visão espírita? 
R: - Sim, há relatos dignos de confiança de animais que se matam. Creio seja um caso de depressão e esta hoje em dia se sabe provém por problemas de substâncias do cérebro.O animal poderia estar com tais problemas neurológicos. Conheci um gato que tinha crises de epilepsia. 

P: - Os espíritos inferiores podem influenciar os animais para que cometam crimes, prejudiquem alguém? 
R: - Não. No máximo meter medo ao homem a quem os espíritos inferiores querem atingir. Mas cometer crimes, acho que não. 

P: - Houve casos de materializações de animais, em sessões específicas para este fenômeno? 
R: - Sim, já houve e no meu livro “A Alma dos Animais” eu dou exemplo disto. 

P: - O uivo dos cães é uma premonição, como muitas acreditam que seja? 
R: - Não creio.O cão uiva por sentir-se solitário. Pede o carinho dos seus donos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Blog Animais e o Espiritismo completa um ano!


Hoje, dia 01/11/2011 o blog Animais e o Espiritismo completa um ano!

Neste tempo, tentamos abordar a espiritualidade dos animais não-humanos com muito carinho, respeito e amor. 

Agradecemos todos aqueles que, de alguma maneira, ajudam nesta divulgação de amor e respeito a todos os seres como nossos irmãos!

Foram aproximadamente 37.000 mil acessos no período, cerca de 700 pessoas por semana lendo, estudando e compartilhando da espiritualidade dos outros animais.

Continuaremos firmes neste trabalho em prol do respeito a todos os irmãos!

☺Para marcar a data e agradecer todos os amigos, sortearemos um exemplar do livro A Desencarnação dos Animais (Editora do Conhecimento).


Para preencher o formulário e participar, basta clicar: SORTEIO!

É importante ler as regras antes de fazer a inscrição; clique <<aqui>>

BOA SORTE e um grande abraço!