domingo, 5 de dezembro de 2010

Alma Animal (Parte II - Inteligência, Instinto e Vontade)



Veja nossa Proposta de Estudo


Leon Denis ensina que os animais são dotados de um tipo de "inteligência" limitada.

É bom relembrar a pergunta que esclarece e vem de encontro ao que Leon Denis escreveu; Livro dos Espíritos (LE):

593. Poder-se-á dizer que os animais só obram por instinto?
 
“Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto. Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.”

Ainda, Leon Denis, escreve que os animais se encontram no limiar do despertar evolutivo, deixando para trás a inércia física dos reinos mineral e vegetal, conquistando o primeiro sentido que os separa dos seres humanos, isto é, o instinto.

Neste ponto é interessante citar que o homem, apesar de mais evoluido espiritualmente, ainda possui o instinto, logicamente em menor grau. Pode-se perceber traços desta tendência em diversos comportamentos humanos, que nada mais são do que aptidões inatas, ou seja, tanto homem quanto outros animais são dotados de instintos, os quais ajudarão de várias formas na perpertuação da espécie. Isto vem ao encontro de que homem e outro animal tem a mesma origem, pois possuem, dentre tantas outras tendências, o instinto.

Como citado na questão anterior (questão 593, LE), sabe-se que a maioria dos animais obram pelo instinto, assim quando L. Denis escreve que o instinto é o passo que antecede à razão, não quer dizer que o homem não o possui, mas que deve agir conforme sua razão.

Gabriel Delanne (1857-1926) já asseverava sobre este assunto:

"A descendência animal do homem impõe-se com evidência luminosa a todo pensador imparcial. Somos, evidentemente, o último ramo aflorado da grande árvore da vida, e resumimos, acumulando-os, todos os caracteres físicos, intelectuais e morais, assinalados isolamente em cada um dos indivíduos que perfazem a série dos seres. (...)"

Continuaremos a estudar este assunto semana que vem: Alma Animal (Parte III)

Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 294, 1995.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 80 – 82, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 19, 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!