segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Os animais no plano espiritual (Parte I)



Veja nossa Proposta de Estudo

Até neste ponto do estudo, adquirimos conhecimento e argumentos para defender a ideia de que todos os animais - inclusive o homem - possuem espírito (leia: Os Animais têm alma?), pois originaram-se da mesma forma que qualquer outro ser vivo.

Acreditamos em alma e reencarnação dos homens, por que não acreditar em alma e reencarnação dos outros animais? Voltamos à velha pergunta: por que Deus em sua infinita bondade disponibilizaria a evolução apenas para os seres humanos e submeteria qualquer outra espécie à eterna estagnação?

Já escrevemos aqui sobre sobre Os animais no plano espiritual (para ler, basta clicar). Hoje, iniciamos o estudo mais aprofundado deste tema.

André Luis, em seus livros, através da psicografia de Chico Xavier, abordou a existência de animais no palno espiritual (por exemplo, cães puxando trenó na obra Nosso Lar).

Segundo ele, os animais habitam o plano espiritual, mas não o animal que se conhece no palno físico. Os animais quando desencarnam, conservam a sua consciência espiritual rudimentar, o aprendizado e a experiência útil para sua evolução, mas o perispírito ainda se mantêm na sua forma primitiva (Rev. Espiritismo, 2010).

Acerca deste assunto, vejamos o que o Livro dos Espíritos tem a ensinar:

600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, nem estado de erraticidade, como a do homem?
“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”
Parece-nos que no livro Todos os Animais merecem o Céu de Marcel Benedeti, o autor cita animais no plano espiritual com algum tipo de consciência.

Algumas pesquisas recentes, mostram que alguns animais parecem ter a consciência do seu eu, então, devemos interpretar esta resposta como regra geral, e como toda regra, existem exceções.

No livro "Alma Animal - Estágio Anterior da Alma Humana", o autor esclarece: "Essa resposta parece não condizer com a realidade, pois há casos de aparicões animais. (...) voltando à questão de não ter consciência de si mesmo, parece-nos, novamente, ser uma regra geral, havendo, evidentemente, exceções, uma vez que as pesquisas apontam que alguns animais a têm. Se entre alguns animais, podemos verificar que há os que possuem consciência de si mesmos e se (...) isso é o que constitui o principal atributo do espírito, então esses animais são os que estão próximos do homem, o que nos leva a concluir que talvez sejam eles o elo de ligação entre essas suas espécies.

Continuaremos nosso estudo semana que vem: Os animais no plano espiritual  (Parte II)

Referências Bibliográficas





KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos três Reinos. Os animais e o homem. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. XI, pp. 296, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 20, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!