segunda-feira, 21 de março de 2011

Os outros animais possuem mediunidade? (Parte II)


Veja nossa Proposta de Estudo


Para refletir sobre tal pergunta é necessário que se conheça a denominação de mediunidade:

1) Qualidade de médium (médium: pessoa capaz de estabelecer relações entre o mundo visível e o mundo invisível; pessoa que, segundo os espíritas, pode servir de intermediário entre os vivos e os espíritos dos mortos) (Dicionário Michaelis);

2) Mediunidade é a faculdade humana pela qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos (Revista Cristã do Espiritismo).

O médium é aquela pessoa que pode com sua mediunidade estabelecer um contato entre espíritos encarnados e desencarnados. Diante desta definição, seria ilógico pensar que um animal não-humano pudesse desempenhar tal papel, pois possue faculdades inteligentes mais rudimentares comparado a um ser humano.

Um Espírito de um humano, não usaria um outro animal para tentar se comunicar com os encarnados, mesmo por que, segundo O Livro dos Médiuns, "os Espíritos utilizam elementos do cérebro do médium para se expressar e nos animais não há tais elementos..."

Em O Consolador (questão 391), Emmanuel consigna: "os animais não possuem faculdades mediúnicas propriamente ditas. Contudo, têm percepções psíquicas embrionárias, condizentes ao seu estado evolutivo, através das quais podem indiciar as entidades deliberadamente pertubadoras, com fins inferiores, para estabelecer a perplexidade naqueles que os acompanham, em determinadas circunstâncias".

Uma reflexão muito sábia encontra-se no livro Mediunidade e Evolução, em que o autor, abordando o assunto, lembra que "os Amigos Espirituais definem a mediunidade como percepção; há de se admitir, porque insofismáveis, as suas (dos animais) fortes percepções, seja na vidência, audiência ou pressentimentos; percepções que, se quisermos ser prudentes, diremos espirituais, ou mediúnicas, se quisermos ser um pouco mais corajosos" - conclui.

Continuaremos este estudo semana que vem!

Referências Bibliográficas

Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 99 – 102, 1995.

Dicionário Michaelis. Mediunidade. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=mediunidade Acesso em: 20/03/2011.

Dicionário Michaelis. Médium. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=médium. Acesso em: 20/03/2011.

Revista Cristã do Espiritismo. O que é mediunidade? Disponível em: http://www.rcespiritismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=279&Itemid=25. Acesso em: 20/03/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!