sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como as religiões vêem os outros animais?

Por Fátima Borges


Colunista do site GREEPET. Professora de Português, Artista Plástica, Poetisa e Vice-presidente da ong DAAJ – Defesa Animal e Ambiental com Apoio Jurídico. Título original: PROTEÇÃO ANIMAL. Algumas religiões e filosofias



Quando li a proclamação do Papa João Paulo II, de que “Os animais possuem uma alma e que os homens devem amar”, “... que todos os animais são fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito” e, que estão “tão próximos de Deus como estão os homem”.


Para Bento XVI

Lembrei imediatamente do atual Papa Bento XVI que levou consigo para o Vaticano os seus 2 gatinhos de estimação, confirmando assim, sua postura ao declarar em 2002, referindo-se aos animais “podemos ver que eles foram postos sob nossos cuidados...” Pensei com os meus botões, raios partam a Idade Média, idade das trevas para todas as espécies, estamos livres das crueldades impostas pela Igreja da época! (leia também: Bento XVI e a causa animal; AGPA).



Curiosamente comecei a pesquisar a Bíblia Sagrada e encontrei na mesma algumas passagens que mostram preocupação com o destino dos animais: “De que serve esta multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Já estou farto de holocaustos de carneiros e da gordura de animais mortos, e não folgo com o sangue de bezerros, nem cordeiros, nem de bodes.” Isaias 11:1. “ ...o Senhor é bom para todos. E as suas misericórdias estão sobre todas as criaturas.” salmo 145.


         Francisco de Assis

Acho que o bom São Francisco de Assis, entendeu direitinho essas passagens e ainda acrescentou “...é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e sacrificar sem necessidade suas vidas.” Garimpando os bons, encontrei Maomé, fundador do Islã, que segundo o ALCORÃO, disse: “uma boa ação feita a um animal é tão meritória quanto uma boa ação feita a um ser humano.” E, além disso, condenava o uso de peles, as experimentações em animais e todas as brigas promovidas com eles.

Maomé

Na Índia, Buddha pediu a seus seguidores que não matassem os animais, acho que foi atendido, pois na Índia 80% da população é vegetariana. Em 1567, o Papa Pio V alarmado com o sofrimento dos animais proibiu as Touradas e outras festas que tor-turavam animais.

A primeira sociedade de bem estar animal, “Sociedade de Prevenção a Crueldade em Animais” surgiu em 1824 na Inglaterra pelo padre anglicano Arthur Broome.

Allan Kardec, o codificador do Espiritismo

Para o pensador espírita francês Allan Kardec, quando os animais são abatidos com crueldade, ocorre a predominância da Bestialidades sobre a natureza Espiritual, e segundo Ramatis, entidade espírita autor de várias obras através do médium Hercílio Maes: “e jamais alguém se entrega à vivência evangélica, quando seu prazer e sua ventura ainda dependem do sacrifício do mais ínfimo animal”.

Também para Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, os animais são os irmãos mais próximos do homem, merecendo por isso, a sua proteção e amparo.


Chico Xavier



E, para finalizar, algumas considerações sobre JESUS: Evidências indicam que o milagre que veio a ser conhecido como a história dos pães e peixes, não incluía originalmente os peixes. Segundo alguns estudantes bíblicos, a palavra grega Fishweed (uma alga seca) foi mal traduzida depois para peixe, pois a “alga seca” era uma comida popular entre os camponeses palestinos.


Em outras histórias, JESUS chama os pescadores longe dos animais mortos e lhes diz que sejam “os pescadores de homens”. Também suplicou que mostrassem misericórdia com todos os seres quando disse: “Eu desejo clemência, e não sacrifícios”.

Por essas e outras é que me indago, por que ainda não me deparei com igrejas, templos e afins repletos de animais carentes protegidos pelos fiéis e/ou padres, pastores, bispos, anciãos, etc. Será que tenho frequentado pouco estas casas de Deus? É possível..., e, acredito veementemente que sem harmonia com o todo, nada seremos, nenhum futuro à vista!

 “Estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus, sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo”. AMÉM!

Conheça o site e a proposta do Greepet

Obs.: Não conhecemos a autoria de algumas fotos, por favor, qualquer problema, avise-nos.

5 comentários:

  1. Amigos, sou místico e defensor da causa animal, apenas não concordo que os animais sejam de um nível evolutivo inferior ao homem, animais são puros, não cometem maldades e não possuem vaidades..."se quer chegar perto da perfeição imite seu cão"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog...apenas não concordo que o homem seja mais evoluído que um cão, animais são seres desprovidos de vícios...

    ResponderExcluir
  3. Olá Profº Lombardi, como vai?

    Obrigada por sua mensagem!

    Em relação a chamar os animais não-humanos de “inferiores”, isto apenas quer dizer que estes nossos irmãos estão pouco atrás de nós rumo ao “arcanjo”. Podemos lembrar de Kardec: “(…)tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. (LE - Questão 540).

    Devemos lembrar que chamar de irmãos inferiores e/ou menores em relação ao ser humano, de nada desmerece os animais não-humanos, afinal se nos compararmos aos Espíritos Superiores, os “inferiores”da história seremos nós. Cada um tem seu lugar e nenhum ser é desmerecido frente à Lei do Progresso. O preconceito muitas vezes está em nossas mentes.

    Apesar do ser humano ter maior conhecimento em relação à vida que o não-humano, muitas vezes estes dão maior exemplo de amor e caridade. Muitas e muitas vezes são exemplo para os homens.

    Um grande abraço! Obrigada por compartilhar!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Tinha até hoje uma cachorra de rua que eu adotei. Cuidei com carinho dela e hoje ao ir tomar sol, 4l simplesmente me pulo o muro para a rua e me quebra o pescoço e morre. Chorei, lamentei mas tenho total convicção de que DEUS, PAI MAIOR que tudo vê e compreende me dará alento par eu retomar minhas atividades e ter a certza de que tudo fiz para melhorar a condição de vida dessa cachorra.ela me deu muito amor e carinho enquanto0 estava comigo e eu sou muito grata por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Antonia, imagino que esteja sendo muito difícil para você, foi uma fatalidade....

      Tenha certeza que ela está sendo amparada pelos Espíritos de luz e que ela guardara dentro de seu coração os momentos bons que passaram juntas. O amor que vc deu a ela é fundamental para a continuidade no caminho da evolução desta irmãzinha! Fique feliz por ter a oportunidade de ter convivido com ela durante este tempo. O elo de amor entre vcs sempre permanecerá!

      Grande abraço! Conte conosco!
      Fernanda

      Obs.: se tiver vontade de ler mais sobre este assunto, queira, por gentileza, acessar esses links:

      http://animaiseoespiritismo.blogspot.com/2010/12/animais-no-plano-espiritual.html

      http://animaiseoespiritismo.blogspot.com/2012/02/ceu-dos-animais.html

      http://animaiseoespiritismo.blogspot.com/2011/12/os-animais-reencarnam-em-circulos.html

      http://animaiseoespiritismo.blogspot.com/2011/09/caes-segundo-o-espiritismo.html

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!