sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vegetarianismo: Mitos e Verdades


Amigos, para aqueles que seguem a causa de respeito e amor aos animais não-humanos, um assunto sempre em pauta é o vegetarianismo. Assunto este muito polêmico.
Não temos aqui a pretensão de abordar tudo o que envolve este assunto, mas esclarecer alguns dos mitos mais importantes sobre este estilo de vida.
Certamente, a maioria das pessoas se torna vegetariana por amor aos animais não-humanos, existem aquelas que deixam de ser onívoras para uma vida mais saudável ou simplesmente por não gostarem deste tipo de alimentação. Todos os motivos são justificáveis. A questão é: não se deve tomar uma atitude radical, pois, na grande maioria das vezes, o corpo terá “vontade” de voltar à antiga alimentação. Esteja bem claro, não por que o ser humano não vive de maneira saudável sem a carne, mas porque estar acostumado com um tipo de alimentação e de uma hora para outra abster-se dela, trará a falta. Deve-se lembrar que o progresso é lento, porém continuo.
“(…)à medida que o senso moral predomina, a sensibilidade se desenvolve, a necessidade da destruição diminui; termina mesmo por se extinguir e por tornar-se odiosa; então, o homem passa a ter horror ao sangue.”
(Kardec, A Gênese, 1868)


Nossas necessidades diárias são supridas basicamente por energia, proteínas, vitaminas, minerais e nutrientes funcionais. Estamos acostumados a ler/ouvir que determinado ingrediente/alimento é rico neste ou naquele nutriente, por exemplo, o feijão é rico em ferro, quando afirmamos isto, acabamos cometendo alguns erros, um dos mais comuns e achar que o feijão é apenas fonte de ferro. Todos os alimentos possuem mais de um nutriente, mas contém diversos outros.

O vegetarinismo é dividido em 4 grupos:
1) Ovo-lacto vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, consome ovos e leite;
2) Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne e ovos, consome leite;
3) Vegetarino restrito ou puro: não consome carne, leite, ovos, mel e derivados;
4) Vegano (do ingles vegan): não consome carne, ovos, leite, mel e derivados; não utilizam vestuários com material de origem animal e nem produtos que testam em animais.


A verdade é a seguinte: é possível viver saudavelmente sem carne, vejamos os mitos mais comuns:

1) MITO: Os vegetarianos não consomem proteína o suficiente;
VERDADE: Os vegetarianos não consomem proteína em excesso, com dieta corretamente balanceada! Normalmente, quem come carne come proteína em excesso, o que sobrecarrega o corpo.
2) MITO: As proteínas vegetais são imcompletas e não são tão boas quanto proteína de origem animal;
VERDADE: Uma alimentação vegetariana variada supre as necessidades. A qualidade também depende da fonte usada, sendo que existem proteínas vegetais melhores que as animais.
3) MITO: As proteínas vegetais devem ser todas consumidas de uma só vez para serem completas, além de não serem bem digeridas;
VERDADE: As proteínas vegetais devem ser consumidas ao longo do dia e sua digestibilidade varia, daí também a importância de ter uma dieta balanceada e variada.
4) MITO: Os aminoácidos das proteínas vegetais estão desbalanceados e alguns aminoácidos essenciais só existem em proteína animal;
VERDADE: TODOS os aminoácidos essenciais são encontrados abundantemente em fontes vegetais.
5) MITO: Só os vegetarianos precisam tomar suplementos;
VERDADE: Muitos onívoros têm deficiência nutricional, pois não consomem uma dieta balanceada. Os veganos precisam suplementar-se com a vitamina B12, já que não consomem nenhum produto de origem animal e esta vitamina está presente apenas nestes produtos (ovos e leite, pr exemplo).
6) MITO: Os vegetarianos adoecem facilmente;
VERDADE: As pesquisas mostram que a dieta vegetariana proporciona melhores condições para uma vida mais longa e saudável. As estatísticas apontam que o risco de ataque cardíaco, câncer, osteoporose e outras doenças degenerativas é menor em vegetarianos.
7) MITO: A dieta vegetariana não é adequada para crianças, adolescentes, gestantes, idosos ou atletas;
VERDADE: Quando bem planejada, esta dieta é adequada para qualquer idade, estado físico, atividade física e doenças
8) MITO: Se eu não comer carne, não terei nada para comer.
VERDADE: A dieta vegetariana é, sem dúvidas, mais trabalhosa, porém mais criativa e saudável. É realmente difícil retirar a carne das refeições, pois a maioria das pessoas está muito acostumada e a carne acaba sendo a protagonista das refeições. Isto dependerá de sua vontade e filosofia, aos poucos, sem radicalismo, você irá descobrindo novos sabores, novas cores e a carne será retirada do prato sem deixar saudades!


Passo a passo para o vegetarianismo:
-       Lembre-se: a mudança não deve ser radical;
-       Não tire, substitua aos poucos;
-       Diminua a carne por semana;
-       Escolha um dia da semana para não comer carne. Já ouviu falar sobre Segunda Sem Carne?
-       Uma vez por semana diversifique o arroz com feijão (exemplo: arroz integral e lentilha);
-       Aumente uma fruta por dia e um vegetal na salada;
-      Coma uma castanha todo o dia (castanhas são ricas em ômega 3 e também fonte de proteína);
-  Consulte sempre um nutricionista! Ele é o profissional mais indicado para auxiliá-lo!

As informações aqui expostas foram retiradas do curso Alimentação e Evolução Espiritual (esta palestra foi ministrada por uma nutricionista) e conhecimentos adquiridos em sites de confiança, acesse: www.alimentacaosemcarne.com.br; www.vegetarianismo.com.br; www.sbv.org.br e www.europanet.com.br/vegetarianos

Veja também:
Elucidações do Espiritismo sobre o assunto: A visão espírita e a relação homem e outro animal
Abster-se de tudo é o caminho correto? Dor e sofrimento animal

10 comentários:

  1. Ótimo esse post. Muito bom.

    Importante frisar que a mudança não deve ser da noite para o dia, pq assim o organismo não consegue se adaptar e a pessoa sente falta da carne.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Vegana e gostei muito do artigo; aprendi a me alimentar sem carnes por optar por uma alimentacao mais saudavel e ficar sem risco de cancer e de muitas outras doencas, mas depois fui entendendo melhor sobre a dor dos nossos irmaozinhos menores e me sinto maravilhosamete, cheia de energia e cheia de amor pela vida...As vezes,qdo me aproximo de algum animal "domestico"sinto q ele sorri p/ mim, nao tem medo de mim..."sabe q eu nao vou come-lo" hehehe... Nunca terei vontade de comer carne, pois faco isso pelos 2 lados: o meu e o do meu amigo franguinho etc... :)abracos e obrigada pelo artigo, R.Parsons

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilharem as experiências vividas! Isto dá muito mais credibilidade ao tema! Um grande abraço!! Muito obrigada!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. olá postei esse artigo em nosso blog:
    http://atitudeanimal.blogspot.com/
    abrços

    ResponderExcluir
  5. Olá Milton! Ficamos muito felizes que esteja divulgando esta causa em seu blog! Juntos somos melhores!

    Um grande abraço e muito obrigada!
    Fernanda
    Animais e o Espiritismo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu sempre apoiei a causa vegetariana por amar qualquer espécie de animal mas sempre pensei "Ah Não! Não consigo viver sem carne! Não gosta de muitas frutas e nem de muitos legumes... não consigo ficar sem carne...sinto muito bichinhos..." ...Eu comia carne nas três refeições diárias e mais os lanchinhos, quando não tinha carne em alguma refeição eu torcia o nariz. Mas perto do Natal do ano passado eu pensei "Ah! Vou tentar não custa né..pelo menos sei que tentei!"...Só pra registrar eu me inspirei em uma pessoa que se sentia muito bem com o vegetarianismo e não me tornei vegetariana por pessoas que fazem terror e são insistentes na causa... Bom, eu tentei e demorei umas semanas para parar de come carne definitivamente, não pq eu não me adaptava e sim pq tive que adaptar meus amigos e família a minha nova dieta... Hj me sinto muito mais feliz, com a consciência mais limpa e o corpo mais leve!!! Não senti falta NENHUMA da carne! No vegetarianismo há muitos sabores e opções que carnívoros nem imaginam! Hj tento me tornar vegan, estou encontrando um pouco mais de dificuldade pq preciso aprender o que possui produtos de origem ou uso animal ou não e a industria não ajuda rotulando os produtos!!! Mas estou certa que um dia conseguirei! =) ... Como uma ex-carnívora assídua eu garanto: Deixar de comer carne não faz mal nenhum! Não conheço nenhum ato de amor racional e equilibrado que faça mal!!! A natureza humana com certeza não é carnívora! E quando os carnívoros me perguntam "O que vc come então?" Respondo muito feliz: "Todo o resto!!! Há muito mais sabores deliciosos que a gente só se preocupa em conhecer qnd deixa de comer carne!" =) Bjos e muita luz para aqueles que estão tentando se tornar veggys ou vegns! =) Um ótimo e feliz Natal!
    Thais

    ResponderExcluir
  7. Não como carne há 10 anos e me sinto mto bem! As pessoas, infelizmente, ainda tem mto preconceito, mas com o tempo vc aprende a ñ ligar mais... Ñ temos q nos preocupar com o q os outros pensam, e sim com o q nos faz bem!

    ResponderExcluir
  8. Não como carne há 28 anos. Parei de repente, tive uma gripe horrível. Inseri mtos grãos na alimentação, fiquei bem e feliz! Parei não por achar saudável, o que tb é, mas por respeito. Fala-se tanto em violência, mas continua-se a tratar animais c/ violência e a matá-los pra depois comer os cadáveres e dar nomes que parecem coisas. Onde está a Ética?
    Como a Terra passará de espiação pra regeneração com tanta violência? Como alguém disse acima: há pratos deliciosos e hoje dispomos de enorme variedade na horticultura.

    ResponderExcluir
  9. Quando nasci, minha mãe já era vegetariana, portanto me criou vegetariana também. Nunca precisei de nenhum tipo de vitamina ou suplemento. Crio meus filhos sem carne também e ambos são extremamnete saudaveis!
    E pra quem tem dificuldade em começar, sugiro que assista ao documentário "A carne é fraca".
    Parabéns pelo artigo :)

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!