segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O orgulho do ser humano frente aos outros animais



A Gênese (Cap. VII - questão 32): "O orgulho levou o homem a dizer que todos os animais foram criados por sua causa e para satisfação de suas necessidades. Mas, qual o número dos que lhe servem diretamente, dos que lhe foi possível submeter, comparado ao número incalculável daqueles com os quais nunca teve ele, nem nunca terá, quaisquer relações? Como se pode sustentar semelhante tese, em face das inumeráveis espécies que exclusivamente povoaram a Terra por milhares e milhares de séculos, antes que ele aí surgisse, e que afinal desapareceram? Poder-se-á afirmar que elas foram criadas em seu proveito? Entretanto, tinham todas a sua razão de ser, a sua utilidade."

O trecho abaixo foi transcrito do livro Os Animais Conforme o Espiritismo, Marcel Benedeti, Mundo Maior Editora, como comentário ao trecho acima e nos traz muitas lições, reflitamos:

                                    "(...) os animais e o vegetais chegaram bem antes no planeta. Como pensar que os animais somente existem para nos servir se eles já estavam aqui muito antes de nós? Como pensar que os animais existem somente por nossa causa se há animais que não tem qualquer utilidade a nós diretamente? Somente há o orgulho para explicar, pois está bastante claro que os animais não existem para nós, mas para alguma causa maior que nós: A evolução do espírito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!