segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Origem do Espírito

Por Edson Siqueira
A Terra formou-se há 4,6 bilhões de anos; a vida no Planeta iniciou-se nos mares há 3,8 bilhões de anos; o homem moderno (Homo sapiens) teve origem na África Oriental há cerca de 300000 anos e o Homo sapiens sapiens há 125000 anos.

Do primeiro ser vivo da Terra (um organismo de uma célula apenas), ao homem atual, foram bilhões de anos de evolução. A humanidade chegou ao estágio atual achando-se auto-suficiente, iludida pela matéria densa e efêmera que lhe propicia colocar em prática toda sua capacidade egocêntrica e consumista. De um lado os excessos doentios; do outro, a fome, a miséria, a morte por doenças banais; o submundo que o “supramundo” finge não existir.

Em verdade, o homem ainda não despertou para a realidade da vida; não buscou o auto-conhecimento, não se preocupou em entender o significado de tudo que compõe seu entorno, não sabe de onde veio, para que veio e para onde irá. O desconhecimento a respeito da vida do espírito, de sua origem e desenvolvimento, levam ao cometimento de tantas barbáries contra a vida na Terra; cada vez mais depauperada pela destruição imposta por homens ainda insensíveis sob a ótica espiritual.

Uma das maiores barbáries que se pratica na Terra relaciona-se à alimentação. O ser humano, por desconhecer a origem do espírito e o desencadeamento de sua evolução, ainda mantem o hábito primitivo e perverso de deliciar-se com restos mortais de seres dotados de alma, que compõem os patamares da escala evolutiva do espírito - que se inicia na mônada (princípio espiritual individualizado), e finaliza ao se atingir o grau de Espírito Divino.

O grande cientista Charles Darwin já dizia: “Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais, nas suas faculdades mentais. Os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. Portanto, a compaixão para com eles é a das mais nobres virtudes da natureza humana”. Darwin se referiu ao que hoje a ciência denomina de senciência, ou seja, os animais, sem exceção, são dotados de todas as sensações, inclusive da dor. O ser humano tira a vida de um irmão menor, para saciar seus caprichos gastronômicos.

“Os animais possuem alma e devem ser amados por nós. Estão tão próximos de Deus como estão os homens” (Papa João Paulo II). Uma boa ação feita a um animal é tão meritória quanto uma boa ação feita a um homem (Maomé, fundador do Islamismo, no Alcorão).

“Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma” (Pitágoras).

“É verdade que nos animais domina o instinto, mas não vês que agem com uma vontade determinada? É da inteligência, embora limitada” (Allan Kardec; O Livro dos Espíritos).
Kardec, na mesma obra, afirma a existência da alma animal: “Visto que os animais tem uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria? – Sim, e que sobrevive ao corpo”. “A verdadeira vida, tanto do animal como do homem, não está no invólucro corporal. Está no princípio inteligente, que preexiste e sobrevive ao corpo” (Allan Kardec; A Gênese). Esta afirmação comprova, que tantos os espíritos humanos como os dos outros animais, reencarnam, passam um determinado período de aprendizado na carne, desencarnam e tornam a reencarnar após um tempo nas esferas espirituais; tempo este muito maior para os humanos, já que o processo reencarnatório dos outros animais é rápido.

“Todos os espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante animaram animais; onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida” (Allan Kardec; O Livro dos Espíritos).
“O princípio espiritual adquire experiências, emoções e conhecimentos através do trânsito pelos diferentes reinos da natureza” (Joanna de Angelis).

“Não só o homem é dotado de perispírito; até os mais insignificantes insetos o possuem. É ele que contem o desenho prévio e que conduzirá o novo organismo ao lugar na escala morfológica, segundo o grau de evolução” (Gabriel Delanne).

“Não há na carne do homem, no sangue, nos seus ossos, um átomo diferente daqueles que se acham nos corpos dos animais. Todas as almas tem a mesma origem; o homem atravessou a escala zoológica para chegar a ser homem” (Cairbar Schutel).

“Estudo, atenta e carinhosamente, o evolucionismo do princípio espiritual através das espécies, sentindo-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles os nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer” (Emmanuel, por Chico Xavier).

As colocações dos Mestres citados ilustram a questão do desencadeamento natural e lógico do processo de evolução do espírito, que se inicia pela gênese de um princípio inteligente simples e ignorante, que vai aprendendo ao passar pelos inúmeros patamares da escala zoológica. Para que haja paz, equilíbrio e harmonia na Terra, urge que reflitamos muito sobre o assunto e nos preparemos para uma rápida mudança de paradigma. Que possamos engrossar as fileiras daqueles que tem por missão trabalhar na disseminação das verdades da vida no Universo. A Educação é a única ferramenta capaz de promover a transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!