segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Criacionismo X Evolucionismo (Parte III –Final)



Veja nossa Proposta de Estudo

Leia antes: Criacionismo X Evolucionismo (Parte II)

Como estudado no artigo anterior, o Evolucionismo Espiritual proposto pela Doutrina Espírita difere tanto do Criacionismo quanto da teoria de Charles Darwin; concorda em muitos pontos com o Evolucionismo proposto por Darwin.

É interessante pensar que nós todos, agora na condição de seres humanos, nos originamos de seres inferiores que por sua vez se originaram de material inorgânico. Passamos pelos reinos mineral, vegetal e animal (biologicamente, os seres humanos pertencem ao Reino Animal). Se tais informações parecem chocar de início, mostram-se perfeitamente coerentes e falam a favor do Criador, que nos fornece com isso uma notável explicação do real significado do termo Criação, pois explica a existência de tudo sendo utilizado por Deus ou pelo próprio ser humano para tocar adiante esse processo evolutivo (Revista Universo Espírita).

O que parece mais lógico para o amigo leitor?

1) A perpetuidade da vida animal sem evolução;

2) Lei Natural do Progresso: evolução para todos, sem exceção.

Por que Deus, em sua infinita bondade, disponibilizaria a evolução apenas para o ser humano? E em que ponto esta evolução seria iniciada? Seria sensato pensar que Deus criou Adão e Eva e, a partir deste ponto, criou-se toda a Humanidade?

O Espírito Emmanuel, em 1940, em O Consolador:

Questão 79 – Como interpretar nosso parentesco com os animais?

Considerando que eles igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita. No quadro exíguo dos vossos conhecimentos, busquemos uma figuraque nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos em nosso íntimo o santuário eterno da fraternidade universal.

Amigos, nossa intenção aqui não é finalizar o assunto, mas abrir as janelas de nossa consciência para que possamos pensar e estudar com a certeza que os horizontes que alcançamos são ainda muito restritos, pois sabemos que muitas são as coisas de Deus que o homem terreno desconhece; ainda não nos é dado conhecer todos os mecanismo de Evolução. Por outro lado, o pouco que sabemos, por nossa própria consciência lógica e esclarecimentos dos amigos espirituais, já é o suficiente para entendermos nossa obrigação em tratar respeitosamente todos os animais e natureza.
“Amai-vos uns aos outros”; todos somos espíritos.


Referências Bibliográficas

Universo Espírita. Evolução. Editora Universo Espírita, ano 6, ed. 64, pp. 34, 2009.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 79 – 90, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!