sábado, 20 de novembro de 2010

Apenas Instinto?



O Homem comete um erro grandioso quando afirma que todos os outros animais possuem as mesmas características. Verdade que a morfologia estrutural e certos aspectos fisiológicos assemelham-se muitíssimo nas diversas espécies, porém falar que de maneira comportamental acontence o mesmo, é um equívoco.

Para comprovar, basta apenas observar os animais de estimação, os cães, por exemplo, em uma mesma situação e criados da mesma maneira, agem totalmente diferente uns dos outros. Como explicar?

A codificação traz as respostas de algumas das dúvidas frequentes, dá grande base para o início (e não é o fim, isto deve estar claro) do estudo dos animais segundo o Espiritismo. Um aspecto que está claro é a evolução espiritual, a questão 540 do Livro dos Espíritos (LE) esclarece este ponto: "...tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!"


Sabe-se que a alma agita-se nos outros animais, e diante daquelas evidências, não é lógico pensar que todos os animais sejam iguais e, até mesmo, não possuam alma, do contrário a posição seria cartesiana, a de que todos os outros animais são máquinas. Diga-se de passagem, totalmente ilógico do ponto de vista biológico.  

A questão 593 do LE fala sobre o instinto:

Poder-se-á dizer que os animais só obram por instinto?

“Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto. Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.” 




Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. XI, pp. 294, 1995.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Da Intervenção dos Espíritos: Ação dos Espíritos nos fenômenos da Natureza. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. IX, pp. 274, 1995.

Curso sobre Espiritismo, 2010. Criacionismo x Evolucionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!