segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eutanásia animal (Parte I)

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior... Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."
Olympia Salete


A pedido de uma amiga do Facebook, hoje daremos início ao capítulo sobre eutanásia animal.

Veja nossa Proposta de Estudo

As questões abaixo foram transcritas parcialmente do livro "A Espiritualidade dos Animais - Qual a sua dúvida sobre o tema?", Marcel Benedeti, Mundo Maior Editora e Distribuidora.

 

Para saber mais clique <aqui>

Analisemos as seguintes perguntas e respostas e, durante o estudo deste capítulo, discutiremos mais a fundo sobre o tema.



P: O que você pensa da eutanásia aplicada nos animais?
R: Acredito na eutanásia como meio de aliviar-lhes um sofrimento que não se pode aliviar com os métodos terapêuticas convencionais. Mas note que não há restrições desde que seja praticado por um profissional devidamente apto, ou seja, um médico veterinário que, segundo a legislação e segundo a recomendação do próprio Emmanuel, mentor de Francisco Cândido Xavier, é a única pessoa capaz de avaliar esta necessidade.

A interrupção da vida de um animal por qualquer motivo que seja e não vise ao alívio de algum sofrimento recebe outro nome: assassinato. Tirar a vida de um animal futilmente é motivo de condenação nossa e certamente teremos de responder por atitudes como esta posteriormente.


P: Sou veterinária e tenho uma dúvida importante. O que fazer quando aparece um animalzinho doente, sofrendo em fase terminal. Posso fazer eutanásia ou não, segundo a visão espírita?
R: Para os animais não é levada em grande consideração a Lei de causa e efeito como é para os seres humanos. Para nós é importante que vivamos cada segundo até o derradeiro, mas para os animais esta lei não exige deles retratações e pagamento de dívidas, porque eles são como crianças. Não podemos cobrar de uma criança a atitude ou responsabilidade de um adulto. Os animais vivem no mundo físico para adquirir experiências de vida que contribuam para esta evolução e como eles não possuem tais débitos elevados com aquela Lei, a eutanásia, quando os animais estão passando por casos extremos de sofrimento, não havendo como se recuperar desta dor, tendo sido tentados todos os meios conhecidos e possíveis de amenizar-lhe tal sofrimento, é um método terapêutico. Interrompemos uma vida de sofrimento para que renasçam em um novo corpo sadio e completo para retomar as suas experimentações.
A eutanásia já está nos planos dos Espíritos superiores que cuidam dos animais e que a incluem como meio de aliviar-lhes os sofrimentos.


P: Eu gostaria de saber o que acontece a um cão que falece por eutanásia.
R: Quando um animal falece, seu Espírito é amparado por espíritos encarregados de encaminhá-lo aos locais adequados no Plano Espiritual. Não importa se falecem naturalmente ou por eutanásia, eles são igualmente assistidos e amparados pelas equipes espirituais. Quando um veterinário procede à eutanásia, ele usa anestesia geral para que, perdendo a consciência e dormindo profundamente, o animal se desligue parcialmente do corpo. Em seguida a equipe espiritual, que se encarrega deste animal, procede aos desligamentos complementares deste corpo para que seu corpo espiritual separe-se de modo definitivo, enquanto o espírito do animal mantém-se também inconsciente naquela outra dimensão. Então, além do desligamento parcial criado pela anestesia, há o desligamento complementar promovido pelos espíritos. Logo após, o veterinário, aplicando alguma substância letal, consegue provocar uma parada cardíaca no corpo físico. Neste momento o espírito do animal já não se encontra mais ligado a ele. Portanto, deste modo não há sofrimento nem dor neste procedimento.

Daremos continuidade ao estudo semana que vem! Grande abraço!

27 comentários:

  1. Gostamos muito do artigo de vcs... se permitirem, assim que der, vamos colocar um link lá no blog....
    Esclarecimento sempre é importante....
    Abçs,
    Ana e Scully

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana e Scully! Que felicidade em tê-los aqui! Obrigada por todo o apoio!

    Fiquem à vontade para divulgar qualquer material que tenha no blog Animais e o Espiritismo! Vocês têm total razão, escalrecimento, conhecimento e divulgação sempre é importante!

    Grande abraço! Conte conosco!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor, Obrigada!

    Gostaria de saber mais também sobre a cremação. O procedimento é o mesmo que o para os seres humanos, esperar 3 dias?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida amiga! Obrigada por compartilhar conosco deste estudo!

    Emmanuel, em O Consolador, questão 151, opina: Na cremação, faz-se mister exercer a piedade com os cadáveres, procrastinando por mais horas o ato de destruição das vísceras materiais, pois, de certo modo, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espírito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o tônus vital, nas primeiras horas sequentes ao desenlace, em vista dos fluidos orgânicos que ainda solicitam a alma para as sensações da existência material.

    No programa Pinga-fogo, Chico Xavier e Emmanuel citaram as 72 horas.

    Não conheço nenhuma literatura que traga esta questão. Acredito que para os animais seja diferente, pois eles estão sob cuidados dos Espíritos de Luz no desencarne e já são imediantamente desligados e levados ao plano superior.

    Excelente pergunta! Iremos discutir com o grupo e buscar bibliograficas para responder adequadamente!

    Muito obrigada!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Amgigos, sou espírita desde o berço, mas o sofrimento animal é algo que muito me instiga e as vezes até me tira a paz de espírito. Fiquei um pouco aliviada em ler sobre a eutanásia em animais. Tinha dúvidas sobre aplicá-la ou não. Agora pude comprender melhor a posição espírita sobre o assunto. Mas também entendi que esta só deve ser aplicada em último caso e por profissionais especializados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dinorá! Como vai? Espero que muito bem.

    O sofrimento dos outros animais também me deixa muito triste, principalmente pelo fato de saber que este sofrimento é devido ao grau de evolução da grande maioria dos seres humanos que habitam este planeta. Mesmo assim, devemos confiar no plano espiritual e saber que nenhum dos animais não-humanos estão desamparados.

    Você tem razão em seu comentário, sempre a primeira opção é pela vida, caso não haja nenhuma solução, a eutanásia (pelo veterinário de confiança) irá evitar que os animais não-humanos sofram por mais tempo e em vão, uma vez que eles não possuem carmas, portanto não necessariamente precisam provar ou expiar.

    Um grande abraço, obrigada por compartilhar conosco!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá... estou amando as informações. Fiz a eutanásia em minha cachorra dia 16 passado, e até hoje estive com meu coração aflito se agi corretamente, mas agora me tranquilizei depois desta leitura. Fiz tudo corretamente, com a veterinária e a certeza que ela não sentiria dor alguma, e estive do seu lado até o fim, acariciando sua cabeça e agradecendo por ela ser minha companheira fiel, minha filha por 4 anos. E sei que a tirei de um sofrimento grande, já que fiz tudo que estava ao meu alcance para salvá-la. Sinto muito a falta dela e uma saudade sem fim, mas Deus sabe de tudo. Obrigada pelas informações. Seguirei com as leituras. Abraços.

    Iaçan Furtado Ferri. 30/07/2012

    ResponderExcluir
  8. TENHO LUTADO COM A MINHA CONSCIENCIA DESDE 2 F PASSADA, POIS SACRIFIQUEI UMA CADELINHA MUITO AMADA POR CAUSA DA LEISHMANIOSE, ME CONSIDERO UMA PROTETORA DE MERDA, DESCULPA A PALAVRA!!MAS, A DOR NÃO PASSA, SÓ FAÇO CHORAR E ME SENTIR MAU COM O QUE FIZ...A DECISÃO FOI MINHA É CLARO, MAS SOB INFLUENCIAS DE QUE SERIA O MELHOR A FAZER, ACHEI ELA ABANDONADA E CUIDEI E DEPOIS COLOQUEI PARA DOAÇÃO E DEPOIS D 2 MESES ME DEVOLVERAM!!TINHA QUE SER MINHA...ELA ME ESCOLHEU, ASSIM ACREDITO E JÁ A AMAVA TANTO, MINHA DOCINHO ALEGRE E BRINCALHONA, FUI SABER DERREPENTEMENTE PELO EXAME DE SANGUE QUE ELA ERA POSITIVO, TALVEZ JÁ ERA ANTES, MAS QDO CASTREI ELA QUE DESENCADEOU OS SINTOMAS, E O RABINHO COM UMA FERIDA E EM DOIS DIAS ELA LITERALMENTE COMEU O RABO, COLOQUEI O CONE E ERA VISIVEL SEU SOFRIMENTO, UM POUCO DE FALTA DE AR POR CAUSA DA ANEMIA, PAROU DE FAZER SUAS NECESSIDADES E NÃO QUERIA COMER E BEBER, DAVA TUDO NA BOQUINHA DELA...TUDO ISSO EM 3 DIAS!!ME DESESPEREI, POR CAUSA DA FALTA DE DINHEIRO PARA CUIDAR DE MAIS UM COM LEISHMANIOSE, POIS JÁ TENHO NESSA CONDIÇÃO, MAS ESTABILIZADO E MUITO SAUDÁVEL!! E UMA CADELINHA MUITO IDOSA D 18 ANOS E OUTRO SAUDÁVEL...MEU MARIDO ME ALERTANDO DO RISCO DE TER 2 CÃES COM LEISHMANIOSE PARA NOSSA FAMÍLIA E ANIMAIS!! ENFIM, OUÇO DIZER QUE FIZ O QUE É CERTO, ELA COMEÇOU A SOFRER E JÁ DEVIA TER UNS 8 ANOS, MAS POR QUE ME SINTO TÃO MAL????QUERIA UMA RESPOSTA, UM CONFORTO...MAS NADA, NADA ME CONFORTA E SIM UM SENTIMENTO DE ARREPENDIMENTO!!! DESCULPA O DESABAFO, MAS TENHO PROCURADO INCANSAVELMENTE ALGUMA COISA QUE ME TRAGA PAZ!!DEVERIA TER TENTADO TUDO E COLOCAR MEUS ANIMAIS E FAMÍLIA EM RISCO???MEU CORAÇÃO ESTÁ EM PEDAÇOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga! Fique em paz! Imagine se você não tivesse resgatado esta pequena amiga...o quanto ela teria sofrido? Dentro de suas possibilidades e diante das condições desta amiga, você fez o seu melhor. Pergunte a si mesmo: eu fiz o que estava ao meu alcance? fiz com o coração? levei em conta os sentimentos e a vida desta amiguinha?....claro que sim, você tem que se orgulhar de ser quem é, e não o contrário! Continue firme e forte para ajudar outros que precisem de você. Grande abraço! Esteja em oração e com pensamento cheio de luz, isto te auxiliará, minha amiga! Grande abraço! Fernanda

      Excluir
  9. Tenho a 15 anos uma pequena poodle, que faz da parte da familia, devido a idade ficou cega, foi adaptando a sua deficiência, sempre me dediquei com amor, cuidados veterinarios, no ultimo sabado ela sofeeu um grave acidente por parte de um motorista irresponsavél, onde teve que amputadar um perna e sofreu fratura da bacia e com cortes superficiais sobre a pela enorme, mas tudo ja tratado, ela esta no hospitalizada, me reconhece e chora quando me sente ao seu lado, eu a quero de volta ao nosso lar, nossa ligação é grande e mesmo tendo pela frente um periodo de novas adaptações acredito que vamos conseguir, depois de 01 mês ela fara uma nossa cirurgia no joelho, devido o desligamento da rotula, eu creio em Deus e minha é tão grande que a recuperação sera também rapida.Uma pessoa chegada a familia hoje me indicou a eutanisia, fiquei colocada, ela não merece a chance da recuperação?? em nenhum momento seu médico sugeriu isso. Nos vamos conseguir, porque nossa força vem do amor que temos uma pessoa outra. Gostaria de ter sua opinião.Grata Jeanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeanne! Seu amor por essa amiga é lindo! Parabéns pelo amor que une vocês!

      Por diversas vezes, as pessoas não irão entender esse tipo de sentimento por um animal não-humano, pois nunca vivenciaram o amor em plenitude.

      Fique firme em seu propósito. Todos os seres merecem e devem ter a chance de recuperação! Com muito amor, que sei que vocês têm, irão superar juntas os obstáculos!

      Tenha fé em Deus, nos amigos espirituais e no amor de vocês!

      Conte conosco!
      Obrigada por compartilhar sentimento tão puro, que nos dá força!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
    2. Fernanda, a minha menina se foi a quase dois meses, minha dor, minha saudade, é enorme, ela não resistiu, teve uma parada cardiaca, eu enlouqueci, ela me falta todos os dias, eu digo, o ceu tem uma nova estrelinha e minha menina. Eu choro todos os dias e sinto uma enorme raiva dessa humanidade, as pessoas atropelam, matam e vão embora, eles não tem coração, não foi a vida de um animal que tirou, tiraram parte da minha vida. Nesses ultimos dois meses, eu reaprendo a viver sem ELA. A cada dia eu peço a ELA que brilhe no ceu, assim sua luz ilumina minha vida e eu possa caminhar sem ela, o que é dificil.
      Obrigada a vocês por entenderem minha dor.
      Abraço,

      Jeanne

      Excluir
    3. Querida Jeanne. Compartilhamos com você dor semelhante.

      Quando nossos amados partem, parece que nosso coração vai junto.

      Quando sabemos que eles partem pela injustiça humana, ficamos cegos de raiva.

      Devemos, na medida do possível, refletir e acalmar nossos ânimos. Muitas coisas não podemos explicar e provavelmente não entenderemos por um longo período. Quando isto acontecer, tenhamos paciência e fé em Deus e nos espíritos amigos que tanto nos auxiliam.

      Tenha certeza que sua amiguinha foi auxiliada e que trilha um belo caminho na trilha evolutiva. Todos nós - humanos e animais - compartilhamos do progresso espiritual.

      Alegre-se, pois os momentos que viveram juntas foram de amizade, amor, respeito...fazendo vocês duas seres melhores!

      Faça com que todos estes momentos felizes sejam luzes para iluminar seus dias e que te deem forças para continuar!

      Fique em paz, amiga! Vamos orar a Deus e aos amigos espirituais para estarmos bem, assim poderemos ajudar aqueles que precisam e lembrar com amor aqueles que já se foram!

      Fique com Deus!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  10. Olá, boa noite! Passei por algo semelhante com a minha cachorra. Ela teve tumores mamários, mas havia se recuperado bem disso após uma cirurgia. Um ano depois começou a crescer uma bola de pus enorme ao lado da sua barriga, que estourou em poucos dias.. A veterinária não soube dizer se era em razão dos tumores ( que continuavam do mesmo tamanho)ou se poderia ser alguma outra coisa. Após ter eliminado todo o pus, ela melhorou, como se nada tivesse acontecido.. mas uma semana depois começou a ficar amoadinha, não queria mais comer, tive que dar papinha de carne batida no liquidificador pra ela através de uma seringa (mesmo sendo vegetariana e não suportando ver carne!)e dávamos soro também.. Minha mãe dizia que não aguentava vê-la sofrer e queria optar pela eutanásia. A veterinária confirmava que seria a melhor opção.. Mas eu não aceitei que alguém pudesse retirar a vida dela! Na minha cabeça, essa escolha era dela e de Deus. Ela saberia a hora de partir e estaria bem amparada por nossos irmãos de luz! Então fui contra tudo e todos para poder dar essa chance a ela. Meu pai brigava comigo, pq estava gastando muito dinheiro com remédios, tratamentos, etc. Minha mãe chorava e brigava, porque não queria vê-la sofrer.. Mas meu coração não iria aguentar se eu tivesse que tomar a decisão de matá-la.. Tive que ser forte e passei a cuidar dela sozinha, como se fosse meu bebê! Infelizmente, ela morreu em poucos dias. Na manhã de sua morte, eu a ouvi caindo no chão e fui ver se estava bem.. ela olhou pra mim com seus olhinhos doces, mas assustados. Começou a ficar inquieta e com um olhar de medo.. Nesse instante a abracei chorando e chamei minha mãe! Ela morreu nos meus braços, envolta em muito amor, um amor que eu nem sabia que pudesse ser tão grande! Sinto muito a falta dela, até hoje.. isso já fazem uns 6 meses mais ou menos.. Mas sinto que fiz a coisa certa em deixar ela seguir seu curso natural e fiz o que pude para que ela entendesse o amor que sentíamos ( e sentimos!) por ela.. todos os dias fazia orações com ela, cantava e conversava com ela.. e dizia pra que ela ficasse tranquila e seguisse seu destino! Eu sei o quanto é triste ver o sofrimento de seu animal, mas creio que o amor é capaz de curar ou pelo menos amenizar o sofrimento.. pelo menos no meu caso foi assim! E hoje aprendi a respeitar infinitamente mais os animais e a entender que eles são uma extensão de nós, que são nossos irmãozinhos e merecem tanto respeito quanto qualquer ser humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo relato, Kâmila! O amor realmente é tudo!

      Irvênia Prada (veterinária e professora da USP) diz que qualquer esforço em prol da vida é bem visto pelos olhos de Cristo! Sua amiga foi envolta no seu amor. No amor que torce pela vida e que não se gasta de tentar.

      Obrigada por compartilhar conosco sua história!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  11. Descobrimos ainda há pouco o resultado do exame da nossa cachorrinha que é a alegria da casa. Ela está com leishmaniose. Está bem, mas fico preocupada com os riscos para nossa saúde. Amamos muito nossa pequena. Não sabemos o que fazer. Temos outra cachorrinha, que parece ter entendido que algo não está bem hoje, pois somos sempre muito alegres e brincalhões. Hoje, nosso dia está nebuloso, muita tristeza com a notícia. Eu e meu marido estamos desorientados, pois sabemos que há um preconceito, sabemos que há tratamento, mas e os riscos? O que devemos fazer? Em nenhum momento pensamos em ficar sem ela...estamos inseguros com tudo e precisamos de ajuda!!!
    :(

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga, tente ficar tranquila para que você possa escolher certo.

    A ação mais correta que possa tomar agora é buscar auxílio de um veterinário de confiança. Ouça as sugestões dele. Lembre-se que a DECISÃO é sua.

    "De acordo com o Artigo 5ª da Constituição Federal do Brasil, o proprietário não é obrigado
    a eutanasiar o seu cão, pois é sua propriedade, e, se o Poder Público o fizer, poderá ser acionado por
    crime de Abuso de Autoridade (o servidor público) e ainda responder por danos materiais e morais,
    se assim desejar o proprietário (FONTES, 2003)." - Fonte: link abaixo.

    Passo um link com informações importantes sobre esta doença: http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/saude/LEISHMANIOSE%20CANINA-%20O%20QUE%20FAZER%20PERANTE%20O%20DIAGN%C3%93STICO.pdf

    É importante evidenciar aqui a prevenção, que é feita pela vacinação e protege nossos amiguinhos.

    Vamos entrar em corrente de oração por esta amiguinha e para que vocês sejam iluminados pelos espíritos superiores.

    Grande abraço! Conte conosco.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Nosso cãozinho está bem doente... E sentimos que ele não consegue mais lutar. Não anda. Não come. E respira com certa dificuldade, em função de um câncer no fígado... Eu semrpe fui contra à eutanásia, por achar que ele deve ir, quando for a vontade de Deus. Lendo o texto, e as opiniões, creio que estou prolongando esse sofrimento... E já começo a pensar sobre o assunto como uma alternativa. Depois que ele se for, enterrá-lo no jardim de casa, será incorreto? Gostaria de fazer TUDO que ele merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssika....depois da morte física, o seu companheirinho não habitará mais aquele corpo....

      Faça conforme acreditar ser o melhor...

      Lembre-se dele sempre com amor, isto é o que importa!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  14. Tive dois cachorros,um macho(cocker) e outro uma femea(vira-lata) a qual adotei,pois foi deixada na minha rua aos dois meses de vida.
    O meu primeiro cachorro o cocker, estava com 14 anos e tinha problema renal crõnico.Fiquei quase 01 ano em tratamento intenso em um hospital veterinário e acho que ainda fiz pouco,pois sinto muita falta dele.
    No final do ano 2012,ele piorou do seu quadro renal e o médico veterinário disse que não tinha mais nada a se fazer, pois o estado dele era crõnico.Era só sofrimento, e ele sugeriu a Eutanásia.
    Me sinto culpada por ter aceito,mas a única coisa que eu não queria, era ver o meu cachorrinho sofrer mais.
    Na mesma época estava cuidando da cachorrinha que adotei e para minha decepção, foi descoberta uma doença rara e degenerativa,sem tratamento e cura.
    Cuidei dela também com muito amor,ela nunca chegou a andar,usava fralda e só ficava deitada,sua respiração era muito ofegante e neste final de semana seu quadro piorou.
    A médica que a acompanhava, disse na última consulta que seria melhor ela descansar,pois agora ela iria sofrer, mais do que já havia sofrido e decidimos pela Eutanásia.
    Não sei porque, me sinto culpada pelos meus dois cachorros.
    Sei que fiz o possível e o impossível,assim todos no hospital me diziam.
    Mas porque tenho essa sensação de culpa por causa da Eutanásia.
    Preciso de um conselho. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia...imagino que tem sido muito difícil, mas concordo com os amigos que te aconselharam a ficar em paz, pois fez tudo que estava em seu alcance.

      É muito delicado decidir pela vida dos nossos queridos amigos. Sempre penso na frase da professora Irvênia Prada, que todo esforço pela vida é bem visto pelos olhos de Deus....

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  15. meu nome é patricia hj dia 17 de julho de 2013 tive que opitar pela eutanasia de uma cadelinha de nome tigresa que peguei para criar a 10 dia mas sem eu imaginar ela ja estava infectada com um virus devastador que é cinomose levei assim que eu percebi dentro desses 10 dias no veterinario pois ela estava com fraqueza para andar a veterinaria passou as medicaçoes dei conforme me foi dito tudo certinho as medicaçoes dava comida e agua na seringa passava anoite vendo comoela estava e tudo isso dentro de 10 dias foi mto chocante pra mim pois com os dias ela não sentia vontade de se alimentar e fiz oque estava ao meu alcance mas ontem dia 16 ela piorou mto e teve mto mal estar convulsoes e gemia e chorava mto ai hj dia 17 levei novamente na veterinaria que em conjunto comigo decidimos pela eutanasia devido ao sofrimento em que ela estava, mas estou mto mal chorei mto pois nao queria que tivesse que escolher entre a morte dela pois tb nao tinha condiçoes financeiras de tentar outras alternativas que eram bem poucas pois o caso dela ja estava bem avançado no ponto de vista espirita fiz a coisa certa? to arrazada sera que ela esta bem agora? to mto confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia. Fique em paz...

      Irvênia Prada (médica veterinária e professora da USP) citou certa vez que todo o esforço que fazemos em prol da vida é bem visto pela espiritualidade!

      Veja nesse link:http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/2012/01/qual-sua-visao-sobre-eutanasia.html

      Acredito que possa te ajudar! Esteja tranquila que, certamente, a Tigresa foi e é amparada pelos amigos espirituais!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  16. Boa Noite. Estou com o coração apertado, e num grande dilema. Minha cachorra Rebeca está em estado terminal, câncer de pele, que está consumindo seu corpo. Mas ela ainda anda, come pouco, mas come e faz suas necessidades fisiológicas. O tumor está consumido seu corpo, está bem magra. Dou remédio para dor. A veterinária falou essa semana que o caso já é de eutanásia, porque não tem mais o que fazer. Só que fico pensando, ela ainda anda, come, bebe água, será que é o certo eutanásia agora??? Não sei se terei coragem de deixá-la fazer a passagem dessa vida para outra com ela ainda se "movimentando". Será que poderia me dar uma ajuda? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, tenha fé e peça auxílio aos amigos espirituais....com certeza ela está em um ambiente de amor com você e tirará proveito disso para sua própria evolução. Os amigos espirituais estão por perto, tenha fé de que tudo irá ser encaminhado para o melhor....

      Grande abraço! Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  17. Olá.
    É sempre muito difícil optar pela eutanásia, pelo fim do vínculo com que tanto amamos. Apesar de ser contra, recentemente optamos pela eutanásia, com veterinário de nossa confiança, uma vez esgotadas as possibilidaddes de nossa "Mel" se recuperar. Ela se foi. Enterramos em nosso jardim, no meu das flores por acreditarmos estar sempre perto de nós. Mas meu coração está muito apertado. Choro todos os dias e a saudade é imensa... cada momento vivido com ela, cada lugar que ela curtia, cada pêlo clarinho encontrado na casa.... enfim, a dor é infinita. Encontrei um pouco de consolo, ao ler a reportagem. Espero que um dia eu consiga pensar e falar nela se chorar....Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ivanir, obrigada por compartilhar conosco! Isso é tão importante! Podemos nos ajudar, nos apoiando mutuamente com essas histórias de amor...muito obrigada e que você, a cada dia, lembre dos momentos bons com alegria.

      Grande abraço! Conte conosco! Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!