segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O processo de reencarnação nos outros animais (Parte III)



Veja nossa Proposta de Estudo.


“O princípio da reencarnação é uma consequência necessária da lei de progresso.

Sem a reencarnação, como se explicaria a diferença que existe entre o presente estado social e o dos tempos de barbárie?

Se as almas são criadas ao mesmo tempo que os corpos, as que nascem hoje são tão novas, tão primitivas, quanto as que viviam há mil anos; acrescentemos que nenhuma conexão haveria entre elas, nenhuma relação necessária; seriam de todo estranhas umas às outras.

Por que, então, as de hoje haviam de ser melhor dotadas por Deus, do que as que as precederam?

Por que têm aquelas melhor compreensão?

Por que possuem instintos mais apurados, costumes mais brandos?

Por que têm a intuição de certas coisas, sem as haverem aprendido?

Duvidamos de que alguém saia desses dilemas, a menos admita que Deus cria almas de diversas qualidades, de acordo com os tempos e lugares, proposição inconciliável com a idéia de uma justiça soberana (Cap. II, nº 10).”

Este trecho retirado do livro A Gênese, leva-nos à seguinte reflexão: o Espírito, em suas infinitas encarnações, adquire experiências que o tornaram melhor dotado de consciência moral e espiritual.

Por que a evolução aconteceria diferente nos outros animais?

O que nos leva a pensar que o Espírito que anima o corpo de um outro animal segue padrões de evolução diferentes do ser humano?

Por que acreditar que Deus tenha criado almas diferentes e, assim, sistemas diferentes para homens e animais?

Vejamos o que o Livro dos Espíritos tem a ensinar:

“Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criados seres inteligentes sem futuro, fora blasfemar da Sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas.”


“(...)Desde que aí se notam a inteligência e a moralidade em todos os graus, desde a selvajaria que beira o animal até a mais adiantada civilização, é evidente que esse mundo constituí um vasto campo de progresso. Por que haveria o selvagem de ir procurar alhures o grau de progresso logo acima do em que ele está, quando esse grau se lhe acha ao lado e assim sucessivamente? (...)”

Neste outro trecho, os Espíritos e Kardec nos ensinam que o progresso é ferramenta utilizada por todos os seres para sua evolução. O progresso é lento, dá-se em escala diminuta, porém existe. A reencarnação é, sem dúvida, ferramenta da evolução moral e espiritual dos seres.


Continuaremos nosso estudo semana que vem!


Referencias Bibliográficas

KARDEC, A. A Gênese. Reencarnações. Federação Espírita Brasileira, ed. 36ª, cap. XI, pp. 222, 1994.
KARDEC, A. Livro dos Espíritos.

Um comentário:

  1. Tô adorando conhecer o Blog, cada dia leio os estudos que da tempo de ler.. PARABENS

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!