sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bonobos – sexo por prazer e diversão



 “Os bonobos, que habitam o Zaire, na África central, são os mais pacíficos dos grandes primatas. Eles não planejam caçadas, embora possam atacar, por exemplo, um esquilo que cruze o caminho deles. Por isso, a dieta à base de carne representa apenas 1% de sua alimentação (em chimpanzés corresponde a 2%).
Frequentemente, para usar as mãos, eles ficam em pé, em posição ereta como os humanos, mas o dado mais curioso é que suas práticas sexuais não revelam nenhuma preocupação com a procriação da espécie. Todo tipo de relação sexual, presente também nas sociedades humanas, já foi documentado entre os bonobos: além do tradicionalmacho e fêmea, há práticas homossexuais em ambos os sexose outras que incluem indivíduos de idade muito distante, como uma fêmea com macho muito mais jovem e vice-versa.
Além disso, os bonobos copulam em posição frontal (macho sobre e de frente para a fêmea) – posição até então considerada exclusiva da espécie humana, e eles se beijam na boca: beijo de língua!
Na sociedade dos bonobos as fêmeas são as verdadeiras estrategistas. Elas se unem para atacar algum macho que tenha agredido alguma delas. E não se deixam levar pelos mais fortes. Copulam com muitos machos e os confundem com relação à paternidade dos filhotes evitando assim casos de infanticídio comuns em outras espécies de grandes primatas.”

Consideremos a inteligência nos outros animais não apenas ato instintivo, mas ato de sua própria vontade.

Referências Bibliográficas
CHUECO, F. Quase humanos? Newton – Tecnologia, Ciência e Vida, nº 2, São Paulo: Sinapse, s/d., p.32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!