segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Elo entre homens e outros animais (Parte II)



Veja nossa Proposta de Estudo


"Há sempre aneis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos" (questão 609, Livro dos Espíritos - LE)

 Nesta questão Kardec e os Espíritos de Luz esclarecem que: "Durante algumas gerações, pode ele conservar vestígios mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na Natureza por brusca transição."

Devemos nos perguntar neste momento sobre o instinto. Sabemos que ele também existe na espécie humana, ou ainda acreditamos que agimos apenas pela razão? Obviamente a resposta será não, uma vez que poderemos lembrar como agimos, muitas vezes, em situações de risco ao perder aquela e agir instintivamente.

"(...) o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia." (questão 75, LE)

Então, qual é a origem do nosso instinto, já que todos o possuímos? Certamente muito se especula, mas pouco se conclui. Segundo a questão mencionada acima e outras, o Espiritismo acredita na evolução anímica e acerca deste assunto vejamos o que André Luiz (psicografado por Chico Xavier tem a nos ensinar:

                                            "Evolução do tempo - É assim que dos organismos moleculares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço, o ser viaja no rumo da elevada destinação que lhe foi traçada do Plano superior, tecendo com os fios da experiência a túnica da própria exteriorização, segundo o molde mental que traz consigo, dentro das leis de ação, reação e renovação em que mecaniza as próprias aquisições, desde o estímulo nervoso à defensiva imunológica, construindo o centro coronário, no próprio cérebro, através da reflexão automática de sensações e impressões em milhões e milhões de anos, pelo qual, com o Auxílio das Potências Sublimes que lhe orientam a marcha, configura os demais centros energéticos do mundo íntimo, fixando-as na tessitura da própria alma. Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, (...) despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, (...) nada menos de um bilhão e meio de anos (...)"


"Tudo em Natureza é transição, por isso mesmo que uma coisa não se assemelha a outra e, no entanto, todas se prendem umas às outras (...)" (questão 589, LE).

Acerca desta questão, Paulo Neto no livro Alma dos Animais - Estágio anterior da Alma Humana? esclarece: "A resposta taxativa nos remete a aceitar que há não só transição, mas também passagem definitiva entre os reinos vegetal para animal, deixando assim evidente a questão da evolução anímica, pois não haveria sentido algum essa evolução, senão porque o princípio inteligente que anima essas espécies esteja evoluindo de um estágio a outro mais avançado  (...)." 

"O princípo inteligente que anima outros seres vai sofrer um progresso até que um dia passe ao estágio superior: o da humanidade" (Alma dos Animais - Estágio anterior da Alma Humana?, pp. 56)

Continuaremos este estudo semana que vem!


Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª. Trechos retirados citados no texto.
NETO, P. Alma dos Animais – Estágio anterior da alma humana? Editora GEEC. pp. 55-56. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!