segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semelhanças e diferenças entre homens e outros animais (Parte III)


Bonobo

Veja nossa Proposta de Estudo



Aspectos intelectuais

No dicionário Aurélio, "intelecto" significa "inteligência" - faculdade de aprender, aprender ou compreender. Além disto, remete à mente e ao espírito.

Em nenhum momento há alguma informação que restrinja os significados apenas ao ser humano. E é em busca de provar por meio de observações, histórias e pesquisas, que iremos relatar alguns eventos nesta parte do estudo.

A seguir vejamos uma pequena parte da história de Kanzi que transcrevemos do livro "Eu, primata. Por que somos, como somos." 


                                      "Os empáticos bonobos põem-se no lugar de outros com frequência. No Centro de Pesquisa da Linguagem da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, o bonobo Kanzi foi treinado para comunicar-se com pessoas. Ele se tornou uma celebridade, conheciclo por sua fabulosa compreensão do inglês falado. Percebendo que alguns de seus companheiros primatas não têm o mesmo treinamento, Kanzi às vezes assume o papel de professor.

Uma ocasião, sentou-se ao lado de sua irmã mais nova, Tamuli, que teve pouquíssimo contato com a fala humana. Um pesquisador tentava fazer Tamuli atender pedidos verbais simples, mas ela, que não era treinada, não respondia. Enquanto o pesquisador se dirigia a Tamuli, Kanzi começou a representar o que estava sendo pedido. Quando foi dito a Tamuli para fazer grooming (prática social de limpar e arrumar os pêlos do corpo) em Kanzi, este pegou a mão de Tamuli e a pôs debaixo de seu queixo, um pouco acima do peito. Nessa posição, apertando-lhe a mão, Kanzi fitou Tamuli nos olhos com uma expressão que os humanos interpretaram como indagadora. Quando Kanzi repetiu a ação, a jovem fêmea levou os dedos ao peito do irmão como se quisesse atinar com o que deveria fazer.

Kanzi sabe discernir perfeitamente se os comandos se destinam a ele ou a outros. Ele não estava executando um comando dado a Tamuli, e sim tentava realmente fazê-la compreender.

A sensibilidade de Kanzi ao desconhecimento da irmã e sua bondade em instruí-la sugerem um nível de empatia encontrado, pelo que sabemos, apenas em humanos e outros grandes primatas."


Referência Bibliográfica

WAAL, Frans de. Eu, primata. Por que somos, como somos. Editora Companhia das Letras, pp. 17 - 18, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!