segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dor e sofrimento animal (Parte III)

Veja nossa Proposta de Estudo


Como escrevemos em post anterior, hoje começaremos a estudar as questões espirituais sobre a dor nos outros animais.

Conseguimos responder - com evidências científicas - algumas questões até o momento presente. Uma destas respostas é: a dor existe nos outros animais [leia: Dor e sofrimento animal (Parte I)].



Felizmente, não necessitamos apenas da ciência para comprovar que os outros animais estão sujeitos à dor e ao sofrimento. Poderia qualquer animal ser maltratado e ficar aparentemente satisfeito? Ou poderia um cão, gato, cavalo, vaca, entre outros receber carinho e ser indiferente? Claro que não!

Os sentimentos e sensações no homem e nos outros animais é claramente identificado por nós, no nosso dia-a-dia, em nossas experiências individuais.

Como uma experiência com critérios científicos sugere a senciência animal, nós, em nossas casas, podemos claramente perceber que os "nossos" animais são seres que possuem sentimentos, sensações e vontade própria. 



Vejamos alguns importantes conhecimentos contidos em O Livro dos Espíritos (LE):

Na questão 592 Kardec e os Espíritos esclarecem que pelo físico, homem e outros animais são iguais, porém em grande parte dos casos, os outros animais são mais bem dotados neste quesito. Isto está de acordo com a ciência, quando percebemos, por exemplo, os correlatos neurais entre seres humanos e não-humanos.



Obviamente seres humanos são dotados de inteligência superior aos outros animais. "Reconhecei o homem pela faculdade de pensar em Deus.”

Já na questão 593, os Espíritos relatam: "(...) na maioria dos animais domina o instinto. Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.”


Segundo o LE, os outros animais não progridem por ato da própria vontade e sim pela força das coisas, sendo assim esta a razão pela qual não estão sujeitos à expiação.



Nesse ponto do estudo, temos condições de entender que os outros animais são sencientes (estão sujeitos a sentimentos e sensações), portanto sentem dor e não possuem carmas, pois não estão sujeitos à expiação.

Semana que vem refletiremos: "Por que os outros animais sofrem?"

Grande abraço amigos!

Referência Bibliográfica






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!