quarta-feira, 1 de junho de 2011

Respeito, educação e entendimento aos outros animais

Queridos amigos!

Amanhã é o último dia para a inscrição do 1º Sorteio de livro do blog!

Para participar é muito simples, basta clicar: A Espiritualidade dos Animais, e preencher um formulário com nome, cidade/estado e e-mail!

Hoje, transcreveremos uma pergunta do livro sorteado, que trata de um assunto essencial em nosso estudo. Lembrando que o Espiritismo nada obrigada ou impõe, apenas nos remete à reflexão sadia.

"Não podemos renovar os sistemas econômicos dos povos, de um momento para o outro, nem substituir os hábitos arraigados e viciosos de alimentação imprópria, de maneira repentina..., mas na qualidade de filhos endividados para com Deus e com a natureza, devemos prosseguir no trabalho educativo, acordando os companheiros encarnados, mas experientes e esclarecidos, para a nova era em que os homens cultivarão o solo da terra com amor e utilizar-se-ão dos animais com espírito de respeito, educação e entendimento..."
 André Luiz

Pergunta para Marcel Benedeti (A Espiritualidade dos Animais - Qual a sua dúvida sobre o tema?, Mundo Maior Editora e Distribuidora):

O que você acha da alimentação à base de carne? Você faz uso?

R: Deixei de me alimentar de carne já faz algum tempo e me pego pensando em como me demorei em dar conta do que fazia ao ingerir restos mortais de animais. (...). Nem consigo me ver mais comendo partes de outro animal, pois me vem um mal-estar como ideia.
Creio, firmado em minhas experiências, muitas pessoas ainda se alimentam de carne ou ainda não deixamram de fazer uso de restos de animais mortos porque simplesmente não pararam para pensar. (...).
Certa vez eu encontrei uma pessoas que dizia que não comia carne em respeito aos animais, que morrem por nossa causa. Esta frase demonstra que é alguém de espírito elevado.

---


2 comentários:

  1. Ola, como vai? A minha duvida eh em relacao ao peixe. Devemos considerar como animal que tambem nao deveriamos sacrifica-lo para nos alimentar? Entao porque a historia de Jesus inclue o peixe e pao como alimento. Estou aprofundando no estudo espirito e tenho muuuuitas duvidas. Muito obrigada e tenha um otimo dia! Gilvana

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilvana! Obrigada por compartilhar conosco.

    Segundo a ciência, o peixe é um ser senciente, ou seja, tem sensações semelhantes às nossas, como por exemplo a dor. Segundo o Espiritismo, é também um ser em evolução. Gostaria muito de sugerir o link a seguir, basta copiar e colar para ir ao texto (http://animaiseoespiritismo.blogspot.com/2011/06/animais-religiao-e-filosofia.html)

    Trancrevo um trechinho aqui para você:

    "Evidências indicam que o milagre que veio a ser conhecido como a história dos pães e peixes, não incluía originalmente os peixes. Segundo alguns estudantes bíblicos, a palavra grega Fishweed (uma alga seca) foi mal traduzida depois para peixe, pois a “alga seca” era uma comida popular entre os camponeses palestinos."

    Existem algumas evidências que Cristo era vegetariano.

    Um grande abraço, espero ter ajudado de alguma forma!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!