sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A alma dorme na pedra?




É comum ouvir e ler a frase: "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem", cuja autoria é atribuída a Léon Denis. Porém nunca foi provado que ele tenha dito exatamente isso. Na realidade, essa é a frase de sua autoria: "Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda (DENIS, 1989, p. 123).

Se tomarmos como base para nossa discussão a primeira frase, perguntaríamos: os minerais têm vida e o espírito (princípio inteligente) neles estagiou, nos seus primeiros instantes?

Este é um assunto polêmico no meio espírita e muitos responderiam sim. Vejamos dois importantes exemplos, nos quais estas pessoas se baseiam:

1º) A questão 540 de O Livro dos Espíritos: "O arcanjo começou do átomo";

2°) A suposta frase de Léon Denis: "A alma dorme na pedra (...)".

Analisemos os esclarecimentos acerca desta assunto por Eurípedes Kuhl em seu livro Animais Nossos Irmãos:
    
                         Se aceitarmos que o arcanjo originou-se no átomo, desaparece o reino inorgânico, o que não é possível. Por isso, outro deve ser o entendimento da expressão "átomo": indivisível, isto é, do ser unicelular ao multicelular; "a matéria inerte, que constitui o reino mineral, não possui mais do que uma força mecânica"; "a vida é um efeito produzido pela ação de um agente (Princípio Vital) sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, da mesma forma que a matéria não pode viver sem ele.

                         A expressão de que "a alma dorme na pedra" não pode ser aceita, a não ser como expressão poética. Aceitá-la, como o fazem muitos espíritas, nos arremessaria a um labirinto, já que o início da matéria antecede ao do espírito, mas desde quando? Não podemos nos esquecer que em O Livro dos Espíritos consta que só Deus sabe se a matéria existe desde toda a eternidade ou não.

Léon Denis, citado por Eurípedes Kuhl, escreve: "a cadeia das espécies, até nós, desenrola-se desde a célula verde, desde o embrião errante, boiando à flor das águas(...)" e "já dissemos: a inteligência não pode provir da matéria(...); nada têm de comum as faculdades da alma com a matéria".

Referências Bibliográficas


Animais Nossos Irmãos. Eurípedes Kuhl

[Autores Espíritas Clássicos]. Problema do Ser, do Destino e da Dor. Léon Denis. Disponível em http://www.autoresespiritasclassicos.com.br/. Acesso em 12/08/2011.

8 comentários:

  1. Essa questão é polêmica mesmo, eu mesma já usei muito essa expressão, acho que facilita quando alguém nos pergunta sobre evolução e vamos explicar algo a alguém que não tem muita familiaridade com a Doutrina Espírita. Mas claro, como uma expressão poética, como bem foi dito no texto. Mais uma vez, excelente postagem, adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a expressão é poética e didática. Quanto mais se estuda o assunto, mais nos aprofundamos e entendemos melhor os conceitos!

    Grande abraço Adriana! Obrigada pela reflexão!

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês já leram algum livro do Pietro Ubaldi?
      Talvez completaria essa "chave" que a maioria dos espíritas não querem aceitar ainda.Aqui foi escrito:Porque Deus na sua infinita bondade e misericórdia,disponibilizaria evolução somente para o homem? Vocês já pensaram na "queda do espírito"? E por isso usaram a expressão:e o arcanjo começou por ser átomo. Que com a queda do espírito(criados simples e ignorantes,porém com livre-arbítrio)houve "quedas" de acordo com o grau de cada grupo,podemos dizer assim para facilitar a reflexão? Se Deus é Amor e perfeito,como criar seres diferentes e nos dá a evolução através de sofrimentos? Para mim não funciona,pois tiramos nossa responsabilidade das nossas escolhas.Por misericórdia Divina,estamos na matéria,para despojarmos(gastarmos mesmo)toda a impureza.Para mim, fomos criados simples e ignorantes (LIVRE-ARBÍTRIO),claro com potenciais divinos para sermos altruístas,porém quisemos ser DEUS ,QUISEMOS SOMENTE PARA NÓS(AÍ ESTÁ O EGOISMO E O ORGULHO TOMANDO CONTA DE NÓS) e para que não nos destruíssemos,por Misericórdia ELE NOSSO PAI permitiu o mundo relativo para recomeçarmos a volta para a casa.Leiam sem preconceito,o livro do Pietro Ubaldi.(Tem 3 obras do Gilson Freire:Icaro Redimido, Tabernáculo Eterno e Senda Redentora) entre outras mais importantes como Arquitetura Cósmica.Boa reflexão!Obrigada pelo espaço.

      Excluir
    2. Querido (a) amigo (a), obrigada por compartilhar sua reflexão.

      O Espiritismo acredita que Deus cria seres simples e ignorantes, o que vem pela frente e fruto de nossas próprias escolhas e assim vamos evoluindo (segundo Kardec e os Espíritos): "do átomo ao arcanjo"

      Certamente, o livre-arbítrio leva-nos aos bons e não tão bons caminhos, responsabilidade exclusivamente nossa, aí está a bondade do Supremo, que o Espiritismo também acredita como causa primária de todas as coisas.

      Eu, como eterna estudiosa da Doutrina Espírita, acredito que uma vez que o espírito alcança qualquer grau de evolução, não volta, o que caracterizaria um retorcesso.

      Obrigada pelas dicas de leitura, conhecer outras opiniões sempre é muito importante!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
    3. A frase a que você se referiu, "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem", é parecida com a frase de autoria de Emmanuel: O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade (Emmanuel, O Consolador, questão nº 79, psicografia de Chico Xavier).

      Excluir
    4. Oi Paulo Afonso! Emmanuel sempre nos tornando possível a reflexão mais aprofundada!

      Obrigada por compartilhar!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  3. Da mesma forma que o Anônimo pede para lermos Pietro Ubaldi sem preconceito, eu peço para ler Os Quatro Evangelhos, coordenado por Roustaing, sem preconceito. Lá está escrito:
    O princípio inteligente se desenvolve ao mesmo tempo que a matéria e com ela progride, passando da inércia à vida. Deus preside ao começo de todas as coisas, acompanha paternalmente as fases de cada progresso e atrai a si tudo o que haja atingido a perfeição.
    Essa multidão de princípios latentes aguarda, no estado cataléptico, em o meio e sob a influência dos ambientes destinados a fazê-los desabrochar, que o Soberano Mestre lhes dê destino e os aproprie ao fim a que devam servir, segundo as leis naturais, imutáveis e eternas por ele mesmo estabelecidas.
    Tais princípios sofrem passivamente, através das eternidades e sob a vigilância dos Espíritos prepostos, as transformações que os hão de desenvolver, passando sucessivamente pelos reinos mineral, vegetal e animal e pelas formas e espécies intermediárias que se sucedem entre cada dois desses reinos.
    Chegam dessa maneira, numa progressão contínua, ao período preparatório do estado de Espírito
    formado, isto é, ao estado intermédio da encarnação animal e do estado espiritual consciente. Depois, vencido esse período preparatório, chegam ao estado de criaturas possuidoras do livre arbítrio, com inteligência capaz de raciocínio, independentes e responsáveis pelos seus atos. Galgam assim o fastígio da inteligência, da ciência e da grandeza.
    Em sua origem, a essência espiritual, princípio de inteligência, Espírito em formação, passa primeiro pelo reino mineral. Anima o mineral, se deste modo nos podemos exprimir, servindo-nos dos únicos recursos que oferece a linguagem humana apropriada às vossas inteligências limitadas. Tudo, com efeito, na Natureza, tem existência, porquanto tudo morre. Ora, aquilo que
    morre traz em si o princípio de vida, sendo consequentemente animado por uma inteligência relativa.
    Essa palavra - inteligência - pode causar surpresa, tratando-se da vida de uma coisa inerte. Certamente, em tal caso, não há nem pensamento, nem ação. A essência espiritual, nesse estado, se mantém inconsciente de seu ser. Ela é, eis tudo.
    No estado então de simples essência de vida, absolutamente inconsciente de seu ser, ela constrói o mineral, a pedra, o minério, atraindo e reunindo os elementos dos fluidos apropriados, por meio de uma ação magnética atraente, dirigida e fiscalizada pelos Espíritos prepostos.
    Quanto mais inconsciente é o Espírito no estado de formação, tanto mais direta e incessante é a ação desses Espíritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar ideias tão fundamentadas. Muito obrigada! Ajuda-nos imensamente no estudo!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!