segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A alma dos animais: uma visão científica (Parte III)




Veja nossa Proposta de Estudo


Semana passada constatamos que o modelo do Sistema Nervoso é o mesmo nas diferentes espécies. Continuemos estudando este tema.

O Sistema Nervoso é constituído por medula espinhal, tronco encefálico, cérebro e cerebelo (estrutura responsável pelo equilíbrio nos animais).

Dentre estas estruturas, a que realiza função mais simples é a medula espinhal (substância do encéfalo e do canal formado pelos aneis das vértebras - fonte: http://www.priberam.pt/). A sua organização é muito propícia à realização dos atos reflexos.

Funciona mais ou menos assim: se tocamos algo quente demais, imediatamente encolhemos o braço, antes mesmo de pensarmos em fazê-lo.

Façamos então uma comparação entre as medulas espinhais das várias espécies de animais, inclusive o homem. "Vamos encontrar uma grande semelhança entre todas elas. Parece que a maneira como ela foi estruturada, já nos peixes, deu tão certo que a natureza resolveu mantê-la assim, nos outros grupos de animais", escreve Irvênia Prada em seu livro A Alma dos Animais.

O tronco encefálico é de estrutura mais completa, constituída por outras estruturas está entre a medula e o cérebro. E, o que mais nos interessa aqui: "(...) acha-se conectado à maior parte dos nervos cranianos; (...) relacionado a mecanismos de ocorrência de sono e dos sonhos (...)." O tronco encefálico mantêm as funções cerebrais em alerta. Por alguma razão evolutiva, tornou-se estável somente nos répteis - diferentemente da medula que já é estável há muito tempo -, sendo mantido nas aves e mamíferos.

O cérebro organiza-se em camadas. Por exemplo, o cérebro de pássaro é pequeno comparado ao do homem, que já é grande, com várias camadas. Entretando, diferentemente da medula espinhal e tronco encefálico que já são estáveis nas espécies (não se nota evolução), o cérebro é instável, mesmo nos mamíferos, ou seja, é possível que surjam modificações na estrutura cerebral do próprio ser humano (Prada, 2000).

Ou seja, provavelmente o Sistema Nervoso de um ser humano não é o estágio final deste processo (Prada, 2000). Isto é muito sugestivo, uma vez que em todos os animais a evolução destas estruturas está acontecendo.

Podemos assim entender quando os Espíritos Superiores dizem a Kardec que cada espírito encarna-se em um corpo diante do nível de evolução que possui.

O estudo continua semana que vem neste mesmo assunto!

Referência Bibliográfica

A Alma dos Animais - Irvênia Prada

2 comentários:

  1. POIS É !!!!!!!!!!!!!!!!!!!AMO UNS E COMO OUTROS !!!EU COSTUMO CRITICAR OS EXAGEROS COMETIDOS SENDO O CÃO O MAIS VISADOS .REALMENTE TODOS UMA GRACINHA, E INTELIGENTES ....COMPANHEIROS ,MUUUITOOOOOOOOO!!!!!ONTEM ESCUTEI ;GASTA-SE MAIS COM RAÇÃO DO QUE COM COMIDA !!!!!!!!!!!NÃO VEJO ESSE EMPENHO COM NOSSAS CRIANÇAS ORFÃS !!!!!!!!!!!
    VELHINHOS DESAMPARADOS ,SEI DE QUEM CUIDA DE AMBOS !!!!!!!!!!DIVALDO .,AO ATENDER UMA SRA. MUITO AFLITA COM SEU CÃO DODOI ..........POSSO AJUDA-LO NA SUA MISSÃO DE QUANTO PRECISA ?
    VOU SUGERIR A CADA CAHORRO QUE COMPRAR ......ADOTE UMA CRIANÇA .....PASSADO UNS TEMPOS
    CONVIDA-O A IR EM SUA CASA ......O ESPANTO FOI GRANDE AO LADO DE SUA MANSÃO CONSTRUI UM ASILO!!!!!!!!!!E LA ESTAVAM SEUS AMADOS A ABANAR SEUS RABINHOS ,CORRENDO ATRÁS DAS MENINIHAS !!!!

    ResponderExcluir
  2. Certa vez, disse Chico Xavier que hoje cada um de nós trabalha em prol de uma parte para o "bem maior", mais adiante, trabalharemos unidos na mesma causa. Todas as criaturas são merecedoras de amor e caridade! Façamos nossa parte!

    Um grande abraço!
    Obrigada por compartilhar!!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!