segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A alma dos animais: uma visão científica (Parte IV)



Veja nossa Proposta de Estudo
É muito lógico pensar que a evolução espirtual está em constante aprimoramento. Na semana passada, vimos que as estruturas do Sistema Nervoso estão em constante evolução e isto nos fez refletir que, de alguma maneira, a evolução física acompanha a espiritual e/ou vice-versa.
Não nos cabe aqui descrever todos os aspectos que são englobados no assunto em epígrafe, mesmo porque não somos especialistas no assunto e existe o excelente livro A Alma dos Animais, Irvênia Prada, que discute com propriedade e de maneira acessível a todos que tenham interesse.
Citaremos nesta última parte o sistema límbico e a área pré-frontal. Ambos são transdutores cerebrais (basicamente, estruturas que levam estímulos até a mente) no homem e nos outros animais.
O sistema límbico está relacionado na manifestação dos comportamentos acompanhados de emoções. São emoções de ordem primária ligadas a comportamentos mais instintivos. Sensações de bem-estar, sofrimento físico e mental, medo e prazer são exemplos deste tipo de emoção.
O sistema límbico ou alguns de seus componentes estão presentes em todos os vertebrados, o que indica a presença de emoções em todas as espécies deste grupo taxanômico.
A área pré-frontal é de extrema importância neste estudo, pois está diretamente relacionada com as funções psíquicas ou mentais superiores, que representam vontade, aprendizado, livre-arbítrio, julgamento, iniciativa, ideação etc (Prada, 2000).
Portanto, se os outros animais também possuem a área pré-frontal - sendo menor em relação à do homem -, isto significa que também têm as funções mentais que são caracterizadas no ser humano.
A Espiritualidade há muito tempo nos alerta sobre a alma dos animais. Lembremos aqui uma citação de Marcel Benedeti quando escreve que devemos nos lembrar que não somos seres humanos, estamos seres humanos, assim como os outros animais não são animais, estão animais. Todos somos espíritos em diferentes níveis de evolução.
A ciência vem corroborar em alguns pontos com o Espiritismo acerca deste assunto, cabe-nos utilizar o conhecimento para divulgar a causa!
"(...) encontramos muitas razões para aceitar a hipótese de existência da mente, também nos animais."
A Alma dos Animais, Irvênia Prada

Referência Bibliográfica
A Alma dos Animais - Irvênia Prada

Iniciaremos outro capítulo semana que vem! Um grande abraço! Excelente semana!
Animais e o Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!