sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Os animais têm "anjos da guarda"?

O trecho a seguir foi extraído do livro: “A questão espiritual dos animais”, por Dra. Irvênia Prada. Sua leitura auxilia-nos no estudo sobre a espiritualidade dos animais não-humanos, bem como no conforto quando algum amigo parte para o plano espiritual.




"Muito mais do que supomos, os animais são assistidos em seu desencarne por espíritos zoófilos que os recebem no plano espiritual e cuidam deles.

Notícias pela Folha Espírita (Dez. 1992) nos dão conta de que Konrad Lorenz - zoólogo e sociólogo austríaco, nascido em 1903 - o pai da Etologia (ciência do comportamento animal, que enfoca também aspectos do comportamento humano a ele eventualmente vinculados), continua trabalhando, no plano espiritual, recebendo com carinho e atenção, animais desencarnados.

Também temos informações que nos foram transmitidas, pelo espírito Álvaro, de que há vários tipos de atendimento para os animais desencarnados, dependendo da situação, especialmente para os casos de morte brusca ou violenta, possibilitando melhor recuperação de seu perispírito. Existem ainda instalações e construções adequadas para o atendimento das diferentes necessidades, onde os animais são tratados.




Tendo sido perguntado se os animais têm “anjo da guarda”, Álvaro respondeu que SIM; alguns espíritos cuidam de grupos de animais e, à medida que eles vão evoluindo, o atendimento vai tendendo à individualização.

Quanto ao reencarne dos animais, perguntou-se ao espírito Álvaro se os animais estabelecem laços duradouros entre si. “Sim, existe uma atração entre os animais, tanto naqueles que formam grupos como naqueles que reencarnam domesticados. Procuramos colocar juntos espíritos que já conviveram, o que facilita o aparecimento e a elaboração de sentimentos”.

E qual é a finalidade da reencarnação para os animais? Conforme os espíritos da codificação, a finalidade é sempre a da oportunidade de progresso.

26 comentários:

  1. meu nome é alan e tenho duvidas, se os animais evoluem espiritualmente quer dizer que podem evoluir ate se tornarem humanos, ou semelhante aos humanos? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan! Obrigada por seu comentário!

      Sim, os animais não-humanos caminham para a humanidade. O que facilita o raciocínio é pensar como Marcel Benedeti (grande conhecedor da espiritualidade dos animais não-humanos) nos ensinou: não somos humanos, estamos humanos. Somos espíritos encarnados em corpos de humanos, assim como os animais são espíritos encarnados em corpos de animais não-humanos.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  2. Boa tarde, no dia 19 de outubro 2012 vi partir minha Carola, tenho um amor tão grande e profundo por ela que parece que vou arrebentar de tanta saudade e dor, minha mãe da mesma forma etá sofrendo demais. Apesar de espirita estou com muita dificuldade de lidar com esta separação. Era interessante como ela conversava com olhar, nos falava, sempre mansa, meiga, e minha maior tristeza e te-la levado ao veterinário 20 dias antes, feito exames de sangue por causa de um pequeno carroço debaixo da patinha que eu descobri ao dar banho, porém foi detectado dor na coluna e não detectado que ela já estava doente ( pancreatite e figado). Eu a vi sofrer durante 3 dias ela me olhava tão docil e suplicamente, durante as ultimas horas e me pedia que a tirasse da internação, sei que ela sentia dor e isso me corta pois sempre tive tanto cuidado com ela eu dizia a ela sempre que a amava demais, que ela era meu grande amor, tenho outros caes, mas ela era minha alma gemea. Já vi partir meu pai,sobrinha, mas posso dizer que a dor não se diferencia, eu sinto como se fosse parte de mim. Terei oportunidade de estar com ela novamente e pedir perdão por não termos percebido sua doença apesar do imenso amor? Poderemos voltar a conviver?? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, veja o conta-nos Carlos Baccelli em seu livro Chico Xavier, o amigo dos animais (Editora LEEPP), que Chico conversava e orava com Aninha. Os dois eram verdadeiros companheiros. Até que um dia, Aninha desencarnou e Chico sofreu muito.

      Chico teve que orar muito para superar a despedida de sua amiga e disse: "- Olha, meu filho, eu não vou sentir uma dor maior quando perder um parente, um amigo; vou chorar igual, sentir igual (...) e ainda observou: - Os espíritos me dizem que o animal com algum progresso sempre volta ao ambiente em que ele se habituou..."

      Existe sim a possibilidade de conviverem juntas novamente, mas essa certeza não podemos ter, apenas os amigos espirituais a tem.

      Como acontece com os seres humanos, que reencarnam em ambiente familiar, isto é também acontece com os animais.

      Sempre ore com fé, emitindo seus bons pensamentos para a Carola! Isto será bom para vocês duas, pois criaram um laço de amor que é eterno!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  3. olá meu nome é mauricelia,eu li um livro onde se lê todos os animais merecemo ceu e outro memoria espirituais de um gato que emocionante e lindo, e estou convicta que os animais encarnan em outros animais e agora estoulendo todos os livros que fala de animais. Estou fascinada por este tipo de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricelia! Obrigada por compartilhar conosco!

      Os animais não-humanos, como nós, passam por semelhante processo de evolução. A reencarnação é processo essencial para o progresso do ser.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  4. TENHO LUTADO COM A MINHA CONSCIENCIA DESDE 2 F PASSADA, POIS SACRIFIQUEI UMA CADELINHA MUITO AMADA POR CAUSA DA LEISHMANIOSE, ME CONSIDERO UMA PROTETORA DE MERDA, DESCULPA A PALAVRA!!MAS, A DOR NÃO PASSA, SÓ FAÇO CHORAR E ME SENTIR MAU COM O QUE FIZ...A DECISÃO FOI MINHA É CLARO, MAS SOB INFLUENCIAS DE QUE SERIA O MELHOR A FAZER, ACHEI ELA ABANDONADA E CUIDEI E DEPOIS COLOQUEI PARA DOAÇÃO E DEPOIS D 2 MESES ME DEVOLVERAM!!TINHA QUE SER MINHA...ELA ME ESCOLHEU, ASSIM ACREDITO E JÁ A AMAVA TANTO, MINHA DOCINHO ALEGRE E BRINCALHONA, FUI SABER DERREPENTEMENTE PELO EXAME DE SANGUE QUE ELA ERA POSITIVO, TALVEZ JÁ ERA ANTES, MAS QDO CASTREI ELA QUE DESENCADEOU OS SINTOMAS, E O RABINHO COM UMA FERIDA E EM DOIS DIAS ELA LITERALMENTE COMEU O RABO, COLOQUEI O CONE E ERA VISIVEL SEU SOFRIMENTO, UM POUCO DE FALTA DE AR POR CAUSA DA ANEMIA, PAROU DE FAZER SUAS NECESSIDADES E NÃO QUERIA COMER E BEBER, DAVA TUDO NA BOQUINHA DELA...TUDO ISSO EM 3 DIAS!!ME DESESPEREI, POR CAUSA DA FALTA DE DINHEIRO PARA CUIDAR DE MAIS UM COM LEISHMANIOSE, POIS JÁ TENHO NESSA CONDIÇÃO, MAS ESTABILIZADO E MUITO SAUDÁVEL!! E UMA CADELINHA MUITO IDOSA D 18 ANOS E OUTRO SAUDÁVEL...MEU MARIDO ME ALERTANDO DO RISCO DE TER 2 CÃES COM LEISHMANIOSE PARA NOSSA FAMÍLIA E ANIMAIS!! ENFIM, OUÇO DIZER QUE FIZ O QUE É CERTO, ELA COMEÇOU A SOFRER E JÁ DEVIA TER UNS 8 ANOS, MAS POR QUE ME SINTO TÃO MAL????QUERIA UMA RESPOSTA, UM CONFORTO...MAS NADA, NADA ME CONFORTA E SIM UM SENTIMENTO DE ARREPENDIMENTO!!! DESCULPA O DESABAFO, MAS TENHO PROCURADO INCANSAVELMENTE ALGUMA COISA QUE ME TRAGA PAZ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga! Fique em paz! Imagine se você não tivesse resgatado esta pequena amiga...o quanto ela teria sofrido? Dentro de suas possibilidades e diante das condições desta amiga, você fez o seu melhor. Pergunte a si mesmo: eu fiz o que estava ao meu alcance? fiz com o coração? levei em conta os sentimentos e a vida desta amiguinha?....claro que sim, você tem que se orgulhar de ser quem é, e não o contrário! Continue firme e forte para ajudar outros que precisem de você. Grande abraço! Esteja em oração e com pensamento cheio de luz, isto te auxiliará, minha amiga! Grande abraço! Fernanda

      Excluir
    2. Poxa, não fique assim. Você optou pelo não sofrimento dela, o Espiritismo ensina à deixarmos a vida nas mãos de Deus, pense como e porque você tomou aquela decisão e agora já foi, tente se perdoar, você parece ser defensora sim. Perdi minha gata agora mesmo e vi acontecer, estou muito triste mas saber que alguém se culpa é muito triste também. Não fique assim viu? Talvez se você analisar o porque e explicar para ela e ainda pedir perdão, sentirá mais em paz.

      Excluir
    3. OLÁ MINHA QUERIDA. OLHA, NAUM FIQUE ASSIM, TEM QUE PENSAR, QUE VC A SALVOU DA RUA ONDE ELA DEIXOU DE PASSAR SEDE, FOME, FRIO, ETC. VC FOI O ANJO QUE A PROTEGEU, MAS SE ELA FICASSE SOFRENDO POR MAIS DIAS, EU SEI QUE EH DIFICIL ENTENDER ISSO, MAS PARA ELA FOI MELHOR ASSIM, POIS ESTAH EM PAZ, SEM DOR NENHUMA. QDO FICAR TRISTE, PENSE ASSIM: EU FIZ TUDO QUE PUDE, TUDO QUE ESTAVA NO MEU ALCANCE PARA VE-LA FELIZ, MESMO DOENTINHA E PRA PARTIR, COM CERTEZA ESTAVA FELIZ, PQ SABIA QUE ESTAVA INDO E DEIXANDO AQUI UM ANJO QUE EH VC, PARA DAR CONTINUIDADE EM SALVAR ANIMAIZINHOS. VOCE EH UMA HEROINA, DE UM MARAVILHOSO CORAÇÃO E DEVE SE SENTIR FELIZ POR ISSO. PARABENS E CONTINUE AJUDANDO, PQ EU ME SINTO MUITO FELIZ ASSIM, TBM AJUDANDO OS QUE ACHO NA RUA. BJS E QUE JESUS A PROTEJA SEMPRE.

      Excluir
  5. Sempre quis acreditar que sim mas é confortante quando lemos um texto como este. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, nós também somos felizes em tê-la por perto!
      Obrigada por compartilhar!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir

  6. Bom dia, meu nome é Mariana. Gostaria de fazer um comentário e também saber o ponto de vista espírita em relação a essa assunto que tanto me intriga...

    Os cachorros são vistos como animais menos evoluidos que os humanos... Mas eu consigo enxergar imperfeições, como a infidelidade, falta de carater, egoísmo, muito mais nos seres humanos do que nos cachorros... Onde as ações deles nem sempre são proporcionais ao que vc ensina... Os cachorros não agridem uns aos outros, e nem qualquer outro ser vivo, com excessão de uma situação de auto-proteção e instinto de sobrevivência! Dão amor incondicional a seus donos, até mesmo quando passam por mal-tratos, possuem qualidades que estão quase escassas na raça dita humana, que pra mim é na verdade desumana... A minha opinião é a de que estamos com uma inversão de valores, eu acho que os cachorros, animais em geral, é que vieram pra nos ensinar, e não o contrário...

    Qual a opinião espírita sobre esse assunto?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Muito obrigada por seu comentário. É muito bom refletir sobre a espiritualidade dos animais não-humanos.

      Vou utilizar as falas de nosso amigo Gilberto do Grupo Fraternal Francisco de Assis (GFFA) para responder-lhe a questão levantada:

      "“A expressão “irmão menor animal” foi cunhada por Francisco de Assis e ao contrário do que a grande maioria pensa, não possui o intuito de menosprezar , diminuir ou inferiorizar os animais, ocorre bem o contrário, o termo atribui uma grande responsabilidade aos seres humanos em relação a estes irmãos, basta lembrar que a ordem franciscana se chama “Ordem dos Frades Menores”, menores em Humildade, portanto, Irmão Menor Animal na concepção de Francisco de Assis, significa aquele ser que é humilde, simples e puro de coração.”

      O Espiritismo nos explica que o espírito evolui. Os espíritos que habitam corpos humanos possuem maior consciência em relação ao mundo e à espiritualidade. Infelizmente, muitos de nós temos a consciência, mas não a utilizamos.

      Os animais, como o Gilberto escreveu, são puros de coração, o que lhes permitem ser muitas vezes mais amorosos do que muitos exemplares da nossa espécie, que devido às ilusões do mundo, se perdem na caminhada.

      Espero ter ajudado de alguma maneira em sua reflexão.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
    2. Olá Fernanda!

      Obrigada pela atenção!

      Até peço desculpas se meu desabafo foi um pouco agressivo... Mas estou passando por uma fase de revolta com os seres humanos, estou preferindo a convivência com animais, esses seres sim, nos fazem sentir vontade de viver!!! Mais ums vez obrigada!

      Mariana.

      Excluir
    3. Oi Mariana! Imagina, muito pelo contrário, é bom ter pessoas que questionem para que possamos refletir melhor sobre os assuntos.

      Muitas e muitas vezes precisamos desabafar com os amigos de causa para que nossas forças permanecem em nós, e assim lutarmos por estes irmãos!

      Conte conosco, ficamos felizes em tê-la!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  7. Boa tarde pessoal

    Perdi meu porquinho da índia ontem. Eu tenho um amor muito grande por ele, e lutei até o fim para conseguir salvá-lo. Eu estou muito triste, pois ele tinha apenas 2 anos. Eu sei que existem culturas que comem esse animal, e na natureza ele morre sozinho. Mas a partir do momento que adotei um para criar, um vínculo emocional se estabeleceu. Eu sentia o amor dele e ele com certeza sabia do meu por ele. Cheguei a este site, como espírita, buscando conforto. Será que um dia, no desencarne, os donos se reencontram com seus animais? Eu estou inconsolável. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por dividir sua história conosco!

      Sem dúvida, um vínculo emocional se estabeleceu entre vocês, e isto é eterno!

      Você foi muito importante para ele e ele pra você nos momentos que lhes foram permitido ficarem juntos nessa vida.

      Existe um livro, escrito por uma médium, chamado "A Desencarnação dos Animai", em uma das passagens do livro, o personagem central da história reencontra seu amigo fiel, um cãozinho, no plano espiritual.

      Ou seja, acredito que a possibilidade exista.

      O mais importante, é saber que a oração com fé tem o poder de consolar quando nos despedimos de um ente querido. Ore com fé, direcione seus bons pensamentos para este amigo!

      Tenha certeza que os espíritos superiores auxiliam todos os seres, até o menor deles!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  8. O cachorrinho do meu filho foi atropelado no dia 16 de novembro de 2012,todos em casa estamos muito triste,pois ele morreu muito feio o carro passou por cima da cabeça dele e me sinto culpada ,pois ele veio atras de mim e só tinha 6 meses.será que agora ele está bem? preciso de uma resposta ele era tão pequenino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, estejam com o pensamento tranquilo, pois o amiguinho de vocês já foi amparado pelos espíritos protetores, tenha certeza.

      Não se sinta culpada, infelizmente foi um acidente, talvez ele pudesse ser evitado, mas isto estava fora de seu controle.

      Tenha paz, pois ele foi resgato pelos amigos espirituais.

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  9. Olá, a separação com minha grande amiga, companheira e filhinha Nina aconteceu no dia 24 de nov/2012, e não é diferente da dor de cada amigo que passaram e estão passado a mesma separação, gostaria de saber se este anjos depois do desencarne lembre de nós que ficamos, e se nossa dor causa algum desconforto a eles, desde já agradeço, Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como escrevi para a amiga NMigoto, escrevo para você também uma frase de Chico Xavier que é mais ou menos assim: A saudade é uma dor que doi nos dois mundos.

      Imagine que sua amiguinha faça uma viagem. O ato de viajar não a fará esquecer daqueles que são queridos.

      Mesmo que o processo de reencarnação traga o esquecimento temporário, o que vocês passaram juntas e o sentimento que ambas trazem dentro do coração está gravado eternamente. O amor é laço eterno!

      O melhor que tem a fazer é orar com fé, emitir bons pensamentos para esta amiga, que continuará seu caminho rumo à evolução espiritual, como todos nós. Ela, com certeza, será beneficiada por seus bons pensamentos.

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  10. quando desencarnam eles sentem falta da familia humana que tinham? eles compreendem o que esta acontecendo? tem consciencia do processo de evolução? reencarnam para a mesma familia? em forma de cachorro? podem se tornar humanos um dia? eles podem nos fazer visitas depois de recuperados? a agonia e tristeza que minha familia esta sentindo pode atrapalhar na sua recuperação?
    desculpe tantas perguntas, perdi um cão que era como um membro de minha familia, e sou espirita, mas apesar disso nunca soube muito bem como funcionam as coisas para os bichinhos, se puder esclarecer qualquer coisa eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NMigoto! Podemos compreender o que sente...

      Gostaria de sugerir que acesse esse link: http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/p/animais-no-plano-espiritual-animais.html

      Leia os artigos "O processo de reencarnação nos outros animais". Acredito que irá te ajudar e responder algumas das suas questões.

      Por favor, conte conosco!

      Enquanto lia seu texto, me veio à mente uma frase de Chico Xavier que é mais ou menos assim: A saudade é uma dor que doi nos dois mundos.

      Muitas vezes (deixando de lado a humanização), podemos entender os animais não-humanos nos colocando no lugar deles. Na espiritualidade, é mesma coisa.

      Orem e transfiram seus bons pensamentos para ele, sem dúvida isto o auxiliará a percorrer o caminho da vida rumo à evolução espiritual.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  11. Tinha seis animais adultos resgatados até hoje, minha Gata morreu em meus braços. Ela agonizou, mesmo sendo espírita.. está bem difícil.

    Venho aqui fazer um apelo pra quem 'ama' animais, não compre filhotes ou adote filhotes, quem ama pega adulto. Ela tinha herpes e incurável, eu peguei da rua, só abri a porta mas se alguém tivesse adotado ela e vacinado ela não teria isso. Mal viveu em um lugar quentinho e já morreu... Outra coisa, seja Vegano, não há amor verdadeiro no se alimentar de leite, ovos, produtos testados, lã, pele, couro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história que nos relata aqui é muito bonita, querida amiga! Obrigada por compartilhar!

      Acredito que o veganismo também é um ato de amor aos animais e deve ser respeitado imensamente.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!