segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Criacionismo X Evolucionismo (Parte I)

Veja a nossa Proposta de Estudo

Para iniciar o assunto e entender a visão espírita para com os outros animais, recorre-se  a uma antiga discussão: o universo, incluindo, claro, o planeta Terra, foi criado pelo Divino ou tudo o que se conhece hoje é devido a evolução do próprio universo?
Temos certeza de um aspecto muito importante neste sentido, segundo o Livro dos Espíritos (LE): “Que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”.
O primeiro livro da Bíblia, a Gênese mosaica, traz em seu primeiro capítulo a história da criação. O Criador Divino cria os céus e a terra, o homem, a mulher etc, assim o Criacionismo é conhecido, e até o século XIX, apesar de alguns pensadores contrariados, era a verdade suprema para a maioria das pessoas.
Século XIX, 1859, Charles Darwin publica o livro “A Origem das Espécies”, sugerindo uma explicação lógica para o surgimento das espécies que habitam a Terra, teoria conhecida como Evolucionismo. Darwin sugere que os seres vivos evoluíram ao longo dos anos dando origem às plantas e aos animais, o que também inclui o Homem.
Uma das hipóteses mais aceitas sobre a origem do sistema solar configura que uma tremenda massa concentrada, em movimento expansionista, girando em grande velocidade, teria feito desprender porções incandescentes, que teriam originado os planetas e, desta forma, a formação e a evolução de tudo que se conhece ocorreu de maneira natural, com o meio adequado que se constituia a Terra, diferentemente de outros planetas do sistema solar.

O filme “Criação”, uma produção da BBC Films, traz como aquele livro de Darwin foi criado. Para muitos naquela época afirmar que a evolução era real, era afirmar também que Deus não existia. Hoje é diferente.

Como no Espiritismo, a ciência e algumas religiões acreditam na evolução das espécies, não por isto deve-se excluir Deus, que é a causa primária de todas as coisas.

Concomitantemente à publicação do livro de Darwin em 1859, Allan Kardec, em 1857, publica a obra “O Livro dos Espíritos”, e em 1859 insere a visão evolucionista, sem para isto desconsiderar Deus da criação do universo, muito pelo contrário, afirma sua supremacia.

A partir deste ponto, podemos começar a entender a ótica espírita para com os outros animais, e muito mais que isto, entender o Universo como um todo, sendo uma grande energia da qual o ser humano faz parte e precisa saber dividi-la igualmente com os outros seres vivos.

Nivelar a importância hominal com todo o Universo é começar a desapegar-se da antiga e ultrapassada ideia do antropocentrismo. Todos os seres vivos, independentemente de menores ou maiores na escala evolutiva, têm sua importância na evolução conjunta do planeta Terra.

Continuaremos a estudar este assunto semana que vem: “Criacionismo X Evolucionismo (Parte II)”
Referências bibliográficas:


Bíblia
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, pp. 51, 1995.
Filme "Creation", por BBC films.
Curso sobre Espiritismo, 2010. Criacionismo x Evolucionismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!