quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quando os elefantes choram

O vídeo a seguir mostra a enorme habilidade de um Elefante Asiático em pintar (pincel e tela), seja treinado ou não.


No livro "Quando os elefantes choram" (MASSON, Jeffrey Moussaieff) pode-se entender alguns aspectos como o citado acima. Baseado em estudos científicos e histórias reais, este livro mostra a profundidade com que os animais experimentam emoções. Escrito por cientistas, porém a linguaguem clara e simples torna-o acessível não só para os que estudam as emoções dos bichos, mas também para qualquer um que queira conhecer histórias reais sobre os animais e compreender suas atitudes.

Achar que os outros animais não possuem inteligência e que são seres que não merecem atenção e respeito é, no mínimo, ilógico.

Acreditar em Deus, é também acreditar que tudo no Universo liga-se fortemente de maneira perfeita, e apesar da inteligência humana ainda não conseguir explicar por completo algumas atitudes e sentimentos de outros animais, não significa que estes são desprovidos de emoções. No Livro dos Espíritos (LE), os amigos espirituais esclarecem que o ser humano ainda muito desconhece as verdades desta área.
Pode-se observar a questão de número 593 do LE:
593. Poder-se-á dizer que os animais só obram por instinto?

"Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto. Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.” Não se poderia negar que, além de possuírem o instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de operar em determinado sentido e de acordo com as circunstâncias. Há, pois, neles, uma espécie de inteligência, mas cujo exercício quase que se circunscreve à utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas e de proverem à conservação própria. (...). A cria, separada dos de sua espécie, não deixa por isso de construir o seu ninho de perfeita conformidade com os seus maiores, sem que tenha recebido nenhum ensino. (...)"

Referência bibliográfica:

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. XI, pp. 294, 1995.

CRÉDITO VÍDEO: http://www.youtube.com/user/Objetivoyrealista

Um comentário:

  1. Muito bom, Quase.
    O livro Águas para Elefantes tbm mostra a sensibilidade dos elefantes, envolvendo a realidade de circos e romantismo. Vale a pena.

    Beijao,
    Bardosa

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!