segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Alma Animal (Parte IV/Final - A ciência que observa é a ciência que vê)


Veja nossa Proposta de Estudo

Leia antes: Alma Animal (Parte III - Evolução)


"Quereis saber o que é a alma? Olhai um corpo sem alma." Esta frase retirada da obra "Sermões" por Pe. Antonio Vieira convida a refletir sobre a verdadeira essência da vida: o espírito.



A denominação que se dá ao Espírito quando encarnado é Alma. Veja um corpo sem alma e não verá nenhuma vida ali presente. Vida é sinômimo de Espírito; quando nos deparamos com esta realidade, a morte já não existe mais.

Todos os animais, inclusive o homem, são espíritos encarnados em veículos necessários para a passagem no Planeta Terra: o corpo, humano ou animal.


No livro A Alma dos Animais de Irvênia Prada, há um pensamento de grandiosa valia para reflexão:

"Há alguns séculos, discutia-se se escravos tinham alma!
 Hoje, estupefados, julgamos isso um absurdo e já nos sentimos  muito avançados por estarmos discutindo se os animais tem alma!
Quanto tempo ainda será necessário para as pessoas, então estupefadas, também acharem essa dúvida um absurdo?"

O ser humano tem certa facilidade em admitir semelhança de organização entre seu corpo (1º elemento) e o dos animais, particularmente dos mamíferos, pois ambos possuem semelhantes células, orgãos, músculos etc. Também é inegável que a vida (2º elemento) se manifesta da mesma maneira, tanto no homem quanto nos animais. Mas por algum motivo, talvez de ordem cultural e certamente com grande participação do componente religioso, sistematicamente as pessoas atribuem apenas a si, à sua espécie (Homo sapiens sapiens), a existência do 3º elemento (animus (latim) = alma, espírito, mente, psique), e por mais incrível que pareça, sem nenhum questionamento!

Frente a diversas evidências que os animais nos demonstram, não é justo, nem lógico, considerá-los não possuidores do 3º elemento, pois é só observar com o mínimo de atenção o comportamento de um deles, para notar manifestações de emoções, de vontade própria, de julgamento de situações, de elaboração de estratégias, de capacidade de aprendizado etc (veja vídeo abaixo).

Diversos autores referem-se há muito tempo à mente dos animais com a maior naturalidade. A exemplo, eis um trecho do livro "O Mistério da Mente", de Wilder Penfield (Ed. Atheneu/EDUSP, São Paulo, 1983).

"Se fizermos um julgamento com base no comportamento, é visível que o homem não é o único a possuir uma mente." 

A questão 605 do Livro dos Espíritos reflete sobre a natureza do homem, e certamente, confirma a existência da alma animal e, principalmente, sua evolução:

"Encarnado no corpo do homem, o Espírito lhe traz o princípio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas nele existentes dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provêm dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência, aproxima-se do bruto. Isento dela, eleva-se à sua verdadeira destinação."


Um bom observador é um estudioso por natureza, o contrário não é verdadeiro.


As observações e estudos acerca deste assunto são muitas. É bom que se diga que a Ciência não é dona da verdade. Ela procura a verdade mas, muitas vezes, se engana em suas observações e conclusões (A Alma Animal).


Para aqueles que são bons observadores, a conclusão é apenas uma: a alma, assim como diversos outros "atributos", não é exclusividade humana!



Referências Bibliográficas

Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp.24 , 2010.

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 299, 1995.
PRADA, I. A Alma dos Animais. Editora Mantiqueira, 2º edição, pp.11-19, 2000.
CRÉDITO VÍDEO: http://www.youtube.com/user/rpvieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!