segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alma Animal (Parte III - Evolução)



Veja nossa Proposta de Estudo

O animal é um espírito em estágio inicial de evolução, como já ensinava os estudiosos Gabriel Dellane e Ernesto Bozzanno. Suas pesquisas receberam destaque entre os anos de 1920 e 1930, quando apresentaram à comunidade científica provas incontestáveis, para a época, da existência da "alma" dos animais, após o seu desencarne. Eles conseguiram fotografar o espírito de uma águia desencarnada, afirmado a existência do espírito após o desenlace do corpo físico. O pesquisador Herculano Pires também comprova a existência do espírito dos animais após o desencarne em seu livro "Mediunidade - Vida e Comunicação", onde relata casos de materialização de animais (Revista Espiritismo, 2010).

O Espiritismo ensina que tudo evolui no Universo. Os animais, obviamente, também evoluem, mas sua evolução é forçada e lenta, produzida por influências exteriores, enquanto a humana é determinada de dentro, pela consciência do Espírito já esclarecido do homem. Neste mesmo sentido, Gabriel Dellane em "A Evolução Anímica" escreve que a alma animal é da mesma natureza que a humana, apenas diferenciada no desenvolvimento gradativo.

Estando no Reino Animal, considerando a existência de um Reino Hominal, o espírito (essência de vida), reencarna muitas e muitas vezes em grupos de diferentes espécies, seguindo a programação de espíritos cuja a responsabilidade é acompanhar a evolução destas linhagens. Assim, o espírito que hoje anima um cachorro, pode, em algum momento já ter reencarnado ou estar programado para reencarnar em outros grupos de espécies ou raças. Porém há regras.

Segundo obras de Allan Kardec, o espírito não retroage em sua caminhada, vai rumo à evolução. Um animal doméstico provavelmente não reencarnará em ambiente selvagem, uma vez que ele já conquistou alguns tipos de "conhecimentos" que os diferenciam dos que vivem naquele ambiente.  Para o animal doméstico, a própria convivência com o ser humano já é uma grande experiência.

Sabendo, segundo as obras que nos são permitidas, que os animais não estão no Planeta Terra para passar por provas ou expiações, nossa responsabilidade por eles aumenta. Dar muito afeto e cuidado para aqueles que nos são próximos os ajudará na sua caminhada evolutiva, exercitando sensações que lhes serão úteis em estágios de encarnações futuras. O caminho contrário também é verdadeiro: os animais, além de ajudarem os humanos em questões físicas (comprovadamente em recuperação de movimentos e fala, por exemplo), ajudam no crescimento evolutivo espiritual e moral do ser humano.

Finalizaremos este assunto semana que vem: “ Alma Animal (Parte IV)”

Referências Bibliográficas

Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 101 – 102, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 19 - 23, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!