segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Metempsicose (Parte II - Final)



Veja nossa Proposta de Estudo.

Leia antes: Metempsicose (Parte I).

Para finalizarmos o assunto vejamos algumas citações importantes:

Na resposta da questão 611 do Livro dos Espíritos (LE):

"(...) Desde que o princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período de humanização, já não guarda relação com seu estado primitivo e já não é alma dos animais, como a árvore não é a semente (...)"

Segundo Paulo Neto no Livro Alma Animal - Estágio anterior da alma humana?, o autor admite que a resposta dos Espíritos a Allan Kardec é taxativa, a metempsicose nunca ocorre. Daí afirmarem que a metempsicose, como a entendemos, não é verdadeira. Porém, se tivermos outro entendimento, ela poderá vir a ser verdadeira. Assim seria, se fosse apenas a progressão da alma animal para o estágio seguinte, o homem.

Vejamos a questão 613:

Embora de todo errônea, a idéia ligada à metempsicose não terá resultado do sentimento intuitivo que o homem possui de suas diferentes existências?

"(...) Seria verdadeira a metempsicose, se indicasse a progressão da alma, passando de um estado a outro superior, onde adquirisse desenvolvimentos que lhe transformassem a natureza. É, porém, falsa no sentido de transmigração direta da alma do animal para o homem e reciprocamente, o que implicaria a idéia de uma retrogradação, ou de fusão. Ora, o fato de não poder semelhante fusão operar-se, entre os seres corporais das duas espécies, mostra que estas são de graus inassimiláveis, devendo dar-se o mesmo com relação aos Espíritos que as animam. Se um mesmo Espírito as pudesse animar alternativamente, haveria, como conseqüência, uma identidade de natureza, traduzindo-se pela possibilidade da reprodução material. (...)"

Os Espíritos afirmam, quando se diz que o princípio inteligente, ao atingir o grau necessário para ser Espírito, entra no período de humanização. Tal é a Lei da Evolução.

Muitas dúvidas podem brotar de nossas mentes neste momento. O importante é entendermos que todos os seres vivos seguem a Lei Universal do progresso.

Nosso estudo continua semana que vem!

Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Metempsicose.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 301-302, 1995.
NETO, P. Alma dos Animais - Estágio anterior da Alma Humana? Editora GEEC, pp. 68, 2005.

2 comentários:

  1. Eu tenho uma pergunta. Se os animais evoluem até chegar a situação humana, o ultimo estágio como forma animal seria a de um macaco, já que é a mais proxima do homem e já que tudo evolue gradativamente e as espécies não dão pulos evolutivos? Pergunto isso pois, seria um pulo evolutivo que um espírito hoje encarnado como um gato ou cavalo (exemplos), na próxima vida já viessem como humanos. E mesmo que o ultimo estágio fosse um macaco ou outro ser com inteligência mais próxima ao do homem, ser um bicho numa vida e humano em outra, nao requer uma preparação antes de encarnar como humano, para que não encarne com tatos comportamentos animalizados?

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline! Obrigada pela importante pergunta.

    Não podemos aferir isto, segundo o livro "A Gênese" (capítulo XI, itens 15 e 16) "(...) a semelhança do corpo do homem com o do macaco não implica paridade entre o seu Espírito e o do macaco."

    Segundo o livro "Evolução em Dois Mundos" (psicografia de Chico Xavier, ditado por André Luiz)"atingindo os alicerces da Humanidade, o corpo espiritual do homem infraprimitivo demora-se longo tempo em regiões espaciais próprias, sob a assistência dos Instrutores do Espírito, recebendo intervenções sutis nos petrechos da fonação para que a palavra articulada pudesse assinalar novo ciclo de progresso."

    Para complementar transcrevo um trecho de "A Gênese", que se trata de uma hipótese, ou seja, um palpite do que acontece, podendo não ser verdadeiro. Mostrando-nos que devemos ter humildade, pois não possuímos ainda capacidade para entender muitos assuntos da espiritualidade.

    "Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros Espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra (...).
    Fique bem entendido que aqui unicamente se trata de uma HIPÓTESE, (...) para mostrar que a origem do corpo em nada prejudica o Espírito, que é o ser principal, e que a semelhança do corpo do homem com o do macaco não implica paridade entre o seu Espírito e o do macaco.

    Obrigada novamente pelo comentário, enriquecendo certamente nosso estudo!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!