quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Todos os animais pensam



"O pensamento nada mais é do que uma maneira de processar informações, de forma a se adaptar às situações e condições do meio ambiente. Todos os animais pensam, seja um verme, uma abelha, seja um humano fazendo cálculos matemáticos", afirma o professor Marc Hauser, do Departamento de Psicologia da Universidade de Havard, nos EUA, e autor do recente Wild Minds (Mentes Selvagens, ainda sem tradução para o português), considerado um dos mais avançados estudos sobre o funcionamento da mente dos animais. "Os animais pensam de maneira semelhante a crianças que não aprenderam a usar a linguagem. Eles têm pensamentos muito interessantes, mas só conseguem expressá-los por meio de grunhidos, latidos e trinados", explica Hauser (...)"

Se devidamente treinados, chimpanzés, gorilas e orangotangos podem inclusive aprender a se comunicar por meio da linguagem dos sinais, como fazem os surdos-mudos humanos. Em abril de 1998, por exemplo, a gorila Koko, que durante 20 anos aprendeu a linguagem dos sinais, tornou-se o primeiro ser não-humano a participar de um chat ao vivo pela Internet. Ajudada por sua treinadora, Francine Patterson, que traduzia as perguntas dos internautas e digitava as respostas para a gorila, Koko respondeu detalhes de sua vida cotidiana, falou do seu desejo de ter um bebê e de sua vontade de um dia voltar a ser livre

Referência Bibliográfica

ROMANINI, V. Existo, logo penso. In. Terra, nº 141, São Paulo: Peixes, jan/2004, pp. 44-58


---

Veja também:


2 comentários:

  1. Tenho acompanhado o blog.
    Excelente!
    Cecilia Fidelli.

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber disso Cecilia!! Ficamos muito felizes, pois este estudo tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas e divulgar o conhecimento aprendendo juntos!

    Grande abraço!
    Fernanda
    Janela Espírita

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!