segunda-feira, 7 de março de 2011

Elo entre homens e outros animais (Parte IV)



Veja a Proposta de Estudo

Leia antes: Elo entre homens e outros animais (Parte III)

Para finalizarmos este assunto, gostaríamos de remeter a todos aqueles que acompanham o estudo e, porventura aquele leitor que tem seu primeiro contato neste texto, à uma reflexão saudável.

A Ciência há muito tempo busca o chamado "elo perdido" - o ponto de hominização dos outros animais e suas escalas evolutivas até chegarem ao patamar atual Homo sapiens sapiens -, nós. O que significa que para muitos - estudiosos, religiosos, cientistas etc - este elo existe. Então, qual é o ponto crucial para que os homens consigam aceitar que os outros animais são seus irmãos?

Primeiramente, não no sentido espiritual da palavra - para os mais céticos -, mas no sentido biológico, fisiológico, genético e evolutivo. Basta dizer que um chimpanzé possui 99,6% da mesma carga genética que o ser humano, o que é suficiente para derrubar qualquer dúvida sobre a origem comum do homem e dos outros animais. Ou mesmo constatar, por meios científicos, que somos formados pelos mesmos componentes que qualquer um que vive sobre este planeta, seja ele mineral, vegetal ou animal.

O assunto é pauta de muitas conversas e faz parte, mesmo que não tão evidentemente, das questões mais íntimas de qualquer ser humano: O que estou fazendo aqui neste mundo? De onde eu vim? Para onde eu vou?

O Espiritismo é a CONEXÃO para tudo o que buscamos.

 Infelizmente, mesmo no meio espírita, muitas pessoas ainda se questionam sobre as diferenças entre homens e outros animais, na verdade, acredito que lhes faltem oportunidades para refletir sobre tal assunto. Apesar das obras da Codificação serem claras em relação à questão animal e a espiritualidade, muitos ainda estão com o véu que cobrem os olhos para a verdade, estão mergulhamos na escuridão, como escreveu Paltão sobre o mito da caverna de cada um de nós (leia em: O Mito da Caverna - Platão).


Realmente, falta oportunidade para muitos e muitos seres humanos refletirem sobre tal assunto. Seria possível o ser humano, que é constituído pelos mesmíssimos componentes que qualquer outro animal e ter muitas semelhanças evidentes de mecanismos biológicos e fisiológicos comparado a outros animais, ser o único que possua alma?

Será que Deus, em sua infinita bondade e justiça, seria capaz de criar um ser apenas - humano - para evoluir moral, espiritual e fisicamente e todos os demais para ficarem estagnados em suas próprias frontreiras de limites intransponíveis?

Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criados seres inteligentes sem futuro, fora blasfemar da Sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas.”
Allan Kardec, Livro dos Espíritos


O "elo perdido" certamente existe para a Ciência -  não se busca algo em que não se acredita. Enquanto o homem não conseguir enxergar além de seus próprios limites, "o elo perdido" continuará existindo. É contraditório pensar que a mesma Ciência que acredita na diferença do homem, busca o ponto em comum entre todos os animais.

O Espiritismo nos traz a luz da lógica: somos todos seres em evolução, apenas em estágios diferentes.


Continuaremos o estudo, iniciando outro assunto, semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!