segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alimentação e Evolução Espiritual (Parte III)



Livro dos Espíritos (questão 723): A alimentação animal , para o homem, é contrária à lei natural?

"Na vossa constituição física, a carne nutre a carne, pois do contrário o homem perece. A lei de conservação impõe ao homem o dever de conservar suas energias e a sua saúde, para poder cumprir a lei do trabalho. Ele deve alimentar-se, portanto, segundo o exige sua organização."

É necessária uma reflexão para que erros de interpretação não sejam cometidos na resposta oferecida por Kardec e os Espíritos Superiores. É verdade que os homens que se alimentam de carne, não cometem propriamente um erro, porém a grande maioria daqueles que o fazem, não sabem exatamente o que isto significa, espiritual e fisicamente.

Transcrevemos abaixo o que Eurípedes Kuhl no livro Animais Nossos Irmãos declarou a respeito desta questão:

                                                    "(...) Precisamos considerar que da Codificação até nós (Animais Nossos Irmãos foi escrito no século XIX), mais de século transcorreu. A Ciência já analisou detidamente os vários tipos de carne-alimento e descobriu que vários elementos que a compõem são contra-indicados para a saúde humana. Além disso, a literatura posterior à Codificação do Espiritismo, fiel a ela, nem por isso deixa de tratar do assunto, com sérias advertências.
                                                           Os milhões de animais que são mortos, quase sempre de forma brutal, fornecem energias protéicas ao homem, mas esse mesmo homem resgata essa crueldade nos campos de batalha, na matança repulsiva das guerras itermináveis (...)"


Hoje, diante de diversas pesquisas, é perfeitamente possível a vida humana sem o consumo de outros animais. Muitas destas pesquisas apontam que uma dieta vegetariana (ovos, leite e vegetais ou apenas vegetais) pode propiciar uma vida mais saudável. Pode ser que na época em que a Codificação foi disponibilizada, falar isso era falar em desnutrição, pois não havia informação e conhecimento da nutrição como se tem hoje.

Devemos entender que vivemos em outra época. Assim como o homem vem galgando degraus ao nível intelectual e moral, essa mesma moral deve ser aplicada no respeito com os animais. E isso não significa de maneira nenhuma acabar com a criação dos animais.

Os outros animais necessitam da convivência humana para trilhar os caminhos da evolução. Assim como acontece com os cães, gatos e outros - chamados - pets, o mesmo acontece com os animais que nos auxiliam em nossa alimentação (ovos, leite e derivados). O contato homem-outro animal é importante também em termos evolutivos para ambos os lados.

Por isso, em nossa maneira de ver, a criação animal - com respeito e amor - vem ao encontro do que o Espiritismo fala em termos de evolução, respeito ao semenlhate, "amai-vos uns aos outros". Não nos lembramos de ler que Cristo tenha especificado apenas a espécie humana quando falou de amor.

A produção animal - que preferimos chamar de criação animal, pois remete maior proximidade e respeito, assim os outros animais em questão são sujeitos e não objetos do processo - não é vilã de uma causa perdida, ela, como propomos, é o início de uma nova era, a era do respeito mútuo: respeitamos aqueles que nos auxiliam nas carências físicas, protegendo-os como um superior protege o frágil.

No livro Missionários da Luz, André Luiz, psicografado por Chico Xavier:
  
                                                       "(...)Em nada nos doía o quadro comovente das vacas-mães, em direção ao matadouro, para que nossas panelas transpirassem agradavelmente. Encarecíamos, com toda a responsabilidade da Ciência, a necessidade de proteínas e gorduras diversas, mas esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos protéicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte. Esquecíamo-nos de que o aumento dos laticínios, para enriquecimento da alimentação, constitui elevada tarefa, porque tempos virão, para a Humanidade terrestre, em que o estábulo, como o lar, será também sagrado."

"A missão do superior é a de amparar o inferior
e educá-lo."
 André Luiz

Veja vídeo abaixo (Globo Repórter - Globo - 25/03/2011):

Descrição do vídeo: "Em vez de  serem criadas em gaiolas, como nas granjas convencionais, as galinhas ficam soltas, em um espaço grande. As chamadas "galinhas felizes" botam ovos com o dobro de vitamina E e 40% a mais de vitamina A."


4 comentários:

  1. Bom dia! Estou muito feliz em descobrir este blog, muita informação relevante, destacando que somos todos irmãos nessa caminhada evolutiva, e que o Amor e o Respeito precisam embasar nossa convivência diária - Sem qualquer distinção de sexo, raça ou ESPÉCIE.
    Porém, acho importante destacar que nesse contexto de igualdade e respeito com nossos irmãos animais, o consumo de todos os tipos de derivados (qq produto de origem animal: ovos, leite, queijo, gelatina, mel, etc) está completamente ligado ao mesmo grau (geralmente, até maior!) de exploração e crueldade que ocorre com o consumo das carnes. Todas as galinhas exploradas na produção de ovos terminam nos matadouros; Todas as vacas exploradas para produção de leite terminam também nos matadouros - Além de serem constantemente inseminadas artificialmente (não produzirão leite se não estiverem grávidas), seus filhotes serão privados desse alimento (que irá servir aos humanos e não ao bebê recem nascido), e serão DESCARTADAS NOS MATADOUROS DO MESMO JEITO, QUANDO NÃO SERVIREM MAIS (pela idade ou problemas de saúde decorrentes de tantos hormônios, remédios e manipulações) PARA A INDUSTRIA QUE AS EXPLORA. Infelizmente, em todos esses casos, estamos falando de "negócios", que visam lucro, crescimento econômico - Por isso mesmo, ética e respeito ao indivíduo não serão prioridade.
    De qq forma, a ciência já comprovou há tempos que a alimentação estritamente vegetal é plenamente viável, para nossa sobrevivência saudável. Sendo assim, pq "abrir exceções em nossos critérios de moralidade"? Necessário considerar a todo instante, as deturpações humanas diante de cada apontamento, nossa capacidade AINDA tão frequente de avaliar o certo e o errado de acordo com nossas conveniências pessoais. Que nossa caminhada evolutiva (nosso ESFORÇO SINCERO NESSE SENTIDO) seja cada vez mais "reta", cada vez mais condizente com os ensinamentos do Cristo de AMOR.
    GRATIDÃO por esse blog, por esse intenso feixo de Luz e de Amor favorecendo nosso conhecimento, reflexão e respeito por esses nossos irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shaula, obrigada por enriquecer este humilde estudo!

      Seja muito bem-vinda! Ficamos à disposição e felizes por poder contar com alguém como você!

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  2. Gente!
    Eu penso que abster-se de qualquer alimento de origem animal não se trata,necessariamente, de ser mais ou menos evoluído espiritualmente. Conheço pessoas que ainda consomem produtos de origem animal e são verdadeiros exemplos de seguidores de Jesus.
    Até porque quando Jesus foi interpelado sobre os seus discípulos por que eles não lavavam as mãos antes das refeições, Ele, o Mestre por excelência, respondeu que "o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca e sim o que dela sai pois provém do seu coração."
    Vale refletir...
    Muitas pessoas, atualmente,estão se considerando superiores por serem vegetarianos ou veganos, e não é bem assim...De que adianta não ingerir e sonhar de olhos abertos com os seus sabores??
    De que adianta não comer e usar sapatos, cintos, bolsas, chapéus etc de couro?
    Eu acredito sim, na "misericórdia", no "respeito" por toda a criação divina e respeito a todos indistintamente, os que comem e os que não comem produtos animais.
    As baratas, formigas, mosquitos (transmitem doenças, ratos etc são animais...ou não? Com base na evolução eles também estão ligados a um princípio inteligente em evolução.
    LEMBREMOS: "O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, movimenta-se no animal e desperta no homem! Léon Denis"
    Pela lógica de não se matar animal, estes que transmitem doenças também deveriam ser preservados por uma questão de respeito ao princípio inteligente em evolução.
    O assunto é complexo e não se pode radicalizar de maneira alguma.
    Segundo o comentário que li acima, até o "mel"?? é um absurdo até porque as abelhas não são mortas depois de fabricarem o mel.AQUI sugiro pesquisa e reflexão.
    E a ciência não comprovou nada quanto a alimentação restrita aos vegetais.
    Recentemente o Dalai Lama foi "obrigado" a comer carne por um grave problema de saúde.(...o líder tibetano Dalai-Lama anunciou que voltara a comer carne. Criticado pelo vegetariano Paul McCartney, o monge budista afirmou que a dieta era recomendação médica. O estudo divulgado na semana passada dá razão ao Dalai-Lama.http://vegan-ufrj.blogspot.com.br/2009/04/comer-carne-faz-mal-epoca_04.html)
    Enfim, penso que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos e que, de nada vale, amar a Deus e aos animais se eu sequer dirijo o olhar ao meu próximo, ou o ignoro, ou cultivo a maledicência para com ele,ou me considero superior a ele por isto ou por aquilo...
    vamos refletir...vamos refletir...
    Se você me perguntar se eu como carne? Não, não como, mas sinto-me ainda tão imperfeita que às vezes penso que eu deveria ter extirpado de mim as mazelas que me tornam assim e que, por certo, não era o hábito de comer carne.
    Deus ilumine o nosso discernimento...paz!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Soninha. Obrigada por seu cometário.

    Existem algumas coisas verdadeiras nele e outras equivocadas. Mas acredito que a reflexão é sempre muito válida.

    Fica a sua dica, pesquisar e refletir sempre é muito importante.

    Gosto muito de uma frase de um pensador indiano que diz mais ou menos assim: "Não é deixando de comer carne que um ser se espiritualiza e se espiritualizando que deixa de comer carne."

    No meu ponto de vista as ações benéficas nunca serão excludentes!

    Grande abraço!
    Conte conosco!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!