sexta-feira, 1 de abril de 2011

Animais têm sexto sentido?



O biólogo inglês Ruppert Sheldrake defende uma teoria: os animais têm sexto sentido e podem adivinhar o que o dono está pensando ou sentindo.

O animal que mais impressionou Sheldrake é o cãozinho Jeiti. Em dezenas de testes, Jeiti teria demonstrado alguma forma de comunicação mental com a dona, Pam Smart.

Um cachorro é de fato capaz de pressentir o momento em que a dona volta para casa? Uma equipe de tevê austríaca vai usar duas câmeras. Uma vai ficar na casa, registrando todos os movimentos de Jeiti. A outra vai acompanhar Pam em uma volta pela cidade.
Os relógios das duas câmeras estão sincronizados. Os pais de Pam não sabem a hora em que ela vai voltar, nem os cinegrafistas, nem a própria dona do cachorro.
13h: Pam está na cidade. Jeiti não se mexe.
14h50: É o momento crítico. A produtora da equipe de tevê diz a Pam: é hora de voltar para casa.
A filmagem indica que 11 segundos depois que Pam se levantou para voltar, Jeiti foi à janela e lá permaneceu, até a chegada da dona. Pam voltou de táxi, porque os cães reconhecem o barulho do motor dos carros dos donos.
Conclusão de Sheldrake: o cachorro não usou a audição, nem o olfato, para perceber que a dona estava chegando. Na verdade, a quilômetros de distância, ele teria percebido o momento em que a dona tomou a decisão de voltar.
“O que me impressionou foi que tentamos de todas as formas explicar o comportamento desse cão através de causas naturais, mas não conseguimos. Ele certamente mostrou que tem alguma capacidade telepática. O cachorro parece estar reagindo à intenção das pessoas”, diz Sheldrake.
Mas como o pensamento sai da cabeça do dono e chega à cabeça do cachorro? Sheldrake afirma que existem campos invisíveis, como ondas de rádio, através dos quais informações e sentimentos circulam, independentemente da distância. Isso, sustenta o inglês, vale para qualquer bicho, seja de estimação ou não.


O inglês Sheldrake acredita na telepatia entre o ser humano e o outro animais e, por isso, é atacado no meio científico. John Madox, ex-editor da prestigiada revista Nature, disse uma vez que os livros de Sheldrake deveriam ser queimados.
O brasileiro César Ades, especialista em comportamento animal, não queimaria os trabalhos do inglês, mas também não assinaria embaixo. “O cão é muito sutil e muito esperto. Então, ele poderá reagir de uma forma que nos pareça, vamos dizer, telepática, quando na verdade ele está usando sinais presentes na situação.”
“Eu ficaria muito curioso de saber que isso acontece, mas não acredito que isso seja suficiente para comprovar a existência de telepatia. Isso não significa que eles não tenham essa capacidade, mas que ela ainda não foi demonstrada”, conclui o especialista.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A luz do Espiritismo vem auxiliar-nos nesta questão. Sabendo que em planos mais evoluídos a telepatia é perfeitamente possível e acessível entre espíritos humanos  - ao contrário do mundo que vivemos hoje, em que a telepatia ainda é muito avançada para a grande maioria dos espíritos aqui encarnados -, por que não acreditar que alguns dos pensamentos de um ser humano não possam ser captados por um outro animal?
Não estamos falando aqui que um outro animal pode interpretar as palavras que preenchem a mente de um homem, mas que ele pode, através da energia, sentir quais são suas possíveis intenções.
Independentemente da verdade, sempre é interessante refletir de maneira lógica.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Para ler a matéria na íntegra, basta clicar: Fantástico

2 comentários:

  1. ótima, tenho uma cedelinha pischer, e tinha faleceu)um filho ele trabalhava embarcado , ela era apaixonada por ele e vice-versa quando ele estava para chegar ela ficava elétrica e quando ele arrumava a mala para ir ela deitava em cima da mala tentando impedí-lo de viajar.Como ela sabia que arrumar a mala significava partir? um dia ele foi e não voltou nesse dia ela ficou triste muito triste, até a notícia chegar e eu entender a tristeza que agora não era só mais dela de todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andreia....certamente esta amiga pode ter percebido o que tinha acontecido, antes mesmo que qualquer um de vocês....os animais não-humanos têm uma percepção muito mais sensível que a nossa!!

    Um grande abraço e obrigada por compartilhar!!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!