segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dor e sofrimento animal (Parte IV)

Veja nossa Proposta de Estudo


Semana passada terminamos um capítulo com a seguinte pergunta: "Por que os animais sofrem?"
 
De maneira simplista, poderíamos dizer que eles fazem parte deste planeta e dividem conosco um corpo físico muito semelhante, o que não deixaria de ser verdade, porém, com o conhecimento espiritual que nos é revelado, podemos refletir melhor sobre este assunto.
 
 

No livro Emmanuel, na página "Animais e sofrimento", tem-se a seguinte análise, revelando-nos certa injustiça: os animais, isentos da lei de causa e efeito, sem culpas a expiar, padecem sacrifícios e dores neste mundo.

Emmanuel considera, em primeiro lugar, ser necessário interpretar o sofrimento "por mais altos padrões de entendimento. Ninguém sofre tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando recursos preciosos para a obter. Assim é que o animal atravessa longas eras de prova a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para se instruir".



Não devemos, porém, aceitar que os animais não-humanos sofram apenas para evoluirem.

Infelizmente, em um mundo de provas e expiações como o nosso, muitos ainda acreditam que apenas o sofrimento leva ao conhecimento e sabedoria de vida ou apenas ele leva a alcançar degraus mais altos na evolução.



Precisamos acreditar e ter a certeza que o amor é uma ferramenta genial e poderosa na busca da evolução espiritual de qualquer ser, podendo ser muito mais eficaz que o sofrimento.

É certo que todos passarão por dor e sofrimento enquanto encarnados e desencarnados por diversos motivos, mas não podemos crer que apenas a dor é fator para a evolução espiritual.



Os outros animais sofrem. A certeza que fica é que somos os grandes responsáveis por sua dor. 

Semana que vem discutiremos o nosso papel diante da dor e sofrimento dos outros animais. O que podemos fazer?

 Grande abraço!

5 comentários:

  1. Como uma criança que não mente em seu olhar quando triste, assim também são os animais.

    Justo por isso, nossa lealdade a eles deve se dar em função de sempre dar-lhes carinho e proteção.

    Até porque, nós, humanos, quando em situações semelhantes, também somos feitos de necessidades, logo, carinho e proteção são sempre bem vindos!

    Tratar aos nossos irmãos com compaixão, sem discriminar raça, é o que tange nossa capacidade de sermos iluminados por Deus!


    Eu tenho a honra de ter um anjo em casa, anjo de patas! Amor não nos falta, porque aqui funciona o 'dar e receber em troca'!


    =)

    ResponderExcluir
  2. "Tratar aos nossos irmãos com compaixão, sem discriminar raça, é o que tange nossa capacidade de sermos iluminados por Deus!"

    Pode-se dizer que racismo, sexismo e especismo são a mesma coisa: preconceito e ignorância.

    Grande abraço querida amiga! Obrigada por sua bela reflexão!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e a reflexão maravilhosa dos comentários! Belo trabalho de esclarecimento vc tem feito aqui no blog, Fernanda! Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse estudo!!! Sempre quis saber sobre o assunto... Estarei sempre seguindo as matérias e consultando as citações no LE.... Muito obrigada pela oportunidade de novos conhecimentos. Que Jesus continue nos abençoando!!!

    Julia Nara

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo retorno queridas amigas! O estudo é muito importante, só assim poderemos defender, em sua plenitude, nossos queridos irmãos animais!

    Continuemos neste trabalho de amor, respeito e divulgação!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!