sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Reflexão importante sobre os animais - LM



Estudemos um importante trecho em referência aos animais transcrito de O Livro dos Médiuns - LM (cap. XXII, da mediunidade dos animais):


                               "Desse progredir constante, invencível, irrecusável, do Espírito humano e desse estacionamento indefinido das outras espécies animais, haveis de concluir comigo que, se é certo que existem princípios comuns a tudo o que vive e se move na Terra: o sopro e a matéria, não menos certo é que somente vós, Espíritos encarnados, estais submetidos a inevitável lei do progresso (1º), que vos impele fatalmente para diante e sempre para diante. Deus colocou os animais ao vosso lado como auxiliares, para vos alimentarem, para vos vestirem, para vos secundarem (2º)."

É necessário cautela ao interpretar este trecho, pois o equívoco em sua interpretação pode ser cometido com certa facilidade. Analisaremos 2 pontos deste trecho.

1º) Sabe-se que, por diversas vezes, foi relatado nas obras da Codificação que tudo na Natureza se encadeia e que tudo está submetido à lei do Progresso. entretando no trecho analisado, o Espírito Erasto parece passar a ideia de que apenas o ser humano estaria sujeito a tal lei. Diante disto, vejamos o que Eurípedes Kuhl relata em seu livro Animais, nossos irmãos:

                              "O texto deve ser compreendido em função do assunto, não se tirando ilações contrárias aos princípios fundamentais da Doutrina, o que seria absurdo. O Espiritismo ensina que tudo evolui no Universo, desde a matéria bruta até os Espíritos superiores. Os animais também evoluem, mas sua evolução é forçada e lenta, produzida por influências exteriores, enquanto a humana é determinada de dentro, pela consciência do espírito já esclarecido do homem. O Espírito comunicante serviu-se das condições de aparente estabilidade da vida terrena para ilustrar o ensino. Trata-se apenas de um recurso literário, aliás bem aplicado, e que deve ser entendido como tal." 


2º) Allan Kardec e os Espíritos na questão 607 de O Livro dos Espíritos relata: "Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criado seres inteligentes, sem futuro, fora blasfemar de Sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas", diante disto não podemos acreditar que os outros animais apenas estariam na Terra para serem usados pelo homem.

No trecho analisado (LM), os animais estão ao lado do ser humano "como auxiliares" e não como meros intrumentos para serem utilizados. Existe uma tendência quando se lê neste trecho os verbos "alimentar" e "vestir", remete-se, quase que instintivamente, nas palavras carne (alimentar) e couro (vestir), esquece-se que os animais estão sim na Terra também para auxiliar-nos, mas também necessitam do auxílio humano. Ovos, leite, mel, lã, fibra têxtil não são necessariamente produtos oriundos de dor e muito menos de morte.

Em nenhum momento os Espíritos relatam a morte animal como "tarefa" de auxílio que seres evolutivamente inferiores teriam para com o homem. É certo que naquela época (o LM  foi publicado em 1861), a interpretação poderia ser esta, pois mal se conhecia os princípos de uma dieta em que a carne não estaria inclusa. Hoje, não se pode ter a mesma interpretação diante de tantas obras de Espíritos como Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes entre tantos outros que relatam o amor e respeito para com os outros animais. Diante da ciência, não é mais justificado o consumo de carne para uma boa saúde  (leia também: A visão espírita e a relação homem e outro animal).

Referências Bibliográficas



6 comentários:

  1. ah muito boa esta materia...hoje de manha eu fiquei muito triste quando passei do lado de um caminhao cheio de ovelhinhas indo para o abate...o olhar delas era muito triste...me cortou o coracao pq elas sabiam que ali seria o fim desta vida delas...eu nao entendo pq o ser humano eh tao cruel...me da nojo de pensar oque o ser humano faz...

    ResponderExcluir
  2. Olá Cibtati, infelizmente a morte dos outros animais ainda faz parte do sistema. Um sistema cruel, que vê apenas os interesses do homem. Por isto deveríamos apoiar sistemas que procuram implementar o bem-estar animal para outros tipos de produção que não a carne. Um dia poderemos viver em um mundo de auxílio mútuo entre homens e outros animais. Trabalhemos para isto, mesmo que sejamos apenas uma gota no oceano!

    Um grande abraço! Obrigada por compartilhar!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Quando será que o homem se conscientizará disso?
    Se fala tanto que a partir de 2012 o mundo será
    diferente e as pessoas vão ser mais amorosas, mas há ainda tanta crueldade com os animais aqui na terra. O humanidade é muito cruel e egoista
    ainda e vai levar tempo para se transformar.

    ResponderExcluir
  4. Esta transformação realmente é muito lenta...precisamos concentrar forças para que consigamos ultrapassar obstáculos e ajudar, como podemos, todos os nossos irmãos - homens e outros animais!

    Obrigada Anne por compartilhar conosco!
    Um grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Enquanto os homens deixarem que o material venha em primeiro lugar, os animais não serão respeitados como seres necessitados de ajuda para evolução e sim como um meio de subsistência para o próprio homem, desse modo aqueles que tem consciência disso devem fazer o possível para a divulgação dessa visão espiritualista e com embasamento científico para que mais e mais pessoas tenham conhecimento desses artigos e possamos um dia em um futuro não muito remot fazer esta transformação de respeito a todo tipo de vida existente , pois somos todos irmãos, homens e animais.

    ResponderExcluir
  6. A divulgação é um dos pontos fundamentais, pois muitos já estão aptos a serem sensibilizados pela causa, talvez o que lhes faltem é a oportunidade de reflexão. Concordo com você Kakau e agradeço por participar deste estudo!

    Um grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!