terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia mundial dos animais



Hoje é comemorado o dia mundial dos animais não-humanos, mesmo dia em que a igreja católica comemora o dia de Francisco de Assis (leia também: A vida de Francisco de Assis).

Esta não é uma coincidência, mas, como muitos sabem, Francisco de Assis é considerado no Catolicismo o santo dos animais não-humanos. Ele demonstrou em uma vida dedicada à caridade, que todas as criaturas estão unidas pelos laços da irmandade e que se deve respeitar todo o ser vivo como um verdadeiro irmão.

Se observamos com atenção a história que revela o modo em que viveu e que tratou todos os animais, poderemos então dizer que Francisco de Assis corroborava com o que o Espiritismo nos traz: os animais não-humanos possuem sim uma alma, pois originam-se de um mesmo princípio, são espíritos!

Veja abaixo um trecho da entrevista com Paulo Fernando sobre a vida de Francisco do site Alma Animal:

                                "Francisco de Assis, em algum momento de sua vida, relatou sobre a alma do homem e/ou dos animais? Francisco teve sob seus cuidados, durante um tempo, um cordeirinho que depois o entregou a sua amiga Jacoba de Settesoli de Roma. Segundo relatos, Francisco instruiu o animal nas coisas espirituais que o mesmo passou a demonstrar um comportamento de reverência em ocasiões de oração ou em missas. Poderia ser um condicionamento? Podia. Mas penso que Francisco não tinha nem jeito e nem tempo para tal coisa. Outro exemplo é o lobo de Gubio, onde Francisco conversou e pacificou o animal em sua passagem pela cidade. Ele instruía, falava e se comunicava com todas as criaturas sobre as coisas espirituais e isso concorre para deduzir que para ele os animais possuem uma alma. Podia não declarar isso, porque poderia ser muito mal compreendido naquela época, mas seu comportamento e atitudes indicam isso sim. Como Francisco poderia instruir o animal nas coisas espirituais se o mesmo não tivesse uma espiritualidade, ou seja, uma alma? Pelo menos é o que eu penso."


Para ler a entrevista na íntegra, basta clicar: A vida de Francisco de Assis 

Hoje, o dia é lembrado em importantes fontes jornalísticas. Escreve-se sobre Francisco de Assis e a permissão que é concedida aos outros animais de irem às igrejas para serem abençoados (O Globo), sobre feira de adoção promovida pela igreja católica (G1) e alguns preferem escrever sobre como a consciência do respeito animal foi crescendo com a evolução da humanidade (Estadão).

O dia nos permite refletir como estamos tratando companheiros de jornada. Será que verdadeiramente consideramos os animais não-humanos como nossos irmãos? Mesmo aqueles que se sensibilizam com as diversas atrocidades que acontecem, agem de maneira respeitosa com todos os animais - homens e outros animais? 

Que o dia seja repleto de reflexão, ação e unidos possemos entrar em corrente de oração por todos os animais. Um dia a harmonia entre humanos e não-humanos não será mais um sonho. Façamos nossa parte!

Leia também:



Um comentário:

  1. Ahhh!

    E como é bom poder usufruir da mesma vocação de São Francisco: AMAR OS ANIMAIS NÃ-HUMANOS COM A MESMA VEEMÊNCIA COM QUE AMAMOS OS ANIMAIS HUMANOS!

    Hoje, dediquei o dia a mimar o meu cachorro..rs
    e orei a São Francisco.

    Abraço fraterno!
    =)

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!