sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os 10 pedidos de um cão



O processo de envelhecimento também ocorre com os nossos queridos animais de estimação. Percebemos que com o avançar da idade, suas forças diminuem, exercitam-se menos, o corpo fica fragilizado, o olhar não tem a mesma vivacidade, dormem por muito mais tempo, não percebem a nossa chegada... Vivenciando este momento com o envelhecimento de meu amado companheiro Teddy, um poodle diabético de 12 anos, é que encontrei este poema e gostaria de repassá- lo a todos aqueles que se dedicam aos cães, gatos, pássaros ... que nos acompanham por toda uma vida.


“Dez pedidos de um cão” Ulrich Klever- zoológo
1. Minha vida dura apenas uma parte de sua vida; qualquer separação entre nós significa sofrimento para mim. Pense muito nisso antes de me adotar.
2. Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também muitas vezes não entende as coisas.
3. Deposite sua confiança em mim, pois eu vivo disso e vou compensá-lo mais do que ninguém.
4. Nunca guarde rancor se eu não me comportar bem, e não me prenda de castigo. Você tem outros amigos, trabalho e lazer. Eu só tenho você!
5. Converse comigo. Eu não entendo todas as suas palavras, mas gosto de ouvir sua voz falando só para mim.
6. Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Eu jamais esqueço.
7. Quando quiser me bater, pense que eu poderia facilmente machucá-lo e que eu não utilizo este recurso. Aprenda a me educar com reforços positivos, carinho, amor. Eu aprendo muito mais fácil dessa maneira.
8. Se tiver insatisfeito comigo porque estou desobediente, preguiçoso, imagine que talvez minha comida não esteja me fazendo bem ou que eu tenha ficado muito tempo exposto ao sol, ou que meu coração já esteja um pouco cansado e fraco.
9. Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não me abandone para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também envelhece.
10. E quando chegar meu último e mais difícil momento, fique comigo. Não diga “Não posso ver isso”. Com sua presença tudo ficará mais fácil para mim. A fidelidade de toda minha vida deveria compensar este momento de dor.
Abraços!
Simone

10 comentários:

  1. Tão simplesmente simples... lindo!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza eles são maravilhosos tenho 3 cachorras e as amam como se fossem minhas filhas e é assim que eu as vejo, amo tanto que chega a doer sei o quanto elas precisam de mim, estarei sempre ao lado delas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela linda mensagem.
    Fiquei muito sensibilizada pque tenho um velinho aqui,tem 16 anos . Amo muito ele,as vezes perco a paciencia pque ele faz coisa errada ,mais depois peço desculpas e dou muito carinho.
    Tenho medo gdo a hora dele chegar,queria que ele morresse sózinho ,sem precisar ser sacrificado.
    Não queria ter que passar por isso ,mais se tiver que ser , vou estar ao lado dele falando com ele,e tendo a certeza que São Francisco vai estar com ele tbém.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Que lindo texto, emocionante...
    Vim desejar um ótimo final de semana!!
    Beijos no coração!♥
    Mari

    ResponderExcluir
  5. é bem aasim mesmo!!!faz 02 meses que perdi minha companheira que se foi com 18 anos,fiz td estive ao lado dela todo o tempo...agora amenizada a dor adotei uma pequena que vei encher de alegria minha casa junto ao casal que eu ja tinha

    ResponderExcluir
  6. a mensagem é linda...faz 02 meses que minha companheira se foi aos 18 anos,estive com ela até o ultimo instante,ela ja estava surda,banguela,sem muito equilibrio por conta da artrose no quadril E,masi ela me conhecia pelo cheiro,ai....como é duro aceitar a perda...mais enfim hj passado 02 meses,adotei uma pequena que esta enchendo minha casa de alegria junto com meu casal de daschund...a amor por u bicho de estimação é incondicional!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso o texto...Fiquei emocionada pois tenho dois poodles que amo muuuiito, tento sempre fazer o melhor por eles e espero que esteja conseguindo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!