quinta-feira, 1 de março de 2012

As crianças e a sensibilidade à causa animal





Quem não se lembra do famoso video, em que um garotinho vendo seu irmão matar uma formiguinha, começa a chorar compulsivamente?

Naquele momento, aquela criança conseguiu colocar em prática aquilo que todos os seres humanos têm capacidade de fazer, porém a minoria faz: colocar-se no lugar do outro – humano ou não. Não entremos no mérito da senciência da formiguinha, mas de como este menino foi capaz de sofrer ao imaginar o sofrimento daquele pequeno ser.



Neste mesmo sentido, parece que mesmo inconscientemente, crianças se recusam a comer alimentos provindos da crueldade. Segundo Fábio Chaves, idealizador do site ViSta-se, “Mesmo crianças muito pequenas, sem conhecimento e maturidade suficientes para tomar decisões de forma consciente, rejeitam comer animais (...)”.

Infelizmente a maioria dos médicos e nutricionistas são desinformados sobre a possibilidade e melhor qualidade de uma dieta vegetariana, mesmo para crianças e em qualquer idade. Claro, os pais seguindo as instruções destes profissionais, oferecem carne às crianças, mesmo a contragosto. Foi o que aconteceu com a jornalista Rosana Jatobá. Transcrevo alguns trechos de seu blog:

                                               “A minha mais recente batalha em prol de uma mesa verde é dentro de casa. No começo foi lindo. Consegui fazer a papinha com vegetais orgânicos, livres de pesticidas e agrotóxicos. Mas duas semanas depois veio a notícia perturbadora. O pediatra recomendara introduzir a carne (...). Tentei dissuadi-lo, sugerindo a substituição por alimentos ricos em ferro, cálcio e proteínas. Invoquei um estudo apoiado pela Academia Americana de Pediatria, que afirma que a dieta vegetariana é similar a qualquer tipo de dieta que tenha um planejamento igualmente adequado. Não houve jeito.

-A carne é importante para o desenvolvimento infantil, sobretudo para os seus bebês que são prematuros e podem desenvolver anemia. O adulto até pode suprir as deficiências nutricionais por meio de medicamentos, mas para quem está em idade de crescimento, há risco de desenvolver doenças crônicas e os danos costumam ser irreversíveis para as funções cognitivas, disparou o Dr Paulo Telles.”

Se digitarmos no Google a frase “Crianças que não querem comer carne”, aparecerão matérias, artigos em blogs sobre como ensinar/forçar/enganar a criança e fazê-la comer carne. São mães, pais, médicos, nutricionistas mal informados e que, na maioria das vezes, não aceitam os avanços da ciência em relação ao tema.

Para nossa alegria, existem também sites que trazem informações claras sobre a possibilidade de oferecer uma dieta vegetariana para qualquer pessoa. A exemplo da reportagem abaixo da Record News (vídeo no YouTube)




obs: acredito ser importante o auxílio de um profissional da área para qualquer um que queira tornar-se vegetariano e acredito verdadeiramente que esta ajuda é essencial nesta fase de transição.

Ainda Vanessa Rosa em sua coluna “Dia a dia – uma mãe vegetariana” apresenta os benefícios e o por que oferecer uma dieta vegetariana a seus filhos. A exemplo disto, trata de maneira muito saudável o tema nesse artigo: 4 bons motivos para educar crianças no regime alimentar vegetariano.

As crianças são sensíveis à causa animal, acredito que se a maioria delas soubesse como a carne chega em seus pratos, recusariam-se imediatamente a comer.

Como diz a pequena Liz no vídeo acima quando questionada sobre o que come, ela, sem demora, diz: “Vaquinha não (…)”, “Porque bicho não é comida”.

Uma pergunta que fica é: por que as crianças estão cada vez mais sensíveis à causa de respeito e amor aos animais não-humanos? Bom, este é assunto para outro artigo, mas, sem dúvidas, há uma explicação.

Grande abraço!
Links relacionados:

O blog Animais e o Espiritismo é adepto à discussão saudável, por isso fornece fontes a favor e contra o assunto abordado, sendo cada um responsável pela decisão que tomar segundo suas possibilidades e consciência.

2 comentários:

  1. O dia em que a humanidade virar vegetariana, o mundo será mias evoluído e certamente estará em harmonia, porém é difícil combater o mercado consumista e pecuarista, onde os maiores reféns são criaturas indefesas como os animais . Fica difícil argumentar quando se é minoria( o caso dos vegetarianos), as pessoas continuam primitivas e sedentas por sangue, usando a justificativa que se sentem fracas quando não consomem carne, não que isto seja mentira, mas a cabeça e a cultura do ser humano
    esta tão enraizada pelo consumo da carne animal que se esqueçem do sacrificio que os animais sofrem p servirem de alimento .

    ResponderExcluir
  2. Há alguns dias li uma frase de Buda:
    “O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.”

    Muitas são as pesquisas científicas que relatam a possibilidade da vida saudável e o vegetarianismo!

    Você está repleta de razão, ainda somos a minoria, mas com o avanço da moralidade, o conhecimento vencerá!

    Façamos a nossa parte!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!