terça-feira, 19 de junho de 2012

Guarda responsável de animais domésticos




Nos últimos anos o número de pessoas que adquirem um animal de estimação tem aumentado, principalmente cães e gatos. Porém adquirir um animal não é tão simples assim, pois devemos lembrar que um animal pode viver em média 12 anos (no caso de um cão por exemplo), e que irá precisar dos seus tutores todos os dias. Com o aumento de aquisição dos animais domésticos também tem ocorrido a elevação do número de abandono dos mesmos, por vários motivos, por isso antes de qualquer atitude devemos ter em mente os pós e contras.

http://almaanimal.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif
O proprietário deve ter cuidados e responsabilidades com o seu animal assegurando bem estar, e boas condições de saúde física e mental. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio, porém alguns cuidados devem ser levados em consideração para o bem estar de ambos (proprietário e animal).

Ao adquirir um animal assume-se uma responsabilidade muito importante, pois ele irá passar toda a sua vida junto ao seu novo proprietário, sendo assim, a posse responsável envolve uma série de condições que devem suprir as necessidades dos animais.

Fornecer ao animal apenas água e comida é o mínimo, mas é necessário cuidar de sua saúde, com visitas regulares ao veterinário, ser vacinado, vermifugado, tomar banho e ser educado, porém sempre respeitando as características do animal.

Manter sempre o animal em casa também é muito importante, jamais deixar solto nas ruas, e para os cães o passeio é fundamental para seu bem estar. Nesse caso sempre usar uma guia para conduzi-los e não esquecer de recolher os seus dejetos. A identificação do animal com uma placa ou coleira também é bastante viável, no caso do animal se perder.

A posse responsável também implica em atenção e carinho, pois são seres vivos que também devem ser tratados com muito respeito, e assim como os humanos eles também sentem solidão. Portanto ao adquirir um animal deve-se ter a consciência de que eles precisam de atenção e não devem ficar sozinhos por muito tempo e num espaço pequeno, pois precisam expressar o seu comportamento natural.

A guarda responsável também inclui evitar as crias indesejáveis, sendo aconselhado a castração de machos e fêmeas. A castração é um método seguro, de baixo custo, eficiente e definitiva. Ela impede incômodos do cio e prenhez indesejada, e é uma alternativa de controle populacional de cães e gatos.

É muito importante sempre lembrar que a partir do momento que compramos ou adotamos um animal, passamos a ser responsáveis por eles até o final da sua vida, e ser proprietários responsáveis envolve termos a consciência de que eles merecem todo o nosso respeito, atenção e amor. A partir do momento que os animais foram domesticados nós somos os seus guardiões, e ao invés de comprar um animal por impulso, adote um, existe vários que estão a procura de um lar e de um guardião responsável.

Abraços!
Aline

3 comentários:

  1. Ótima postagem! Adotar é amor e amor é compromisso!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Fizemos uma homenagem ao blog.
    Espero que gostem:

    http://nososcachorros.blogspot.jp/2012/06/blog-animais-e-o-espiritismo.html

    Abraxos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas observações, concordo com todas!!!

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!