quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ame imensamente

Algumas histórias (ou estórias para quem preferir) já foram contatadas aqui por amigos do blog. Sempre nos emocionamos e confirmamos os laços de amor que existem entre humanos e não humanos.

Hoje, gostaria de contar a história da Gabi. Na verdade, não irei detalhar sua vida, mas quão importante ela foi e sempre será em minha vida.



Dividimos bons momentos por quase quatro anos. No dia 25 de dezembro de 2013, seu corpinho não suportou a sobrecarga de um câncer diagnosticado há um ano. Ela deu mais um passo em sua evolução. E que alegria foi tê-la por perto e ter, de alguma maneira, auxiliado nesse processo (certamente ela me auxiliou muito mais).

Recebo muitas mensagens de pessoas relatando o sofrimento que é “perder” entes queridos – “entes queridos” são humanos e não humanos; não entendo a dificuldade de alguns em relação a isso. Digo que os laços de amor são eternos e que devemos nos alegrar, pois fizemos parte da suas vidas, compartilhamos momentos, ajudamos e fomos – imensamente – ajudados.

Aí está o sentido da vida: compartilhar o amor. E é tudo isso que fazemos quando temos a oportunidade de nos alegrar com aqueles olhos ao chegarmos em casa, a “risadinha” (a Gabi fazia) quando falamos em tom agudo com eles, o carinho inesperado de uma patinha roçando o seu peito em busca de carinho, a companhia em dias que apenas queremos a compreensão de um olhar…


A Gabi já era considerada uma paciente terminal. E isso é muito difícil de aceitar. Infelizmente, a morte (corpo físico) ainda é sinônimo de desespero. E isso só faz mal para quem vai e para quem fica. Chico Xavier dizia que a saudade é uma dor que dói nos dois mundos. Muitos são os relatos dos efeitos negativos que a tristeza de quem fica atrapalha na caminhada de quem vai.

Chore o quanto for preciso, mas pare o mais rápido que conseguir. Não sabemos com toda a certeza os efeitos da nossa tristeza sobre os nossos amiguinhos quando desencarnam. Entretanto, posso afirmar que bem nunca farão.

Eu realmente acredito que entre nós e os que amamos existe um laço eterno, como se fosse um grande tubo de luz, ligando-nos uns aos outros. Por meio dele, temos muitas percepções sobre os outros, sentimos o que eles sentem, passamos nossa energia para eles. Assim, se você emana boas energias, isso vai ser passado adiante. Se emana más energias, da mesma forma acontecerá.

Por isso, amar, mais do que chorar a despedida, é se recuperar, deixar o egoísmo de lado, entender que a vida aqui é uma passagem, que a vida continua para todos nós.


Muitos me perguntam se eles esquecem de nós quando desencarnam. Eu pergunto: você esqueceria? Não!

De novo, a morte é uma passagem. No mundo espiritual, somos os mesmos. Não existe mudança de personalidade, de vontade, de pensamento, de emoção de uma hora para outra. 

Claro, a percepção é aumentada nessa situação. Imagine, por exemplo, para aquele humano que desencarna e, não acreditando em vida após a morte, se depara com um mundo novo…a percepção mais clara do que a vida realmente é auxilia no processo geral de evolução, mas não muda ninguém. Um viciado em cigarros, continuará sendo viciado depois da morte física.

Um cão, por exemplo, não se esquecerá de seu dono – que não é dono, e sim  amigo, tutor, ente querido, amado –  porque não vive mais no corpo físico. 


Acontece com eles da mesma forma que acontece conosco. Existe um complexo processo para que a caminhada rumo à evolução continue. Eles reencarnam como nós e, nesse processo, as memórias de vidas passadas ficam adormecidas. Adormecidas não significam esquecidas. Por isso, a ligação entre nós e eles é eterna. Uma vez que compartilhamos o amor, ele será compartilhado eternamente, mesmo que a distância física exista.

A Gabi viveu cerca de quatro vezes mais do que o esperado. Ela viveria mais três meses depois do câncer diagnosticado. Ela viveu por quase um ano. E posso dizer que foi uma vida boa. Ela corria, brincava, dava risadinha, subia na mesa, pedia pra dormir na cama de madrugada…fazia todas a coisas fofas que eles fazem e um pouco mais.

De três semanas até ontem (25/12/13) ela piorou, ficava mais quietinha, mas ainda balançando o rabinho, acordando feliz da vida para fazer o primeiro xixi do dia, pedindo e dando carinho. 

As crises cardio-respiratórias aumentaram , até que ela não suportou e se foi.

Nesse dia, o veterinário sugeriu colocá-la em um baia na ala de internação da clínica (ou seja, eu não teria acesso) para que ela pudesse ficar mais confortável recebendo oxigênio. Vi o veterinário com aquele ser frágil e pequeno nas mãos descendo as escadas…Foi a última vez que a vi, pelo menos em corpo físico.

“(…) ela deitou, apoiou a cabeça no piso da baia (…) tentamos entubá-la (...) mas a perdemos”, ele me disse às 16h15 pelo telefone. Chorei, chorei muito…o turbilhão de coisas que passa na nossa cabeça nesses momentos é indescritível.

Fiz questão de ir à clínica e ver o corpinho dela. Não sabia se ela estava ainda lá – existem relatos de animais que permanecem perto depois do desencarne –, mas sabia que se ela estivesse ali, eu daria meu apoio e, pelo menos, pediria auxílio aos amparadores dos animais.


O corpinho dela estava lá. Eu não pude senti-la. Ela já tinha sido amparada.

À noite, quando deitei na cama, fechei os olhos e ainda muitas lágrimas caíram, mas fui me acalmando. Aos poucos, uma cena foi se formando em minha mente, uma mulher com feição tranquila, aparentemente com seus 30 anos, cabelos pretos e longos cuidando da Gabi na hora do desencarne. A Gabi, ainda deitada e dormindo, flutuava sobre seu corpinho, recebendo energia clara e sutil.

Meu coração se acalmou, ela foi amparada. Eu sei que todo o amor que tenho por ela auxiliou nesse processo de alguma maneira. E se a tristeza tomou conta de mim por algumas vezes, agora ela já se foi, com a certeza de que meu amor é muito maior.


Se eu pudesse deixar um recado, depois de ter tido o prazer de compartilhar a vida com essa pequena menina, seria o seguinte: amemos imensamente, isso trará a cura e o conforto que precisamos. No momento em que entendermos que a vida sempre continua e que cada ser tem seu propósito, que compartilhamos e que não somos donos de alguém, amaremos verdadeiramente. Todo o resto é a ilusão do que é o amor.

Fernanda

44 comentários:

  1. Fer, muita luz para você, que você continue iluminando nossas vidas, mesmo nesses momentos, a Gabi eu a conheci e me encantei com essa pequena, é apenas uma pausa na convivência, por que o amor, ah esse ecoa pela eternidade gerando cada dia mais frutos, Meus sentimentos e desejo de muita luz para você, obrigado por partilhar esse momento. Abraço Seu amigo José Luis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zé Luis! Obrigada pelo apoio! Suas palavras me confortam muito nesse momento...

      Obrigada pelo apoio! Grande abraço!

      Excluir
  2. Que história linda!! Estou com a melhor gata do mundo há 15 anos e sei que logo logo chegará a hora dela e já tenho me preparado para esse momento. A sua experiência me inspira e motiva a ter serenidade. Que linda data ela "escolheu" heim!?? Um abraço bem carinhoso pra vc que amou de verdade. Nancy BRASÍLIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Nancy!

      Precisamos pensar nesses amigos, às vezes o egoísmo do ser humano é tão grande que deixa de lado o que realmente importa...

      Grande abraço para vocês! :)
      Fernanda

      Excluir
  3. Fernanda, obrigada por compartilhar essa linda história. Assim como vc perdi tbm meu peludinho na véspera do natal deste ano. A saudade é imensa, já chorei bastante... Mas suas palavras me fizeram muito bem. O Falco, assim se chamava meu cachorrinho, era muito especial. Foi um verdadeiro companheiro, muito me ensinou sobre o amor puro... Tenho certeza q a sua Gabi e o meu Falquinho muito nos fizeram felizes e q nós os amamos intensamente... Mais uma vez obrigada pelo seu relato. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar! Isso é muito importante!

      Com certeza o Falquinho muito a auxiliou, assim como você o auxiliou....quando deixamos o amor nos envolver, os amparadores tem um ambiente propício para nos auxiliar sempre que preciso....

      Grande abraço!!
      Obrigada!!
      Fernanda

      Excluir
  4. GABI,
    Gabi, de todo o meu coração, muito obrigado por você ter passado em minha vida, apreendi que você sabia dar risadas e isto me deixava maravilhado, pois, depois de nos entendermos em nossas individualidades eu pedia e você sorria, puxa era muito bom e único,....eu pedia para aquele pequeno “ser” “dá risadinha, dá risadinha”... e lá estava ela arregalando a boca e mostrando os dentinhos...literalmente dando risada.
    Gabi só posso agradecer o tempo que convivemos. Agradecer aqueles momentos que subitamente você vinha bem de mansinho na beira do sofá lá da sala e pedia gentilmente com uma das patinhas dianteiras que você queria carinho. Agradecer pela sua alegria quando levávamos você para passear lá na praia e você dava aqueles sobrepassos de pura alegria pela curtição do passeio. Agradecer poder ver seu jeito de matrona quando ia para o banho e frente a tanto outros da espécie, por ordem da casa. Agradecer sua intolerância com qualquer um que queria dançar em sua frente e imediatamente você vinha impor respeito com avanços e pequenas mordidinhas nos pés disponíveis ou quiça oponíveis. Agradecer seus desaparecimentos dentro de casa e os momentos de busca que eu Ana Maria fazíamos para localiza-la.
    Gabi é alegria, Gabi soube aproveitar seu tempo e no tempo dela, digo dela, porque contra as expectativas e prognósticos profissionais ela fez seu tempo para poder aguardar os melhores encaixes nos tempos de seus entes queridos e poder desfrutar verdadeiramente do tempo de despedida e passagem.
    Claro que chorei e ainda choro, sei lá por quê? Saudades? Porque não aceito a ausência de alguém que fez parte de meu dia a dia? Pela meiguice de Gabi? Por saber que não mais a verei?.....................sei lá?
    Mas sou feliz por ter você em minha lembrança, vou poder continuar a falar de você, contar suas historias, lembrar de seu latido, suas lambidas, de seu sono, de suas preferencias, a forma como você gostava de comer, enfim vou sempre lembrar de você GABI.
    GABI, passou em minha vida, obrigado GABI.

    José Roberto Rodrigues Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)

      ........................................................

      Obrigada......!!!

      Excluir
  5. Gabi foi e sempre será muito especial, uma guerreira.

    ResponderExcluir
  6. Ah Fernanda, tão lindo seu depoimento, sei que estamos por aqui só de passagem e em aprendizado, e, mesmo eu sabendo que a vida não termina com o último suspiro, que ela sempre continua do outro lado, como gostaria de já ter esse grau de evolução em que você se encontra, seria tão mais fácil aceitar o inevitável...toda a paz e serenidade à você nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marisa, é muito, muito difícil...você sabe...

      Tentar colocar em prática o pouco que sabemos sobre a espiritualidade é algo que devemos tentar...

      Talvez, quando nossos amados partem, temos a oportunidade de amar imensamente...estou tentando...

      Obrigada por compartilhar! Conte comigo!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  7. Chorei bastante lendo o seu relato... Um dia esse momento tão difícil chegará para mim também e eu espero ser tão forte e serena quanto você. Muito obrigada por compartilhar sua história! Desejo de coração que sua dor possa ser confortada hoje e sempre e que a pequena Gabi esteja, nesse momento, cheia de saúde e rodeada de muito carinho lá no mundo espiritual. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, querida amiga!

      Com certeza, nossos amiguinhos, rodeados de amor aqui, também serão lá!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
    2. Fernanda, li o seu relato na hora certa, a Minha Amada e Querida filha Grampola Maria, partiu dia 29, em 15 dias ela partiu.
      Faço das suas palavras e sentimentos os meus. A dor da perda de uma filha e enorme. Mais calma orei e agradeci ao SENHOR por ter me dando a FELICIDADE de te-la ao meu lado.
      Filha amada . filha querida, mamãe jamais vai ter esquecer. A saudade vai ser eterna.

      Excluir
    3. Obrigada por compartilhar! Isso é muito importante para nós! ;)

      Excluir
  8. Estou passando por esse sentimento agora. Perdi meu cachorro tao amado dia 26/12/2013. Os veterinarios nao souberam dizer o q houve, mas imagino q tenha sido hepatite pelos exames q vi depois de sua morte. Foram 3 dias de sofrimento mútuo, ele lutando pela vida e meu e da minha filha por nao conseguirmos ajuda lo. O veterinario queria deixa lo na clinica mas felizmente Deus me iluminou e eu resolvi traze lo para casa. Na sua ultima hora de vida, conversamos, fiz carinho, pedi perdao por nao conseguir salva lo e ele sem forcas ainda conseguiu abanar o rabinho 3 vezes. Sinto muitas saudades e as lembranças ainda muito vivas em cada canto da casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Luciana....obrigada por compartilhar!

      O amor que estava os envolvendo naquele momento foi essencial para o trabalho da equipe espiritual, tenha certeza! E ele foi encaminhando e muito amado!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  9. Perdi meu grande amigo Max no mesmo dia aproximadamente entre 23 horas e alguns minutos, deixo aqui aqui umas palavras para nosso companheiro de 9 anos e meio.
    Deus com certeza em sua infinita sabedoria reservou um lugar muito especial para o nosso amigo, quem sabe um dia para minha alegria a gente se encontra lá.
    Adeus meu amado cão, você foi meu companheiro, amigo e confidente, me ouvindo silencioso e atento, querendo de mim só carinho e atenção, meu companherinho, te amo e ficarei com muitas saudades......sempre, mas sempre mesmo vc estará presente em minha vida. Foi um grande prazer ter estado contigo nesses anos. QUE DEUS ABENÇÕE

    ResponderExcluir
  10. Meu graande amigo Max, se foi no mesmo dia 25/12/2013 aproximadamente as 23 horas e alguns minutos, com seus 9 anos e meio, Deus com certeza em sua infinita sabedoria reservou um lugar muito especial para o nosso amigo, quem sabe um dia para minha alegria a gente se encontra lá.
    Adeus meu amado cão, você foi meu companheiro, amigo e confidente, me ouvindo silencioso e atento, querendo de mim só carinho e atenção, meu companherinho, te amo e ficarei com muitas saudades......sempre, mas sempre mesmo vc estará presente em minha vida. Foi um grande prazer ter estado contigo nesses anos. QUE DEUS ABENÇÕE

    ResponderExcluir
  11. Linda mensagem, Fernanda. Perdi meu Wolverine dia 20/11. Morreu de problemas cardíacos aos 12anos. Achei seu site em busca de consolo,admito, ainda é difícil, já momentos em que caio em desespero , penso o que mais poderia ter feito , apesar de ele ter sido acompanhando por especialistas. Espero muito conquistar essa sua serenidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil, por vezes as lágrimas vêm aos olhos, mas sempre estou na tentativa de amá-la imensamente, pois sei que isso se refletirá, de alguma forma positiva, na vida dela, no lugar que ela estiver!

      Obrigada por compartilhar! Grande abraço!

      Excluir
  12. Que lindo, Fernanda. To chorando aqui com isso enquanto faço carinho no meu pequeno que já tem 14 anos, e sempre me preparando pro dia da despedida, Suas palavras foram muito importantes pra mim, pois o importante é simplesmente amá-los assim como eles nos ama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! O caminho sempre é o amor....e o amor a gente não explica, apenas sente...

      Grande abraço! Obrigada pelas palavras!

      Excluir
  13. Obrigada por compartilhar Chorei de saudade da minha gata Simba. Foram 12 anos de muito companheirismo m Que sua amada Gabi esteja junto a ela e seus amiguinhos saltitando felizes na Ponte do Arco-íris.Bjs Cissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cissa! Com certeza eles continuam no caminho da evolução espiritual auxiliados pelos amigos espirituais!

      Obrigada! Grande abraço! Fernanda

      Excluir
  14. Me emocionei, muito lindo! Sei que vou sofrer a cada um dos meus mais de 30 quando se forem, mas a vida e morte são realidade e temos que aprender a suportar essa separação, sem mais, Feliz Partida! Jeane Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga! Parabéns pelo lindo trabalho com seus 30 amigos! Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  15. Gabi, perdi meu Pitoko , um poddle de 14 anos no sábado dia 18/01/2014, estava indo pegar a cestinha para leva-lo ao veterinário, e quando fui pega-lo percebi que havia falecido, provavelmente naquele minuto, pois seus olhinhos estavam abertos. Imediatamente o coloquei em meu colo e fiquei o ninando como se estivesse vivo, depois deitei na cama e o coloquei em cima do meu coração e assim permaneci por algum tempo. Sinceramente, não tinha consciência do que estava fazendo, agora entendo que o estava o ajudando na transição porque provavelmente o seu espirito ainda permanecia por perto.
    Ele já tinha muitos problemas de saúde e ia acompanhando, estava com sequelas na perninha devido a síndrome de cushing, mas aprendeu a andar mancando e estava feliz. Sjnto-me culpada de não ter dado tempo de leva-lo ao veterinário, mas acho que tudo é provisão de Deus, pois ele morreu em casa, poderia ter morrido no trajeto e olha só o perigo se eu dirigindo visse uma cena dessa, provavelmente entraria em desespero. Ele partiu antes para evitar que eu corresse algum risco.
    Engraçado que a noite sonhei com ele pulando na cama e se pendurando na janela e andando perfeitamente pela casa, coisa que ele não mais fazia devido a doença e no sonho eu dizia "Ah que bom o Pitoko sarou e nem vou precisar leva-lo ao veterinário" - As vezes penso que não foi um sonho, pois parecia-me bem real, talvez era o seu espirito perfeito já se desprendendo do corpinho debilitado.
    Mas choro muito, não me conformo, penso que fiquei em debito com ele e peço a Deus para que ele me apareça em sonho e eu sinto que ele esta mais feliz agora do que na Terra.
    Quem sabe um dia se for permitido por Deus ele volte . Mas oque quero mesmo e que ele seja feliz e que me perdoe não ter dado tempo de salva-lo. Sei que fiz muito por ele mas gostaria de fazer muito mais.
    Meu Pitoko, espero que essa dor um dia passe e se torne uma doce saudade, Te amo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...obrigada por dividir essa história conosco.....é incrível como depois da passagem deles, observamos que muitos tutores têm "sonhos"....provavelmente não são sonhos, são visões reais.....da liberdade do corpo físico cheio de limitações.....

      A despedida temporária nunca é fácil, mas devemos nos apegar no amor, apenas o amor verdadeiro pode nos auxiliar nesse momento.....no desprendimento de aceitar que cada ser tem seu próprio propósito.....

      Obrigada!! Grande abraço! Fernanda

      Excluir
  16. Deixo aqui uma dica para quem quer adotar um animalzinho, visite http://www.doaçãodefilhotes.com.br
    (doação de animais )é um site que esta cheio de animais que precisam ser adotados! Visitem por favor! Vc pode se apaixonar por um deles! adoação de animais é uma iniciativa muito boa!

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos! Hoje estou lendo e conhecendo a história da Gabi. Também estou sofrendo a perda do meu amiguinho ou melhor do meu filhinho BOB ( Binho) como eu o chamava. Ontem depois de um ano e nove meses juntos 24 horas em todos os lugares,inclusive na hora de dormir, tive meu filhinho atropelado por um carro na porta da minha casa. Estou arrasada! a única coisa que eu conseguia dizer a ele todos os dias e todas as horas era: Binho mamãe te ama! e amo mesmooo, muito! quero aceitar a partida dela ,mas minha alegria era ele. todos os dias ele pintava muito e me acordava aos beijos e andando em cima de mim. só queria saber o que acontece com o cãozinho quando ele desencarna, se nasce de novo como cão ou se tem uma chance de nascer humano. Sei que o amei incondicionalmente. Saudades que me maltratam. só Deus para acalmar meu coração. sei que muitos não entendem isso. só sei que amei e ainda o amo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty,....tente ficar em paz, com seu coração tranquilo...tudo há de ficar bem!

      Os cães, assim como todos os outros animais, inclusive o humano, encarnam e desencarnam, isso é, vem ao mundo num corpo físico e voltam ao plano espiritual e, depois de um tempo, voltam ao corpo físico de novo. Esse é o processo de evolução de um ser.

      Somos todos espíritos, entretanto, imagine uma longa estrada, nós - humanos - estamos um pouco a frente dos outros animais. Assim, podemos dizer que somos irmãos mais velhos, ou seja, devemos cuidar dos nossos irmãos mais novos - os não humanos.

      Demora muito tempo para que um espírito que está encarnado em um corpo de um cão, por exemplo, vir a encarnar no corpo humano....isso é algo que sabemos muito pouco, mas entenda, todos somos espíritos, humanos e animais têm a mesma origem e caminham para um mesmo objetivo: a evolução espiritual.

      Tenha certeza que seu amigo foi amparado e com muito amor encaminhado.

      Fique em paz e conte conosco se precisar!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  18. Eu parei por 2 vezes de ler o seu relato simplesmente para ir chorar no banheiro, pois estou no meu trabalho. Lindo, emocionante e confortante. Obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Magareth....seu comentário é muito importante para nós!

      Grande abraço! Fernanda

      Excluir
  19. EU perdi a minha bebe a pouco 4 Dias e esta muito dificil suportar sua ausencia , MAs acredito que Dei todo amor a ela. Hj ela descansa, me protege em algum Lugar melhor e EU espero que deus acalente o meu coracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua amiga foi amparada, tenha certeza, quando eles são envolvidos com nosso amor, a equipe espiritual consegue trabalhar melhor e envolvê-los com muito amor também!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  20. Sinto que parte da minha vida acabou ontem. Minha Lucia se foi e nada tem sentido mais. Ela era linda, sem raça definida,gordinha, pintadinha e super inteligente. Sabia se comunicar bem, entendia tudo, era minha melhor amiga. To pessima! Sinto um buraco dentro de mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, a única forma de tampar esse "buraco" é se apegando ao amor que tem por ela, esse nunca acabará......quando dois seres se amam, o laço é eterno. Você sempre estará ligada a ela e ela a você.

      Mas pense que é sua responsabilidade se essa ligação será de amor ou de dor. E que essas sensações que você tem, podem ser sentidas de alguma forma por ela, inclusive prejudicando os novos caminhos que ela deve percorrer!

      Se apegue no amor, querida amiga! Tudo há de ficar bem!

      Grande abraço! Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  21. Nosso. .q lindo, vc deve ser um espírito de luz q veio para nos orientar. Já gosto de vc d uma maneira incrível! Bj no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra! Estou bem longe disso! :)

      Mas fico muito feliz em compartilhar essa história e mostrar que o melhor caminho sempre é o amor!!

      Grande abraço! Obrigada!
      Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!