segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alma Animal (Parte I - Os Animais têm Alma?)



Veja a nossa Proposta de Estudo.

Para aprofundar o estudo e focar no que nos é de interesse - Os Animais e o Espiritismo -, é necessário que entendamos que o início é apenas um: Deus; somente Ele e talvez espíritos angelicais tenham este conhecimento. Assim, seria ilógico pensar na divisão de criação espiritual, em seu princípio, de Homens e outros animais.

Emmanuel diz que só Deus - "O Divino Escultor" - produz a maravilha da criação de um ser; por mais rudimentar que seja, emoldurando a mônada com elementos inorgânicos (minerais), confere-lhe movimento, evolução, Eternidade, enfim, o dom supremo: a Vida!  

Leon Denis, no Livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor" (FEB Editora), diz que o espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem (estudaremos mais a frente o conceito dessa frase). Este e muitos autores confiáveis com seus estudos sugerem que todos os homens já transitaram pelos reinos inferiores da escala evolutiva, até chegar ao estágio atual, ou seja, os reinos da natureza que compõem o planeta Terra estão em constante atividade de evolução. Assim como o homem almeja viver em mundos felizes, nas moradas dos espíritos puros, e busca a perfeição através de sucessivas experiências reencarnatórias, os irmãos que compõem a outra parte da população planetária, como os minerais, vegetais e animais, chegarão um dia ao estágio humano.

Alguns ainda dizem que os animais não possuem espírito, não o possuem mesmo. Os animais SÃO espíritos. A essência divina que dá a vida a um animal é o espírito.

A questão 598 de "O Livro dos Espíritos" esclarece que os animais possuem alma, porém diferente da alma do ser humano: "(...) Há entre a alma dos animais e do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus". Ainda discutiremos o conceito dessa frase, por enquanto ela nos basta para entender que, apesar de inferiores na escala espiritual, os animais alcançarão um dia a condição de espírito para animar o corpo de um homem. Tal é a evolução: inexorável para todos, sem exceção! 

Continuaremos a estudar esse assunto semana que vem: "Alma Animal (Parte II)"

Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 296, 1995.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 91 – 95, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 20, 2010.

2 comentários:

  1. Olá Fernanda.

    Estarei acompanhando esta sessão do seu blog. Como vc sabe tenho bastante interesse neste assunto. Adoro os animais. Muito legal o seu blog, quando tiver algo relacionado ao assunto, envio para vc. Um grande abraço,
    Déia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Déia! Ficamos muito felizes com sua presença e participação neste estudo!

    Grande abraço! Conte conosco!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!