segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O processo de reencarnação nos outros animais (Parte II)




Veja nossa Proposta de Estudo.


Conhecendo a reencarnação como instrumento divino da Lei do Progresso, pode-se, de maneira óbvia, afirmar que a reencarnação é instrumento utilizado por todos os animais rumo à sua evolução espiritual.

Todos são contemplados: Homem e outros animais.

Pode-se supor que, à medida que progridem, o que significa acúmulo de experiências, os animais vão subindo os galhos da grande árvore genealógica da espécie.

Eurípedes Kuhl, no livro Animais Nossos Irmãos, escreve

"(...)Assim, talvez não seja exagero conjeturarmos que o gato mansinho de hoje terá sido ontem o felino selvagem e predador, de grande porte (...)."

É importante dizer que ainda não é dado o conhecimento para que se conheça, em detalhes, os mecanismos da evolução animal, o que também inclui a evolução do ser humano, porém, o autor, apresentou de maneira lógica uma possível parte do mecanismo, e isto nos ajuda a pensar sobre o assunto, o que é muito válido.

Vejamos o que o Livro dos Espíritos (LE) tem a ensinar:

601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?
Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.”

Nada há nisso de extraordinário, tomemos os nossos mais inteligentes animais, o cão, o elefante, o cavalo, e imaginemo-los dotados de uma conformação apropriada a trabalhos manuais. Que não fariam sob a direção do homem?

Ainda estudaremos os outros animais em outros mundos. Por agora, é interessante observar que os Espíritos afirmam que os outros animais também estão sujeitos a uma lei progressiva.  

Nosso estudo continua semana que vem com este mesmo tema: O processo de reencarnação nos outros animais (Parte III).
 
Referências Bibliográficas
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos três Reinos. Os animais e o homem. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. XI, pp. 297, 1995.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 82 – 83, 1995.

9 comentários:

  1. Deus me guiou até aqui, estou lendo tudo que posso... E esta me confortando, quarta feira agora dia 7/3/2012 perdi minha gatinha "Neguinha", de uma forma muito bruta, e estou em pedaços. Tbm sou espirita, mas mesmo assim, sofro muito de saudade, e ao lembrar da forma q ela partiu. Aqui vendo histórias estou me aliviando. Mto, mto, mais mto obrigado msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos por tê-lo conosco Renato.

      Ficamos felizes em saber que de alguma maneira os textos auxiliam em seu estudo e entendimento.

      Gosto muito desse trecho:

      "Sentir saudades daquele que foi nosso compaheiro fiel... é natural, entristecer-se... é natural, chorar... é natural; pensar no quão importante e bom foi tê-lo ao nosso lado, enquanto isto foi possível, e saber que a vida continua, o laço afetivo permanece, o amor se eterniza... é espiritual e sábio. É muito mais do que a aceitação, é a confirmação do amor que une todos os seres vivos e permanece vivo dentro de cada um."

      Grande abraço! Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  2. Assim como renato,eu tenho certeza q Deus me guiou até aqui,estou lendo tudo q posso p entender sobre os animais,faz apenas uma semana q perdi meu querido gato,foi morto de uma forma cruel(envenenado),lendo os artigos estou mais tranquila,ainda nao superei e tb nao entendo os motivos pelo qual isso aconteceu,mais gostaria de agradecer a Deus por saber q ainda existem pessoas como vcs q só fazem o bem ajudando pessoas como nós a entender melhor a evoluçao de todos seres vivos!parabens e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte sempre conosco, querida amiga!

      Muitas são as vezes que não compreendemos os motivos, nestas horas, tenhamos fé e força para continuar e fazer o bem!

      Um grande abraço! Conte conosco!
      Prazer grande em tê-la aqui!
      Fernanda

      Excluir
  3. Reflitamos:

    "Mesmo Chico Xavier, conhecedor da vida espiritual de todos os seres, certa vez orou muito para superar a despedida de sua amiga Aninha (uma gatinha) e disse: "- Olha, meu filho, eu não vou sentir uma dor maior quando perder um parente, um amigo; vou chorar igual, sentir igual (...) e ainda observou: - Os espíritos me dizem que o animal com algum progresso sempre volta ao ambiente em que ele se habituou..."(Carlos Baccelli no livro Chico Xavier, Amigo dos Animais, Editora LEEPP)."

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito reconfortante, pois meu Billy realmente era muito evoluído. Serah que esse retorno poderia ser na forma de humano ou ainda de algum bichinho? Pq depois de ter tido tantos animais, posso afirmar que ele era especial e nao pretendo ter outro cachorro... acho que seria uma forma de manter a lembrança dele viva e mesmo sem querer, acabaríamos fazendo comparações, quando sei que nenhum outro jamais poderá ser igual à ele.

      Obrigada, desde já.

      Excluir
    2. Olá Tatiana, obrigada por compartilhar conosco.

      Os espíritos encarnados em corpos de animais, voltarão nas próximas reencarnações em corpos de outros animais.

      O processo de transição para a humanidade é longo e não nos foi permitido, até o momento, entender como acontece.

      As comparações como você observou não devem ser feitas mesmo. Saiba que o laço entre vocês é eterno; esta é uma certeza.

      Não pense que adotando um outro amigo a lembrança dela irá apagar-se de sua memória, ao contrário, adotando um ser que precisa de seu apoio, é mais uma prova da irmandade universal que deveríamos nutrir por todos os seres. Pense nisto...

      Grande abraço!
      Obrigada!
      Fernanda

      Excluir
  4. Eu sempre fui uma “espirita nao praticante”, mas hoje é um dia muito dificil para mim. Ontem perdi meu Billy, um poodle de 14 anos. Obviamente, todos dizem que seus caes sao especiais, mas eu jah tive aproximadamente 15 caes e nenhum se comparava a ele. Soh quem o conheceu, pode mesmo compreender. Eu sempre soube que ele era jah um cachorrinho bem evoluido, espiritualmente falando… Eu o amo loucamente! Ele jah estava completamente cego e ficando surdo tambem, mas ainda assim era alegre e brincava… Ontem aconteceu uma tragedia em nossas vidas… ele que ateh entao tinha medo de ir ateh a varanda da casa de uma amiga, foi sem que ninguem notasse e caiu do setimo andar. Ele nasceu no Rio de Janeiro e nos moramos no Espirito Santo. Nos estavamos no Rio a passeio e justamente alguns minutos antes de voltarmos para casa, isso ocorreu. Ele nasceu e morreu na mesma cidade, depois de viver aproximadamente 10 anos em outro estado. Eu tenho 32 anos e nunca consegui engravidar, ainda que os medicos digam que eu nao tenha nenhum impedimento. No meu intimo, sempre tive algo que dizia que eu nunca engravidaria enquanto ele estivesse vivo. Porque acreditando na evoluçao dele, sentia que ele deveria reencanar como meu bebe humano. Sempre tivemos uma ligaçao muito forte, alem do normal entre dono e cao. Todos para tentar confortar-me dizem que foi uma morte boa, porque ele nao ficou sofrendo e foi instantanea… que seria muito pior se ele ficasse sofrendo por alguma doença… Mas para mim, foi uma tragédia ve-lo morto alguns minutos apos ve-lo alegrinho brincando. Ele deve ter morrido com o susto, pois morria de medo de altura. Agora estou transtornada buscando ajuda espiritual e respostas… Mas nao sei nem por onde começar. Eu teria dado a minha vida para preservar a dele… Ajude-me quem puder, por favor. Desde jah, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, continuando nossa reflexão...

      Como escrevi acima, os espíritos encarnados em corpos de animais, voltarão nas próximas reencarnações em corpos de outros animais.

      O processo de transição para a humanidade é longo e não nos foi permitido, até o momento, entender como acontece.

      Mas isto não impede que Billy possa voltar a conviver no mesmo círculo familiar, ou seja, perto de você, porém não se pode afirmar isto. São informações que apenas os espíritos protetores sabem.

      Tenha fé que Billy foi socorrido por irmãos protetores, o que realmente acontece.

      Ore e apenas tenha pensamento bons com Billy, reviva os momentos de alegria e não os de tristeza.

      Assim, você estará ajudando Billy, mesmo que ele esteja longe fisicamente de você.

      Vocês sempre estarão conectados, a decisão é sua se essa conexão será boa. Tenha bons pensamentos!

      Conte conosco!
      Obrigada por compartilhar!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!