sexta-feira, 4 de março de 2011

Solidariedade entre os animais



Muitos são os exemplos de solidariedade entre os animais, o que não deixa de incluir o homem, claro. 

Porém o que assusta de certa maneira pessoas que nunca pensaram no assunto, é o fato de existir solidariedadde entre os animais não-humanos (veja mais em Para refletir). Para aqueles que possuem este conhecimento, cada nova história é uma confirmação de que os sentimentos não são exclusividade humana e que os animais dividem conosco as diversas possibilidades de sensações.

"(...) sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes mais próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. (...) muitas vezes, as faculdades imperfeitas dos irracionais agiriam com maior benignidade e clemência, dando testemunho de melhor conhecimento das leis de amor que regem o mecanismo do mundo."
Emmanuel

Veja história abaixo retirada do livro A Alma dos Animais (Celso Martins, pp. 49, 2001) citada por Paulo Neto em seu livro Alma dos Animais - Estágio anterior da alma humana?:

                                       "Um comerciante possuía um cão treinado para ir a uma padaria, levando uma determinada quantia e trazendo, na volta, um certo número de pães. Esta missão foi bem desempenhada e com extrema fidelidade. Eis que um dia o seu amo dá por falta de dois pães. Pela estranheza do ocorrido, esse comerciante vai àquela padaria e toma conhecimento de que nenhuma alteração até ai se dera. Resolve, então, fazer suas investigações e acaba descobrindo o seu cão mudando de rumo, entrando por um outro caminho totalmente diferente do habitual. Acompanha-o de longe e, para seu maior espanto, eis que descobre que o seu ex-fiel comprador ia justamente levar a uma cadelinha, que amamentava suas crias, os dois pães, desde quando ela se tornará mãe!" 

Relebremos a história de um cãozinho no Chile que tentou salvar outro amigo da mesma espécie depois deste ser atropelado (para ver o vídeo, basta clicar: ANDA), apesar de triste, é uma lição de vida que devemos ter em nossa memória.

O que diriam os céticos acerca deste assunto? Instinto? Ilógico pensar em instinto quando alguém arrisca a própria vida para salvar outro que já não está mais naquele corpo. 

Os sentimentos não são exclusividade humana.

4 comentários:

  1. Tem um filme baseado em uma historia real, se chama Hatch the dog tail, eu nao sei o nome em Portugues, mas vale a pena ver , eu chorei o filme todo, mas eh lindo demais uma licao de vida linda!!!!vale a pena

    ResponderExcluir
  2. Querido (a) amigo (a), como vai?

    É um prazer tê-lo (a) aqui conosco!! Obrigada pela dica do filme, com certeza irá acrescentar muito ao nosso estudo!!

    Conte conosco! Será muito bom tê-lo (a) aqui sempre!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. O ANIMAIS SÃO MESMO UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR NÓS: S-O-L-I-D-A-R-I-E-D-A-D-E , DOCE PALAVRA, SINÔNIMO DE AMOR !!!
    ABÇOS!

    ResponderExcluir
  4. Querida Carla! Que bom tê-la conosco e poder compartilhar deste estudo maravilhoso que é o Espiritismo!

    Devemos aprender muito com os animais!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!