quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carta de Voltaire a Descartes



No século XVIII, iluministas com Descartes concluíram que os outros animais não tinham consciência e assim eram incapazes de sentir qualquer emoção ou pensar. Hoje ainda, muitos de nós agem como se concordasse com estes filósofos, mesmo diante de evidências científicas, nas quais é provado que os outros animais possuem sim raciocínio e sentimentos.

Vejamos o que Voltaire, um grande filósofo que levava em consideração o bem-estar animal, respondeu com grande eloquência à conclusão de Descartes de que os animais eram apenas máquinas. Em seu livro Dicionário filosófico ele escreveu:


              Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento. Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda a parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos orgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objetivo algum? Terá nervos para ser insensível?

Referência bibliográfica

CHUAHY, Rafaella. Manifesto pelos direitos dos animais. Ed. Record, pp. 12 - 14, Rio de Janeiro, 2009.

3 comentários:

  1. Adorei encontrar este blog!! Depois que Marcel Benedeti partiu pro outro lado me senti meio orfã de escritor veterinario espirita! como iria saber mais sobre o assunto agora?... espero que o blog me ajude! :)

    ResponderExcluir
  2. Ficamos muito felizes em poder contar com sua presença e conhecimento Jessica!!

    Acreditamos muito neste estudo que o blog está proporcionando, todos que de alguma maneira fazem parte ajudam muito na divisão de conhecimento!! Estudar junto é muito melhor!!

    Estamos sempre tentando trazer temas atuais e com base científica e espiritual, esperamos que goste!!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Só umas correções, pois o texto dá a entender coisas equivocadas:

    a) Descartes não era Iluminista, mas Racionalista. Em verdade, ele é o primeiro racionalismo. Os Iluministas eram, em grande parte, críticos do cartesianismo e racionalismo.

    b) Descartes não era do século dezoito, mas do dezessete.

    c) A idéia do animal máquina é mais cartesiana do que, propriamente, de Descartes.

    d) A resposta de Voltaire não é uma carta, pois Descartes estava morto há tempos. O excerto citado é o verbete "Animais (Os)" do Dicionário Filosófico do filósofo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!