segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dor e sofrimento animal (Parte II)

Veja nossa Proposta de Estudo


Para que possamos entender de maneira científica a dor e o sofrimento nos outros animais - e assim dar base para nosso estudo tanto no campo científico quando espiritual -, é importante que consigamos conceituar senciência.



Como na carta de Voltaire a Descartes, não seria lógico imaginar a dor apenas para seres humanos, já que compartilhamos com estes irmãos um organismo muito semelhante.

Assim a ciência também vê os outros animais. Segundo Webster em 2005 - Universidade de Bristol (Inglaterra) -, a definição mais simples de senciência é "sentimentos que importam".

Senciência nada mais é do que a capacidade de sentir! E como acreditar que apenas seres humanos possuam senciência? Evidente que não.




Jonh Webster é apenas um dos renomados pesquisadores no mundo que estuda e comprova a senciência animal. Então, uma pergunta vem a mente: por que todos estes pesquisadores estão tão confiantes em relação à senciência?

Hoje, os voluntários da causa de respeito aos animais podem contar com a Teoria Cumulativa, que apoia a senciência animal e dá suporte na defesa dos direitos dos animais.

São 5 os conceitos:

- BOM SENSO;
- EVIDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
- EVIDÊNCIAS FARMACOLÓGICAS;
- EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS;
- CORRELATOS NEURAIS. 

Não conceituaremos todos aqui, apenas levantamos estes pontos importantes, assim teremos suporte para, logo mais, avançar no estudo espiritual deste assunto.


Apenas pensemos no que a figura acima propõe: poderia exisitir estruturas similares sem funções similares?

Lembremo-nos da  frase a seguir: "Quereis saber o que é a alma? Olhai um corpo sem alma." (Pe. Antonio Vieira)
Nós, seres humanos, apenas utilizamos um veículo para na Terra estar. Se este corpo sofre as mazelas e as alegrias deste mundo, por que pensar que um outro animal - que também é um espírito encarnado - não pode compartilhar dessas mesmas sensações, já que se utiliza de um corpo muitíssimo semelhante ao do homem?


Semana que vem continuaremos este estudo analisando questões espirituais e a dor segundo as obras espíritas que nos foram permitidas até o momento, contando sempre com a lógica e uma mente questionadora e curiosa.

Grande abraço amigos!

Referência Bibliográfica

LABEA - Laboratório de Bem-Estar Animal. Acesse: http://www.labea.ufpr.br/

Um comentário:

  1. Estou adorando este estudo magnífico!!!!Sensacional...amo e tenho o maior respeito pelos nossos irmãozinhos os animais!!Beijos tomara que todos se conscientizem do respeito aos nossos irmãos.

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!