segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Criacionismo X Evolucionismo (Parte II)



Veja a nossa Proposta de Estudo.

Leia antes: Criacionismo X Evolucionismo (Parte I)

A vida na Terra se originou da matéria inorgânica. Inicialmente, formaram-se moléculas como carbono, nitrogênio e oxigênio, agrupadas de forma equilibrada e que se tornaram, gradualmente, mais complexas.

A hipótese é que há 3,5 bilhões de anos essas moléculas simples evoluíram em um ambiente propício (o caldo pré-biótico), para organismos de pequena complexidade, os percursores das células. Organismos procarióticos semelhantes a bacterias. Ainda não se descobriu como reproduzir este acontecimento, por falta de vários fatores, entre eles, o fato da evolução ser lenta e gradativa. Por exemplo, os anfíbios são os seres de transição entre os peixes e os répteis.

Segundo os criacionistas, todos os seres existentes do mundo foram criados da mesma forma que conhecemos e permanecerão iguais. Desconsideram as descobertas científicas e o sistema de datação, que explica a linhagem biológica através de fósseis, tais como homo afarensis, habilis, erectus e sapiens sapiens. Não é aceita a ideia de que o homem tem o mesmo ancestral dos primatas, apesar de a Ciência ter provado que, no caso destes, 96,3 a 99,4 % de seus genes são iguais ao do homem.

Um ponto de acordo é: existência de um Criador supremo com leis universais. Deus é causa primária de todas as coisas (Livro dos Espíritos, questão número 1).

O que se deve entender é que a ancestralidade é do corpo físico, e nada tem a ver com o espírito. O corpo é somente um veículo de evolução e não importa sua ancestralidade, pois o seu uso é sempre temporário. É preciso saber separar a origem física da espiritual.

A visão do evolucionismo é ciência de observação e conhecimento, não um simples ato de crer. Os evolucionistas estão voltados para a ciência, mas defendem que toda a criação seja obra do acaso; explicam o surgimento do Universo, porém não explicam o acontecimetno anterior à sua origem, ou seja, o que vem antes?

A posição do Espiritismo é diferenciada dessas duas correntes. A doutrina espírita é prudente e flexível, além de ser uma doutrina filosófica com base científica, seguem as provas e evidências que a Ciência apresenta.

A teoria da evolução das espécies é a melhor proposta que a Ciência apresenta, muito mais convincente do que a do criacionismo, que não apresenta nada. O Espiritismo aceita a evolução das espécies, proposta por Darwin, por ser um raciocínio científico muito bem elaborado e desenvolvido.


Segundo Severino Antônio no livro "Diálogo Com Allan Kardec e Chico Xavier". "Na concepção de Kardec, é possível e necessário o diálogo com a razão, e o diálogo com a ciência. Esse diálogo cria horizontes novos para a religião, para a filosofia, para a ciência, reconhecendo limites e possibilidades. A experiência de religiosidade não se reduz a lógica, mas não é necessariamente ilógica ou anti-racional. (...)"
O Espiritismo não é extremista e acompanha a lógica que é apresentada de acordo com as atuais condições intelectuais e morais do ser humano. Porém, não possui apenas a Ciência como um de seus pilares, junto com a filosofia e a religião formam a Doutrina que conhecemos hoje.


Finalizaremos este assunto semana que vem: “Criacionismo X Evolucionismo (Parte III)”
Referências Bibliográficas:


KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Das Causas Primárias: De Deus. Deus e o infinito. Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª, cap. I, pp. 51, 1995.
Curso sobre Espiritismo, 2010. Criacionismo x Evolucionismo.
Revista Cristã de Espiritismo. Criacionismo ou Evolucionismo? Editora Vivência, ano IX, ed. 67, pp. 12 - 14.

6 comentários:

  1. As teorias do Criacionismo e do Evolucionismo, no meu entender, não são conflitantes. Na realidade, se completam, se enriquecem uma com a outra.

    Devemos ter, contudo, o entendimento que quando o escritor do texto sagrado relatou o surgimento das coisas usou de palavras conforme o entendimento da época que assim permitia, deste modo, alegorias foram utilizadas para expressar uma realidade que era perceptível mas o seu mecanismo não. Ou seja, que Deus, independente de como é concebido pelo ser humano, criou todas as coisas que existem, existiam ou que existirão. Afinal a criação não algo passível e estático.

    Num olhar mais atento, o texto pode até sugerir que foi necessário etapas para que as coisas nesse planeta chegassem ao que está hoje; e que tais etapas podem sugerir uma evolução das coisas.

    Infelizmente, muitos não se permitem em expandir o entendimento das palvras daqueles que escreveram o texto da criação, focando apenas nas palavras somente e não em seu sentido mais amplo e profundo.

    Por outro lado, no evolucionismo, que a rigor não exclue de forma alguma a idéia de um criador, existem os que sustentam que tudo surgiu de um processo meramente casual, o que é difícil de aceitar e entender. Apenas nos restringindo ao DNA e a sua estrutura, seria o mesmo afirmar que, por acaso, um furação passesse num determinado lugar onde estariam todos os componentes de um Air Bus 380 e que, durante a tempestade, tais componentes se juntassem perfeitamente a tal ponto que, após a tormenta, o avião estaria montado e operacionando.

    Irmãos, tudo favorece para a verdade. Deus é maravilhoso em sua obra e conhece-lo através delas, através de sua dinâmica, é um meio para glorificá-lo e reconhecer sua grandeza e, sobretudo, seu amor. A sua criação e o modo que ela se processa nos dá um lampejo desse amor criativo do qual somos parte.

    Fiquem com Deus.

    Paulo Fernando

    ResponderExcluir
  2. Paulo, na minha opinião, você se expressou de maneira muito clara, mostrou a posição do Evolucionismo de maneira prática; sabemos que é ilógico pensar no acaso.

    Diz-se que a posição espírita frente à temática é de uma doutrina evolucionista deísta, ou seja, os espíritas acreditam em Deus como causa de todas as coisas, porém não acreditam na revelação, aquela que é a base de toda a religião monoteísta e traz as Escrituras Sagradas como detentoras dé toda a verdade.

    Grande abraço,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. como sabemos que o universo foi criado por um ser especial de suprema inteligência e poder.Logo esta criação tem que passar por uma lei de evolução.
    Deus o pai de todas as coisas, justo e bondoso,permitiu que cada ser buscasse a sua transformação , afim de melhorar-se.
    Assim sendo temos que compreender as transformações do planeta terra , através dos inumeros fenômenos que vem acontecendo.
    Estamos evoluindo.
    Muita luz para todos
    zorilda

    ResponderExcluir
  4. Excelente ponto levantado Zorilda!

    Como imaginar um Deus justo que não permite que todos os espíritos evoluam para o seu próprio bem e grandeza?

    Grande abraço,
    Janela Espírita

    ResponderExcluir
  5. E como imaginar que um Deus justo criaria seres diferentes para evoluir? E ainda através do sofrimento? Para mim,é tirar a nossa responsabilidade das escolhas,desde que fomos criados.Por isso,para mim,"a queda do espírito" se encaixa melhor no Deus que acredito.Inteligência Suprema,Causa primária de todas as coisas.
    Fomos criados simples e ignorantes porém com livre arbítrio,daí a nossa escolha de viver no relativo(que por misericórdia ELE permitiu para que pudéssemos através das leis causa e efeito,ação e reação,expansão e contração,fizéssemos o caminho de volta ao Absoluto,despojados de toda a impureza,desarmonia,frutos do orgulho e egoismo).Um pai imperfeito daria pedra para seu filho comer?O que dizer de nosso PAI que é todo Amor,Bondade,Misericordioso ,Justo e Perfeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido (a) amigo (a),

      Este estudo traz totalmente o contrário do que você citou em sua primeira frase, desculpe-nos se não nos fizemos entender. Deus cria seres simples e ignorantes, o que vem pela frente e fruto de nossas próprias escolhas e assim vamos evoluindo (segundo Kardec e os Espíritos): "do átomo ao arcanjo"

      Certamente, o livre-arbítrio leva-nos aos bons e não tão bons caminhos, responsabilidade exclusivamente nossa, aí está a bondade do Supremo, que o Espiritismo também acredita como causa primária de todas as coisas.

      Grande abraço! Obrigada por compartilhar!
      Fernanda

      Excluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!