quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudo sobre o uso de gestos em Chimpamzés

Fonte: BBC - Brasil
Por Victoria Gill

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, gravou em vídeo um grupo de animais com o objetivo de decifrar seu "repertório gestual".

O grupo estudou 120 horas de gravações dos chimpanzés interagindo, investigando sinais de que estes primatas estavam intencionalmente sinalizando uns para os outros.

Este grupo procurou sinais claros de que os animais estavam fazendo movimentos deliberados que pretendiam gerar uma resposta do outro animal.

Para alguns destes gestos, o significado parece óbvio, talvez porque, como grandes primatas, nós fazemos movimentos parecidos. Um chimpanzé acena para outro membro do grupo, ou um jovem cumprimenta o outro para convencê-lo a brincar.

Em um trecho dos vídeos, uma mãe estende seu braço esquerdo na direção de sua filha. "A mãe quer sair dali e faz o gesto para pedir que sua filha 'monte' nela", explica a chefe da pesquisa, Catherine Hobaiter. "Ela poderia somente agarrar a sua filha, mas ela não o faz. Ela estende o braço e mantém o gesto enquanto espera uma resposta."

"Isto sustenta a nossa crença de que os gestos usados pelos primatas (o que inclui o homem - grifo nosso) são derivados da antiga linhagem compartilhada por todas as espécies de grandes primatas existentes hoje", diz Hobaiter.

Para ler a matéria na íntegra, basta clicar: Chimpanzés usa o dobro de gestos do que se conhecia, diz estudo.



Leia mais:

2 comentários:

  1. Sempre excelentes esclarecimentos.
    Muito obrigado pela criação desse blog.
    Ci.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida amiga!! Vamos, a cada dia, nos aprofundando mais neste estudo!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!